Gestão de Pessoas - senior X - Manual do Usuário > Implantação dos módulos > Pré-requisitos e checklist de implantação - Social

Pré-requisitos e checklist de implantação - Social

Este conteúdo é voltado para empresas, consultores de implantação e administradores de sistema que estejam implantando o Social.

Todos os itens devem ser verificados e atendidos para garantir que o ambiente esteja preparado para implantar a solução.

Pré-requisitos de implantação

Requisito Detalhes
Ter implantado a XPlatform

Garantir que a XPlatform esteja implantada e configurada. 

Se houver integração entre sistemas HCM XT e XPlatform é preciso garantir também a instalação em ambiente híbrido.

Verificar pré-requisitos de ambiente cloud Atender a todos os pré-requisitos de infraestrutura cloud da Senior, os quais estão detalhados na documentação de pré-requisitos de instalação do ambiente.

Checklist de implantação

Etapas obrigatórias

  Responsável Requisito Detalhes
1 Consultor / Administrador de sistema Solicitar o nome e o domínio do tenant, e a inclusão do módulo no cadastro de inquilinos

Solicite o nome e o domínio do tenant na XPlatform.

Esta solicitação deve ser feita pela SARA. Você precisará fazer o login com um usuário de solicitante no Zendesk e preencher algumas informações, as quais são necessárias para verificar a disponibilidade do tenant e incluir o módulo no cadastro de inquilinos. Nesta etapa você também define o usuário que será o administrador do tenant.

2 Consultor / Administrador de sistema Criar os usuários de acesso à XPlatform

Os usuários identificam as pessoas que vão acessar a XPlatform e que estão ligadas aos seus respectivos papéis.

A carga de usuários pode ser feita de três maneiras:

  1. Carga de usuários com o Integrador HCM

Integrador HCM é responsável por fazer a carga dos dados da base do HCM XT para o HCM X, além de manter a sincronia entre eles.

Com base nisso, a integração está dividida em duas partes: carga de dados e sincronia, esta última garantindo que os novos acessos sejam mantidos sempre atualizados.

Para usar carga de usuários, a implantação do Integrador HCM ou Integrador ETL é obrigatória. Caso contrário, deve-se optar pelas outras opções de integração, descritas a seguir.

  1. Importação de usuários

Permite fazer a carga manual dos dados, com a flexibilidade de importar os usuário a partir de um arquivo. No entanto, essa opção não mantém os dados sincronizados. Portanto, a cada novo usuário de acesso, será necessário importar o arquivo novamente com os novos usuários ou cadastrá-los manualmente (opção a seguir).

  1. Cadastrar os usuários manualmente.

Crie os usuários que terão acesso à plataforma senior X. Estes usuários serão associados a papéis e permissões no próximo passo.

Uma das características da criação manual dos usuários é que é possível escolher a melhor forma de autenticação, que pode ser feita via LDAP ou SAML, dependendo do software utilizado.

3 Consultor / Administrador de sistema Configurar os papéis na XPlatform conforme as necessidades da empresa
  • Crie os papéis que serão associados aos usuários que vão acessar o Social.
  • Configure as permissões de acesso que serão concedidas aos papéis.
  • Se quiser saber mais sobre gestão de papéis e permissões, consulte a seguinte documentação:

Etapas opcionais

Responsável Requisito Detalhes
Consultor / Administrador de sistema Definir o Social como página inicial da XPlatform

Essa configuração serve para definir o Social como página inicial a ser exibida assim que os usuários fizerem login na XPlatform. Caso essa configuração não seja feita, o Social será acessado somente pelo caminho padrão, ou seja, pelo menu: X Platform > Social.

O passo a passo para definir o Social como página inicial está disponível na documentação de Configurações.

Documentação adicional:

Consultor / Administrador de sistema Customizar a logo e a cor(opcional)

Disponibilizar a identidade visual da empresa na XPlatform, alterando as características para todos os usuários de um tenant.

É preciso solicitar ao cliente as informações da identidade visual, tais como: cor do topo, da fonte dos menus, do fundo da área de autenticação, logotipo, entre outras.

Saiba mais sobre a customização da identidade visual acessando a documentação de logos e cores no manual da plataforma.

Este artigo ajudou você?