Tipos de integração (integrationType) - Integrador SST

A tabela abaixo mostra quais tipos de integração existem, quais valores são aceitos pelo parâmetro integrationType e as ações esperadas do sistema do prestador com cada tipo.

Ao receber uma pendência de integração, cabe ao sistema do prestador tomar as devidas providências, baseado no tipo de integração da pendência.

Tipos de integração existentes e ações a fazer no sistema do prestador
Tipo de integração (integrationType) Descrição Objetivo Comportamento esperado no sistema prestador SST
INITIAL_LOAD Carga inicial Carregar ou atualizar os dados de colaboradores no sistema do prestador SST numa implantação.

Se a base do sistema do prestador SST estiver vazia:

  • Cadastrar os colaboradores e demais entidades.

Se a base do sistema do prestador SST não estiver vazia:

  • Atualizar os colaboradores existentes.

Importante

Se a base do sistema do prestador não estiver vazia, é preciso realizar a normalização de dados (saneamento) antes de fazer a carga inicial para atualizar os dados de colaboradores.

NEW_EMPLOYEE Novo colaborador Fazer a admissão de colaboradores. Cadastrar um novo colaborador no sistema do prestador SST e mantê-lo na situação ativo.
EMPLOYEE_CHANGE Alteração do colaborador Alterar os dados gerais de colaboradores.
  1. Atualizar os dados do colaborador que não são históricos. (Exemplos: data de admissão; código de cadastro.)
  2. Atualizar a situação do colaborador para trabalhando, afastado ou outra situação que diferencie que o colaborador está ativo ou inativo.
EMPLOYEE_ESOCIAL_REGISTRATION Alteração matrícula eSocial Incluir ou alterar a matrícula do eSocial de colaboradores. Cadastrar ou atualizar a informação da matrícula do eSocial do colaborador no sistema do prestador.
HISTORICAL_COMPANY Histórico de empresa Transferir o colaborador entre empresas no sistema do prestador.
  1. Inativar o colaborador na empresa de origem.
  2. Encerrar registros como exames e históricos de riscos.
  3. Transferir o colaborador para a empresa de destino.
  4. Criar o registro do colaborador na empresa de destino.
HISTORICAL_COMPANY_BRANCH Histórico de filial Transferir o colaborador entre filiais (unidades) no sistema do prestador.
  1. Atualizar a informação da filial.
  2. Encerrar registros como exames e históricos de riscos na filial de origem.
  3. Transferir o colaborador para a filial de destino.
  4. Criar o registro do colaborador na filial de destino.
HISTORICAL_COST_CENTER Histórico de centro de custo Transferir o colaborador entre centros de custos. Transferir o colaborador para um novo centro de custo, encerrando o histórico anterior.
HISTORICAL_WORKSTATION Histórico de posto de trabalho Transferir o colaborador entre postos de trabalhos. Transferir o colaborador para um novo posto de trabalho, encerrando o histórico anterior.
HISTORICAL_DEPARTMENT Histórico de departamento (setor) Transferir o colaborador entre departamentos.

Transferir o colaborador para um novo departamento, encerrando o histórico anterior.

HISTORICAL_JOB_POSITION Histórico de cargo Alterar o cargo do colaborador. Transferir o colaborador para um novo cargo, encerrando o histórico anterior.
HISTORICAL_WORKSHIFT Histórico de escala Alterar a escala de trabalho do colaborador. Transferir o colaborador para uma nova escala de trabalho, encerrando o histórico anterior.
HISTORICAL_LEAVE Histórico de afastamento Indicar que o colaborador está afastado num determinado período ou a partir de uma data. Cadastrar um novo afastamento ou atualizar um afastamento existente do colaborador.
HISTORICAL_ESOCIAL_CATEGORY Histórico de categoria eSocial Alterar a categoria do eSocial do colaborador. Transferir o colaborador para uma nova categoria do eSocial, encerrando o histórico anterior.
HISTORICAL_SALARY_PREMIUM Histórico de adicionais

Alterar dados de adicionais salariais do colaborador, como por exemplo os percentuais de insalubridade, periculosidade, fator por tempo de serviço e aposentadoria especial.

Atualizar os dados de adicionais salariais do colaborador.
DISMISSAL Demissão do colaborador Fazer o desligamento de colaboradores. Fazer o desligamento de um colaborador no sistema do prestador SST e mantê-lo na situação inativo.
HISTORICAL_WORK_ENVIRONMENT Histórico de ambiente de trabalho Alterar dados de ambiente de trabalho do colaborador.

Transferir o colaborador para um novo ambiente de trabalho, encerrando o histórico anterior.

O ambiente de trabalho pode ser o estabelecimento do próprio empregador ou de terceiros.

REINTEGRATION Reintegração do colaborador Reintegrar colaboradores que já estão demitidos ou inativos. Reativar registros de colaboradores que estavam demitidos ou inativos, alterando sua situação para trabalhando ou ativo.

Este artigo ajudou você?