Gerar eventos do eSocial - Integrador SST
As informações e dados de eventos do eSocial podem ser geradas das seguintes maneiras:
- a partir da integração com um prestador de serviços de SST
- pelas telas de cadastro manual, na XPlatform
- via importação de arquivos
Assim, o sistema de folha (Administração de Pessoal da Senior, por exemplo) se encarrega de gerenciar os dados dos colaboradores, enquanto o sistema do prestador fica responsável por gerar os arquivos XML para o eSocial.
Fluxo do processo
O que você pode fazer
As informações podem ser originadas a partir da integração dos dados de colaboradores e de SST com os sistemas de prestadores terceiros.
Esta solução atende empresas que possuem um prestador responsável pelas informações relacionadas a SST, mas este prestador não possui o serviço de mensageria para enviar ao ambiente do eSocial.
Dessa forma o sistema de folha é responsável por fornecer os dados de colaboradores para o sistema do prestador, que por sua vez se encarrega de enviar os arquivos de eventos do eSocial.
Saiba mais na documentação dos cenários de integração e de integração com prestadores.
Como uma alternativa à integração com os prestadores de SST, a XPlatform disponibiliza telas para cadastro manual dos dados que dão origem aos eventos do eSocial.
Os menus para cadastro manual dos eventos estão separados pelo tipo de evento:
- Gestão de Pessoas | HCM > eSocial > Eventos não periódicos
As telas de cadastro seguem a mesma estrutura dos leiautes determinados pelo eSocial. Veja o exemplo:
As informações cadastradas na tela serão validadas em conformidade com as regras definidas pelo Manual de Orientação do eSocial (MOS), levando em consideração:
- composição da informação;
- opções válidas;
- obrigatoriedade;
- limite de caracteres;
- outras regras definidas pelo Governo.
Cada evento enviado para o eSocial possui uma identificação única. Esta identificação é um dos dados que devem ser preenchidos nesta tela.
Você pode digitar o código de identificação ou clicar no botão Sugerir identificação única do evento
Ao clicar no botão
- O identificador possui 36 caracteres e tem a seguinte composição:
IDTNNNNNNNNNNNNNNAAAAMMDDHHMMSSQQQQQ
Elemento | Descrição |
---|---|
ID | Texto Fixo "ID". |
T | Tipo de Inscrição do Empregador (1 - CNPJ; 2 - CPF). |
NNNNNNNNNNNNNN | Número do CNPJ ou CPF do empregador. O número é completado com zeros à direita, se necessário. |
AAAAMMDD | Ano, mês e dia da geração do evento. |
HHMMSS | Hora, minuto e segundo da geração do evento. |
QQQQQ | Número sequencial da chave. O número é incrementado somente quando ocorrer geração de eventos na mesma data/hora, completando com zeros à esquerda. |
O tipo e o número de inscrição do empregador utilizados para gerar esta identificação devem ser os mesmos que foram preenchidos entre as informações do empregador que constam no evento.
Após o cadastro das informações do evento, o sistema irá gerar um arquivo XML com as informações e irá criar uma pendência para o envio do evento ao ambiente do Governo.
O cadastro manual de eventos respeita os filtros de abrangência por empresa e filial, caso os filtros estejam em uso.
Nota
Atualmente, na plataforma senior X, é possível cadastrar somente informações relacionadas à Segurança e Saúde no Trabalho (SST).
As informações de SST estão distribuídas entre tabelas (como o cadastro de ambientes), e não periódicos (monitoramento da saúde, condições ambientais, CATs, entre outros).
A importação de arquivos permite usar uma tela de importação para trazer os eventos do eSocial do sistema do prestador para o Integrador SST, sem que seja feita a integração entre os sistemas via web services.
Esta alternativa pode ser usada em situações como:
- período de implantação da integração com o sistema do prestador
- contingência
- instabilidade nos serviços de integração
- cenários em que a integração via web services não é viável
A importação está disponível no menu: eSocial > Integrações > Importação de arquivos.
Acesse a documentação do recurso para saber como importar arquivos para o Integrador SST.
Depois que os arquivos XML são gerados (seja pelas telas ou via integração), o serviço de mensageria do eDocs enviará estes arquivos para o ambiente do eSocial. Neste ambiente, as informações serão validadas e retornarão um número de recibo quando realizada com sucesso, ou uma crítica caso haja inconsistências.
Todo o processo pode ser acompanhado pela consulta de pendências da plataforma.
A retificação é usada quando um evento já foi enviado com sucesso para o eSocial (já possui um recibo de retorno do Governo), porém precisa ser reenviado com ajustes nas informações.
Para fazer a retificação, acesse a tela do evento que deseja corrigir (exemplo: Gestão de Pessoas | HCM > eSocial > Eventos não periódicos > S-2210). Clique em Ações ao lado do evento desejado e selecione "Retificar". Neste momento, o sistema irá clonar o registro do evento selecionado, criando o evento de retificação.
Os campos abaixo serão preenchidos no evento quando se tratar de uma retificação:
- Identificação única do evento
- Identificação de retificação (apresentará o valor "2 - Envio de retificação do layout", sinalizando que trata-se da retificação de um evento)
- Número do recibo (será preenchido posteriormente com o número do recibo do Governo)
- Número do recibo do arquivo retificado (apresentará o número do recibo do arquivo original, ou seja, do registro do evento original selecionado para retificação).
A opção de retificar está disponível para os seguintes eventos:
- S-2210 - Comunicação de acidente de trabalho
- S-2220 - Monitoramento da saúde do trabalhador
- S-2221 - Exame Toxicológico do Motorista Profissional
- S-2240 - Condições ambientais do trabalho - Agentes Nocivos
- S-3000 - Exclusão de eventos
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