Guia de atualização das configurações - Integrador SST
As seguintes configurações do Integrador SST foram removidas do sistema em 01/01/2022, e não devem mais ser usadas:
- Único prestador — deve ser substituída pela configuração mais atual (Múltiplos prestadores).
- Plataforma senior X envia eventos para eDocs — deve ser substituída pela configuração mais atual (eDocs consome eventos da plataforma senior X).
Este guia mostra como atualizar essas definições no Integrador SST em ambientes que ainda as estejam usando.
Importante
- Ambientes que já estejam configurados para múltiplos prestadores e para o eDocs consumir as pendências da plataforma não precisam seguir este guia, pois essas são as configurações mais atuais.
- Se as configurações não foram feitas até 01/01/2022, a integração deixará de funcionar até que seja feita a nova configuração. As pendências de integração que apresentarem erro nesse meio tempo poderão ser consultadas e reenviadas pela tela de acompanhamento das pendências.
Atualizar as configurações da integração com prestadores
- Na XPlatform, acesse a tela de configurações da integração: Gestão de Pessoas | HCM > Integração com prestadores SST > Configurações.
- Na seção Configuração Geral, verifique que o campo Modo de configuração está assinalado como Único prestador, indicando que a configuração precisa ser atualizada:
- Antes de alterar o modo de configuração, é preciso desativar a integração para o modo Único prestador.
Para isso, clique em Ações ao lado da empresa que será configurada e selecione Editar. Na tela de configurações da empresa, desative a integração: - Volte para a tela de configurações da integração e altere o modo de configuração para Múltiplos prestadores. Com isso, o sistema passará a suportar mais de um prestador para cada empresa que for configurada. Caso existam pendências de integração com datas futuras, elas serão associadas com essa nova configuração.
- Acesse a documentação de configurações da integração e siga os passos para atualizar as configurações da empresa usando a nova definição.
Atualizar as configurações do eSocial
- Na XPlatform, acesse a tela de gerenciamento de aplicações: Tecnologia > Administração > Gerenciamento de aplicações.
- Nessa tela, gere as chaves de acesso para integração do Integrador SST com o eDocs da Senior:Como preencher a chave de acesso
- Nome: integradorsst-edocs
- Descrição: Integrador SST - eDocs
- Geração dos tokens: A definição do formato deve ser configurada para:
- Reutilizar o mesmo token para múltiplas sessões de aplicação: permite que ao utilizar a mesma aplicação em sessões em máquinas diferentes, todas as sessões ficam sincronizadas, possibilitando que, por exemplo, ao realizar o logoff em uma das máquinas, todas as demais sessões também são encerradas.
- Gerar um token diferente para cada sessão de aplicação: faz com que, ao utilizar o mesmo login para autenticar em máquinas diferentes, cada sessão seja independente.
- Ainda na plataforma senior X, acesse a tela de gestão de papéis: Tecnologia > Administração > Autorização > Gestão dos Papéis.
- Localize o papel "Integração prestadores SST" e clique em Editar. Na tela de edição, guia Aplicações, ative a chave de acesso que foi criada (integradorsst-edocs).
- Envie para o cliente as informações da chave de acesso do eDocs, que foi configurada no passo anterior.
- Certifique-se que as configurações abaixo foram feitas no eDocs. Elas são necessárias para que o eDocs consiga consumir os eventos a partir da plataforma senior X.Definir o protocolo de conexão:
Onde configurar no eDocs: Configurações > Gerais > guia Avançado > guia Conexão
O que fazer: ativar o protocolo TLS 1.2 no eDocs. Isso permite configurar os possíveis protocolos de segurança das conexões do eDocs.
Após a alteração deste parâmetro é necessário reiniciar a aplicação (no serviço do Windows ou IIS).Orientação adicional para clientes que têm o ambiente na cloud da Senior (SaaS): nesse cenário, o menu Configurações > Gerais não estará disponível no eDocs. Nesse caso, o consultor responsável pela implantação deve abrir um ticket para a equipe de IT Services da Senior, solicitando que façam a configuração do protocolo de conexão.
Liberar acesso à URL da API da plataforma:Onde configurar: no servidor do eDocs
O que fazer: liberar o acesso à URL da API da XPlatform no servidor do eDocs.
URL da API: https://platform.senior.com.br/t/senior.com.br/bridge/1.0/Ativar a integração de eventos para as filiais:Onde configurar no eDocs: Configurações > Filiais > guia Filial > guia Empregadores / Outorgados
O que fazer: habilitar a opção Sim no assinalamento Utiliza integração com a plataforma.
Isso deve ser feito somente para uma filial por raiz de CNPJ. Nesse caso, a opção deve ser habilitada para a filial que é a responsável pelo certificado daquela raiz de CNPJ.Ativar a integração de eventos para a empresa:Onde configurar no eDocs: Configurações > Empresas > guia Integração
O que fazer: na seção "Plataforma senior X", fazer as configurações:
- Habilitar a opção Sim no assinalamento Ativar integração de eventos do eSocial com a plataforma.
- Preencher os campos:
- URL Plataforma: https://platform.senior.com.br/t/senior.com.br/bridge/1.0/
- Tenant: tenant do cliente que está sendo configurado
- Chave e Secret: chaves de acesso da aplicação integradorsst-edocs, que foi cadastrada na Etapa 2 desse checklist.
- Na XPlatform, acesse a tela de configurações do eSocial: Gestão de Pessoas | HCM > eSocial > Configurações.
- Na seção Configuração Geral, verifique que o campo Modo de configuração está assinalado como Único prestador, indicando que a configuração precisa ser atualizada:
- Altere o modo de configuração para Múltiplos prestadores. Com isso, o sistema passará a suportar mais de um prestador para cada empresa que for configurada.
- Verifique também que o campo Comunicação com mensageiro dos eventos está assinalado como Plataforma senior X envia eventos para eDocs:
- Altere a forma de comunicação para eDocs consome eventos da plataforma senior X.
- Acesse a documentação de configurações do eSocial e siga os passos para atualizar as configurações da empresa usando as novas definições.
Nota
Enquanto estiver fazendo as novas configurações, você sempre pode voltar para o modo de configuração antigo para consultar como estavam as informações, se necessário.
Porém, não será mais possível voltar para as configurações antigas depois que elas forem descontinuadas do sistema.
Caso tenha dúvidas ou enfrente dificuldades em fazer essas configurações, entre em contato com o Suporte da Senior.