Tomadores de serviço - Integrador SST

Esta documentação explica como o Integrador SST integra os ambientes de trabalho dos colaboradores entre empresas tomadoras e prestadoras de serviço.

Sobre tomadores de serviço

Todo colaborador pode atuar em dois tipos de ambientes de trabalho:

Em ambos os casos, o eSocial exige que as informações de ambiente de trabalho sejam enviadas por meio do evento S-2240 (Condições Ambientais do Trabalho - Agentes Nocivos).

Integrador SST está apto para integrar os dados de ambientes de trabalho dos colaboradores, tanto para aqueles que atuam no estabelecimento do próprio empregador, quanto em estabelecimento de terceiros. Então, por meio da integração com o sistema do prestador SST e o sistema de mensageria (eDocs), estes dados são enviados no evento S-2240 para o sistema do Governo.

Desenho do diagrama do fluxo de integração das informações de ambientes de trabalho

Fluxo da integração de tomadores de serviço
(clique na imagem para ampliar)

Integração com HCM XT - Filiais Temporárias

As informações de tomadores de serviços são obtidas via integração com o HCM XT, onde cada tomador é cadastrado como uma filial Temporária. No entanto, não é necessário configurar as filiais Temporárias do HCM XT no Integrador SST. Ou seja, somente a empresa prestadora de serviço precisa ser configurada.

Isso ocorre porque o número de inscrição da empresa empregadora (a prestadora de serviço) é suficiente para identificar a declaração dos dados de Saúde e Segurança para o eSocial. Se quiser saber mais sobre o cadastro das filiais temporárias, consulte a documentação de tomadores de serviço no manual do XT.


Ativar a integração de ambientes de trabalho para o Integrador SST

As seguintes configurações são necessárias para integrar os dados de ambiente de trabalho dos colaboradores:

  1. No HCM XT: certifique-se de que os ambientes de trabalho estejam cadastrados e lançados nos históricos dos colaboradores. Para saber como estes cadastros funcionam, consulte a documentação no manual do HCM XT:

    Observação

    A integração de ambientes de trabalho ocorre somente do HCM XT para o Integrador SST; o inverso (do Integrador SST para o HCM XT) não ocorre.

  2. No Integrador HCM: verifique se a carga inicial ou a execução dos fluxos do Integrador SST foram feitas, incluindo os fluxos referentes à integração de dados de ambiente de trabalho. Os fluxos responsáveis pela carga dos ambientes de trabalho são:
    • Ambientes de trabalho (g5-work-environment-query)
    • Histórico de ambientes de trabalho do colaborador (g5-historical-work-environment-query)

    Saiba mais sobre os fluxos de integração e a carga de dados acessando a documentação do Integrador HCM.

  3. Na senior X Platform: certifique-se de que o seguinte recurso de permissão esteja liberado na tela de Gestão de Papéis:
    • workEnvironment
      (res://senior.com.br/hcm/esocial4integration/entities/workEnvironment)

    Este recurso é necessário para o papel do usuário que irá gerenciar o ambiente de trabalho nas pendências do Integrador SST.

    Saiba mais sobre os recursos de permissão na documentação de papéis e permissões do Integrador SST.

  4. No Integrador SST: configure o envio de dados entre os sistemas, sendo eles:

Enviar os ambientes de trabalho para o sistema do prestador SST

Via integração (API)

Depois de configurar e ativar os ambientes de trabalho no Integrador SST, as informações de ambiente podem ser enviadas para o sistema do prestador via API de integração. As informações que serão enviadas dependem das seguintes condições:

Via importação e exportação de arquivos

O Integrador SST permite importar os arquivos dos eventos (XML) diretamente no sistema. Assim, você pode importar manualmente os arquivos do evento S-2240 contendo as informações de ambientes de trabalho do colaborador.

Depois de importar os arquivos do evento e enviá-los para o eSocial, o Integrador SST recebe os retornos do ambiente do Governo — número do recibo ou erros — e permite exportá-los.

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