Tomadores de serviço - Integrador SST
Esta documentação explica como o Integrador SST integra os ambientes de trabalho dos colaboradores entre empresas tomadoras e prestadoras de serviço.
Sobre tomadores de serviço
Todo colaborador pode atuar em dois tipos de ambientes de trabalho:
- Ambiente de trabalho do próprio empregador: os colaboradores trabalham no mesmo estabelecimento da empresa empregadora.
- Ambiente de trabalho de terceiros: os colaboradores são cedidos para trabalhar num estabelecimento diferente da empresa onde estão empregados, ou seja, atuam na empresa tomadora para a qual foram designados.
Em ambos os casos, o eSocial exige que as informações de ambiente de trabalho sejam enviadas por meio do evento S-2240 (Condições Ambientais do Trabalho - Agentes Nocivos).
O Integrador SST está apto para integrar os dados de ambientes de trabalho dos colaboradores, tanto para aqueles que atuam no estabelecimento do próprio empregador, quanto em estabelecimento de terceiros. Então, por meio da integração com o sistema do prestador SST e o sistema de mensageria (eDocs), estes dados são enviados no evento S-2240 para o sistema do Governo.
Fluxo da integração de tomadores de serviço
(clique na imagem para ampliar)
Integração com HCM XT - Filiais Temporárias
As informações de tomadores de serviços são obtidas via integração com o HCM XT, onde cada tomador é cadastrado como uma filial Temporária. No entanto, não é necessário configurar as filiais Temporárias do HCM XT no Integrador SST. Ou seja, somente a empresa prestadora de serviço precisa ser configurada.
Isso ocorre porque o número de inscrição da empresa empregadora (a prestadora de serviço) é suficiente para identificar a declaração dos dados de Saúde e Segurança para o eSocial. Se quiser saber mais sobre o cadastro das filiais temporárias, consulte a documentação de tomadores de serviço no manual do HCM XT.
Ativar a integração de ambientes de trabalho para o Integrador SST
As seguintes configurações são necessárias para integrar os dados de ambiente de trabalho dos colaboradores:
- No HCM XT: certifique-se de que os ambientes de trabalho estejam cadastrados e lançados nos históricos dos colaboradores. Para saber como estes cadastros funcionam, consulte a documentação no manual do HCM XT:
Observação
A integração de ambientes de trabalho ocorre somente do HCM XT para o Integrador SST; o inverso (do Integrador SST para o HCM XT) não ocorre.
- No Integrador HCM: verifique se a carga inicial ou a execução dos fluxos do Integrador SST foram feitas, incluindo os fluxos referentes à integração de dados de ambiente de trabalho. Os fluxos responsáveis pela carga dos ambientes de trabalho são:
- Ambientes de trabalho (g5-work-environment-query)
- Histórico de ambientes de trabalho do colaborador (g5-historical-work-environment-query)
Saiba mais sobre os fluxos de integração e a carga de dados acessando a documentação do Integrador HCM.
- Na XPlatform: certifique-se de que o seguinte recurso de permissão esteja liberado na tela de Gestão de Papéis:
- workEnvironment
(res://senior.com.br/hcm/esocial4integration/entities/workEnvironment)
Este recurso é necessário para o papel do usuário que irá gerenciar o ambiente de trabalho nas pendências do Integrador SST.
Saiba mais sobre os recursos de permissão na documentação de papéis e permissões do Integrador SST.
- workEnvironment
- No Integrador SST: configure o envio de dados entre os sistemas, sendo eles:
- 4.1. Dados do colaborador: ative o Ambiente de trabalho na tela de configurações da integração na lista de opções de informações que serão enviadas.
Esta configuração é necessária porque o envio das informações de ambientes de trabalho para o sistema do prestador SST é opcional. - 4.2. Dados do eSocial: faça as configurações para receber os eventos de SST originados pelo sistema do prestador.
Importante
Apenas a empresa prestadora de serviço precisa ser configurada no Integrador SST. Ou seja, não é necessário configurar as filiais que estejam cadastradas como Temporárias no HCM XT. Isso ocorre porque a declaração dos dados de Saúde e Segurança (SST) para o eSocial é identificada pelo número de inscrição da empresa empregadora (a prestadora de serviço).
- 4.1. Dados do colaborador: ative o Ambiente de trabalho na tela de configurações da integração na lista de opções de informações que serão enviadas.
Enviar os ambientes de trabalho para o sistema do prestador SST
Via integração (API)
Depois de configurar e ativar os ambientes de trabalho no Integrador SST, as informações de ambiente podem ser enviadas para o sistema do prestador via API de integração. As informações que serão enviadas dependem das seguintes condições:
- Se o colaborador tem um histórico de ambientes de trabalho, o Integrador SST considera o ambiente mais atual do histórico. Quando há mudanças neste histórico, o Integrador SST gera uma pendência de integração com o motivo Movimentação de ambiente de trabalho.
- Se o colaborador não tem um histórico de ambientes, o Integrador SST considera o próprio ambiente do empregador atual do colaborador.
Via importação e exportação de arquivos
O Integrador SST permite importar os arquivos dos eventos (XML) diretamente no sistema. Assim, você pode importar manualmente os arquivos do evento S-2240 contendo as informações de ambientes de trabalho do colaborador.
Depois de importar os arquivos do evento e enviá-los para o eSocial, o Integrador SST recebe os retornos do ambiente do Governo — número do recibo ou erros — e permite exportá-los.