Implantar o Marcação de Ponto 2.0 | HCM

Processo de implantação do aplicativo Marcação de Ponto 2.0 | HCM para sua correta utilização.

Observação

Para uma experiência completa ao utilizar o modo individual, sugerimos o uso do aplicativo Waapi, que reúne as funcionalidades da jornada do colaborador nos módulos da Senior. No entanto, vale ressaltar que essa aplicação não abrange as funcionalidades do Gestão do Ponto. Para acessar essas funcionalidades ou utilizar o Modo Múltiplo, recomendamos a utilização do aplicativo Marcação de Ponto 2.0.

Pré-requisitos

  1. Possuir as licenças válidas de uso da aplicação e da Plataforma Senior X. Esta licença pode ser adquirida junto aos canais de venda da Senior;
  2. Possuir um tenant criado e configurado adequadamente para interação com as APIs e soluções dentro da plataforma;
  3. Ter definida e configurada a forma de autenticação a ser utilizada na plataforma. Essa definição permite identificar a necessidade de configurações adicionais nos processos de implantação do aplicativo, de configuração dos usuários e, inclusive, na forma de comunicação com a solução;
  4. Possuir usuários criados na plataforma, que serão utilizados pelos colaboradores da solução. A criação depende diretamente da forma de autenticação definida. Em casos como a autenticação federada, os usuários somente serão criados após o primeiro login;
  5. Possuir infraestrutura de TI configurada, de maneira que os endereços da Plataforma Senior X possam ser acessados adequadamente em caso de troca de dados da nuvem com on-premises. Em caso de troca de dados entre sistemas on-premises e nuvem, a infraestrutura que enviará e receberá os dados da aplicação deve estar devidamente configurada, sendo capaz de realizar comunicação com a plataforma e serviços de nuvem, como o AWS S3. Consulte o Manual do Usuário da Plataforma Senior X para obter mais informações sobre a instalação de ambiente híbrido.
  6. Para utilizar a Marcação de Ponto conforme os requisitos estabelecidos na Portaria 671/2021, é necessário fornecer alguns dados obrigatórios, tais como:
    • Empregador: Razão Social/Nome, CNPJ/CPF, Endereço, CNO ou CAEPF (se houver), CPF do Responsável pelo REP-P.
    • Colaboradores: Nome e CPF.

    Destacamos que esses dados podem ser obtidos por importação ou integração.

Os pré requisitos, em diversas vezes, podem apresentar a necessidade de implantação de outros produtos, por exemplo o Integrador HCM e a configuração e parametrização da plataforma para novos clientes.

Configurar papéis na Plataforma Senior X

De acordo com o Integrador que se está implantando, é preciso realizar a criação e/ou integração dos usuários e grupos para a Plataforma Senior X. Verifique qual o tipo de Integrador está sendo implantado e siga os passos abaixo:

Importante

Não é necessário realizar a implantação do Integrador ETL no ambiente se o objetivo for apenas a implantação do APP - Marcação de Ponto 2.0, assim como não é necessário ter o módulo Painel de Gestão ativo no tenant do HCM para implantação do APP.

As permissões associadas aos papéis moldam o comportamento da solução para os três principais responsáveis: colaborador, gestor e administrador.

Após a validação dos usuários e grupos/papéis de acordo com o Integrador utilizado, é necessário realizar a liberação das permissões aos recursos relacionados a cada um dos papéis, conforme os quadros abaixo.

Gerar tokens para cada sessão do usuário

Configure, obrigatoriamente, a geração de token para cada sessão do usuário, a fim de permitir a utilização de um mesmo login na autenticação em máquinas diferentes, com sessão independente. Para isso, na Plataforma Senior X, em Tecnologia > Administração > Gestão dos Tenants > Configurar, guia Autenticação, marque a opção "Gerar um token diferente para cada sessão de usuário" no campo Geração de tokens.

Cenários de implantação

Para realizar a implantação é imprescindível considerar:

Como o aplicativo será utilizado pelo cliente Quais serão nas necessidades de alteração na infraestrutura Quais outros sistemas Senior e de terceiros estão envolvidos Todos os pré requisitos podem ser atendidos pelo cliente

As dimensões das necessidades variam de acordo com cada cliente, e alguns necessitam de maior esforço de implantação que outros. Portanto, considerando a realidade de cada um, o processo de implantação pode ser dividido em tipos distintos:

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