Implantar o Marcação de Ponto 2.0 | HCM
Processo de implantação do aplicativo Marcação de Ponto 2.0 | HCM para sua correta utilização.
Observação
Para uma experiência completa ao utilizar o modo individual, sugerimos o uso do aplicativo Waapi, que reúne as funcionalidades da jornada do colaborador nos módulos da Senior. No entanto, vale ressaltar que essa aplicação não abrange as funcionalidades do Gestão do Ponto. Para acessar essas funcionalidades ou utilizar o Modo Múltiplo, recomendamos a utilização do aplicativo Marcação de Ponto 2.0.
Pré-requisitos
- Possuir as licenças válidas de uso da aplicação e da Plataforma Senior X. Esta licença pode ser adquirida junto aos canais de venda da Senior;
- Possuir um tenant criado e configurado adequadamente para interação com as APIs e soluções dentro da plataforma;
- Ter definida e configurada a forma de autenticação a ser utilizada na plataforma. Essa definição permite identificar a necessidade de configurações adicionais nos processos de implantação do aplicativo, de configuração dos usuários e, inclusive, na forma de comunicação com a solução;
- Possuir usuários criados na plataforma, que serão utilizados pelos colaboradores da solução. A criação depende diretamente da forma de autenticação definida. Em casos como a autenticação federada, os usuários somente serão criados após o primeiro login;
- Possuir infraestrutura de TI configurada, de maneira que os endereços da Plataforma Senior X possam ser acessados adequadamente em caso de troca de dados da nuvem com on-premises. Em caso de troca de dados entre sistemas on-premises e nuvem, a infraestrutura que enviará e receberá os dados da aplicação deve estar devidamente configurada, sendo capaz de realizar comunicação com a plataforma e serviços de nuvem, como o AWS S3. Consulte o Manual do Usuário da Plataforma Senior X para obter mais informações sobre a instalação de ambiente híbrido.
- Para utilizar a Marcação de Ponto conforme os requisitos estabelecidos na Portaria 671/2021, é necessário fornecer alguns dados obrigatórios, tais como:
- Empregador: Razão Social/Nome, CNPJ/CPF, Endereço, CNO ou CAEPF (se houver), CPF do Responsável pelo REP-P.
- Colaboradores: Nome e CPF.
Destacamos que esses dados podem ser obtidos por importação ou integração.
Os pré requisitos, em diversas vezes, podem apresentar a necessidade de implantação de outros produtos, por exemplo o Integrador HCM e a configuração e parametrização da plataforma para novos clientes.
Configurar papéis na Plataforma Senior X
De acordo com o Integrador que se está implantando, é preciso realizar a criação e/ou integração dos usuários e grupos para a Plataforma Senior X. Verifique qual o tipo de Integrador está sendo implantado e siga os passos abaixo:
- Integrador HCM: necessidade de configuração dos papéis na Plataforma Senior X e realizar o vínculo dos usuários corretos a esses papéis. Os usuários serão integrados diretamente do SGU para a Plataforma Senior X. Verifique a documentação do Integrador HCM.
- Integrador ETL: ao utilizar o Integrador ETL, não deve-se criar o papel manualmente na Plataforma Senior X, pois o mesmo será integrado automaticamente a partir do SGU (já com o vínculo com os respectivos usuários). Devido a isso, inicialmente é preciso criar os grupos de Mobilidade e vínculo dos usuários a esses grupos diretamente no SGU. Após a instalação e configuração do Integrador ETL, deve-se realizar a carga inicial, que irá realizar o envio dos usuários e grupos para a Plataforma Senior X, onde os grupos serão transformados em Papéis.
Importante
Não é necessário realizar a implantação do Integrador ETL no ambiente se o objetivo for apenas a implantação do APP - Marcação de Ponto 2.0, assim como não é necessário ter o módulo Painel de Gestão ativo no tenant do HCM para implantação do APP.
As permissões associadas aos papéis moldam o comportamento da solução para os três principais responsáveis: colaborador, gestor e administrador.
Após a validação dos usuários e grupos/papéis de acordo com o Integrador utilizado, é necessário realizar a liberação das permissões aos recursos relacionados a cada um dos papéis, conforme os quadros abaixo.
Colaboradores | |||
---|---|---|---|
Incluir | Permitir | Visualizar | |
Colaborador
|
x | ||
Marcação de Ponto
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x | ||
Comprovante de Marcação
|
x | ||
Pernoite
|
x | ||
Configuração
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x | ||
Marcação pela Web Descrição:
|
x | ||
Marcação pelo APP Mobile Descrição:
|
x | ||
Reconhecimento Facial Autenticação
|
x |
Gestores | |||||
---|---|---|---|---|---|
Editar | Excluir | Incluir | Permitir | Visualizar | |
Ativação
|
x | x | x | ||
Cerca virtual
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x | x | x | x | |
Colaborador
|
x | x | |||
Configuração
|
x | x | x | x | |
Filial
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x | ||||
Gerenciamento de usuários
|
x | ||||
Gestor
|
x | ||||
Gestor
|
x | x | x | x | |
Localização
|
x | ||||
Marcação de Ponto
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x | ||||
Perímetro
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x | x | x | x | |
Pernoite
|
x | ||||
Usuários da plataforma
|
x | ||||
Reconhecimento Facial Autenticação
|
x |
Importante
Para os gestores, a disponibilização dos menus ocorre por meio do papel res://senior.com.br/hcm/pontomobile/manager. Assim, mesmo que sejam restringidos os acessos aos menus, caso haja autorização associada a esse papel, o menu permanecerá visível.
Administradores | |||||
---|---|---|---|---|---|
Editar | Excluir | Incluir | Permitir | Visualizar | |
Administrador - Menus
|
x | ||||
Ativação
|
x | x | x | ||
Cerca virtual
|
x | x | x | x | |
Colaborador
|
x | x | x | x | |
Configuração
|
x | x | x | x | |
Configuração global
|
x | x | |||
Dispositivo
|
x | x | x | x | |
Gerenciamento de usuários
|
x | ||||
Importar
|
x | ||||
Localização
|
x | ||||
Marcação de Ponto
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x | ||||
Marcações exportadas
|
x | ||||
Perímetro
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x | x | x | x | |
Pernoite
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x | ||||
Usuários da plataforma
|
x | ||||
Reconhecimento Facial Autenticação
|
x |
Gerar tokens para cada sessão do usuário
Configure, obrigatoriamente, a geração de token para cada sessão do usuário, a fim de permitir a utilização de um mesmo login na autenticação em máquinas diferentes, com sessão independente. Para isso, na Plataforma Senior X, em Tecnologia > Administração > Gestão dos Tenants > Configurar, guia Autenticação, marque a opção "Gerar um token diferente para cada sessão de usuário" no campo Geração de tokens.
Cenários de implantação
Para realizar a implantação é imprescindível considerar:
Como o aplicativo será utilizado pelo cliente | Quais serão nas necessidades de alteração na infraestrutura | Quais outros sistemas Senior e de terceiros estão envolvidos | Todos os pré requisitos podem ser atendidos pelo cliente |
As dimensões das necessidades variam de acordo com cada cliente, e alguns necessitam de maior esforço de implantação que outros. Portanto, considerando a realidade de cada um, o processo de implantação pode ser dividido em tipos distintos:
Para clientes em que a implantação do sistema será feita apenas para uso através da Plataforma Senior X, sem nenhum outro sistema interagindo com a solução, a implantação consiste em realizar a configuração dos papéis padrões e vincular os usuários dentro destes papéis.
Caso o cliente possuir interação com algum sistema específico, terceiro, que não seja uma das soluções Senior, será necessário trocar informações através das APIs utilizadas pelo aplicativo, que deve ser obrigatoriamente realizada pelo cliente. Se preferir, esta comunicação entre o sistema terceiro e o Marcação de Ponto 2.0 | HCM pode ser realizada pela Senior, porém é necessária a contratação do serviço de customização da Senior.
O sistema terceiro deve prover os dados de entrada necessário para que o aplicativo funcione corretamente e ser capaz de consumir os dados de saída. Além disso, a configuração dos papéis padrões e a validação dos dados de entrada e saída, assim como a validação dos comportamentos de acordo com os três perfis de uso do aplicativo (colaborador, gestor e administrador) deve ser realizada para garantir o pleno funcionamento da solução.
Os clientes que possuem o módulo Administração de Pessoal, do Gestão de Pessoas | HCM, ou o sistema Ronda Senior precisam ter configurado o envio de informações entre o sistema e o Marcação de Ponto 2.0 | HCM. Neste caso, apenas será configurado o envio de colaboradores, devido o módulo e o sistema de não possuírem rotinas de apuração das marcações de ponto, ou seja, o processo de coleta de marcações não está disponível.
As configurações do Middleware Senior devem ser acordados previamente com o cliente, visando não impactar operações existentes dentro da estrutura atual. E a configuração dos papéis padrões e a validação dos dados de entrada e saída, assim como a validação dos comportamentos de acordo com os três perfis de uso do aplicativo (colaborador, gestor e administrador) deve ser realizada para garantir o pleno funcionamento da solução.
1. Para que as funcionalidades do aplicativo na Plataforma Senior X funcionem corretamente, os endereços da plataforma e do bucket S3 do cliente devem estar acessíveis em sua infraestrutura.
2. A integração das informações necessárias para o Marcação de Ponto 2.0 são feitas através das APIs públicas e do Middleware Senior. Desta forma, os endereços da plataforma devem estar acessíveis na infraestrutura do cliente.
3. Caso os usuários sejam integrados através do Integrador ETL, a comunicação entre os dois brokers devem estar acessíveis na infraestrutura do cliente.
4. Caso os usuários sejam integrados através do Integrador ETL, a comunicação entre os dois brokers devem estar acessíveis na infraestrutura do cliente.
5. A comunicação entre o Middleware Senior e a solução Senior deve estar configurada de acordo com o processo de implantação documentado.
Os clientes que possuem o módulo Controle de Ponto e Refeitório, do sistema Gestão de Pessoas | HCM, precisam ter configurado o envio e recebimento de informações entre o sistema e o Marcação de Ponto 2.0 | HCM.
Por se tratar deste módulo, que realiza a apuração das marcações realizadas, serão configurados dois processos automáticos, um para envio de colaboradores e outro para coleta de marcações. Além disso, devido as marcações de ponto feitas no aplicativo possuírem particularidades, as configurações de coletor e separação da marcação são necessárias.
As configurações do Middleware Senior devem ser acordados previamente com o cliente, visando não impactar operações existentes dentro da estrutura atual. E a configuração dos papéis padrões e a validação dos dados de entrada e saída, assim como a validação dos comportamentos de acordo com os três perfis de uso do aplicativo (colaborador, gestor e administrador) deve ser realizada para garantir o pleno funcionamento da solução.