APIs para importação dos dados
As APIs públicas para a importação e exportação dos dados utilizadas para o aplicativo Marcação de Ponto | HCM estão disponíveis no Portal Dev.Senior, junto com o tutorial sobre como utilizá-las para realizar a importação dos dados.
Principais APIs utilizadas:
- BlobServiceRequestUploadFile
- BlobServiceCommitUploadedFile
- EmployeesImportByFileId
- EmployeesImportByCsv
- employeesSync
- ClockingEventExport
- ClockingEventExportByPeriod
Observação
As BlobServiceRequestUploadFile e BlobServiceCommitUploadedFile não são utilizadas para importação dos dados nas soluções Gestão de Pessoas | HCM e Ronda Senior.
Importação dos dados
Inicialmente, para a sua aplicação, é necessário criar um arquivo do tipo .TMP para armazenar as informações necessárias dos colaboradores que serão importados para o aplicativo. O arquivo será enviado para a Plataforma Senior X, que irá processar os colaboradores sem impactar em outras funcionalidades. Para isso:
- Solicite o upload do arquivo através do endpoint BlobServiceRequestUploadFile, que retornará o endereço para ser feito o upload do arquivo e o identificador do arquivo. Este identificador será necessário nos próximos passos da importação;
- Após o upload confirme o arquivo dentro da plataforma. Para isso utilize o endpoint BlobServiceCommitUploadedFile, informando o identificador do arquivo;
- Utilize o endpoint EmployeesImportByFileId para enviar o identificador do arquivo que a solução deve processar, a solução irá realizar, de forma síncrona, a persistência destas informações.
Caso utilize o endpoint EmployeesImportByCsv, será necessário realizar os passos de BlobServiceRequestUploadFile e BlobServiceCommitUploadedFile. Este processamento ocorre de forma assíncrona e ao término uma mensagem é enviada para o usuário que realizou a solicitação de importação, ficando visível na Plataforma Senior X. Com o endpoint EmployeesImportByCsv, o arquivo gerado deve ser um .CSV seguindo os padrões sugeridos. De ambas as formas a solução já terá inserido dados referentes à: colaboradores, gestores, unidades de negócio e usuários da plataforma.
Nota
O endpoint EmployeesImportByCsv também permite criar usuários na plataforma, caso não existam. O arquivo .CSV pode ser validado com o endpoint ValidateEmpoyeesImportByCsv.
Exportação dos dados
Os dados a serem exportados pela aplicação são os das marcações de ponto realizados pelos colaboradores. E para exportar os dados será necessário consumir a API ClockingEventExport para receber todas as marcações que não tenham sido consumidas previamente.
Após a exportação, todas as marcações que foram exportadas desta forma ficam sinalizadas como sincronizadas e não serão enviadas em uma próxima chamada da API. Caso seja necessário o consumo de marcações já sinalizadas como sincronizadas deve-se consumir a API ClockingEventExportByPeriod.
Além dos dados de marcação, existe a possibilidade de exportar informações sobre as ativações de dispositivos e colaboradores utilizando, respectivamente, as APIs ActivationsExport e EmployeesExport. Para a exportação dos registros de pernoite, utilize a API overnightExport. Consulte o artigo Consumindo uma API, do Portal Dev. Senior, para mais informações.
Atenção
As APIs privadas podem ser alteradas sem aviso prévio. Consulte as APIs disponíveis através do Portal Dev.Senior.