APIs para importação dos dados

As APIs públicas para a importação e exportação dos dados utilizadas para o aplicativo Marcação de Ponto | HCM estão disponíveis no Portal Dev.Senior, junto com o tutorial sobre como utilizá-las para realizar a importação dos dados.

Principais APIs utilizadas:

Observação

As BlobServiceRequestUploadFile e BlobServiceCommitUploadedFile não são utilizadas para importação dos dados nas soluções Gestão de Pessoas | HCM e Ronda Senior.

Importação dos dados

Inicialmente, para a sua aplicação, é necessário criar um arquivo do tipo .TMP para armazenar as informações necessárias dos colaboradores que serão importados para o aplicativo. O arquivo será enviado para a Plataforma Senior X, que irá processar os colaboradores sem impactar em outras funcionalidades. Para isso:

  1. Solicite o upload do arquivo através do endpoint BlobServiceRequestUploadFile, que retornará o endereço para ser feito o upload do arquivo e o identificador do arquivo. Este identificador será necessário nos próximos passos da importação;
  2. Após o upload confirme o arquivo dentro da plataforma. Para isso utilize o endpoint BlobServiceCommitUploadedFile, informando o identificador do arquivo;
  3. Utilize o endpoint EmployeesImportByFileId para enviar o identificador do arquivo que a solução deve processar, a solução irá realizar, de forma síncrona, a persistência destas informações.

    Caso utilize o endpoint EmployeesImportByCsv, será necessário realizar os passos de BlobServiceRequestUploadFile e BlobServiceCommitUploadedFile. Este processamento ocorre de forma assíncrona e ao término uma mensagem é enviada para o usuário que realizou a solicitação de importação, ficando visível na Plataforma Senior X. Com o endpoint EmployeesImportByCsv, o arquivo gerado deve ser um .CSV seguindo os padrões sugeridos. De ambas as formas a solução já terá inserido dados referentes à: colaboradores, gestores, unidades de negócio e usuários da plataforma.

Nota

O endpoint EmployeesImportByCsv também permite criar usuários na plataforma, caso não existam. O arquivo .CSV pode ser validado com o endpoint ValidateEmpoyeesImportByCsv.

Exportação dos dados

Os dados a serem exportados pela aplicação são os das marcações de ponto realizados pelos colaboradores. E para exportar os dados será necessário consumir a API ClockingEventExport para receber todas as marcações que não tenham sido consumidas previamente.

Após a exportação, todas as marcações que foram exportadas desta forma ficam sinalizadas como sincronizadas e não serão enviadas em uma próxima chamada da API. Caso seja necessário o consumo de marcações já sinalizadas como sincronizadas deve-se consumir a API ClockingEventExportByPeriod.

Além dos dados de marcação, existe a possibilidade de exportar informações sobre as ativações de dispositivos e colaboradores utilizando, respectivamente, as APIs ActivationsExport e EmployeesExport. Para a exportação dos registros de pernoite, utilize a API overnightExport. Consulte o artigo Consumindo uma API, do Portal Dev. Senior, para mais informações.

Atenção

As APIs privadas podem ser alteradas sem aviso prévio. Consulte as APIs disponíveis através do Portal Dev.Senior.

Este artigo ajudou você?