Marcação de Ponto com QR Code/Código de Barras

Marcação de Ponto com QR Code ou Código de Barras é uma funcionalidade disponibilizada no aplicativo Marcação de Ponto | HCM. Essa funcionalidade tem a finalidade de facilitar a marcação de Ponto, permitindo realizar a marcação sem a necessidade de informar usuário ou senha.

** Importante**

Esse modo de identificação é exclusivo para dispositivos com uso coletivo, onde vários colaboradores registram o ponto no mesmo dispositivo. Para isso é necessário vincular uma chave de aplicação.

Primeiras configurações para liberar o QR Code no aplicativo

Com um usuário que possua as permissões adequadas para realizar as configurações faça o seguinte procedimento:

Observação

Para realizar a configuração inicial no aplicativo, é necessário que o usuário responsável pela configuração da marcação com QR Code, esteja com a configuração no modo individual em vez de múltiplo.

  1. Acessar o menu QR Code, acessar a guia Opções, clicar no botão Chave de Aplicação;
  1. Adicionar as informações de chave e secret para a aplicação cadastrada na plataforma responsável pela comunicação com a nuvem seniorX das informações de QR Code;
  1. Clicar no botão Integrar Colaboradores para buscar as informações dos códigos de QR Code ou Código de Barras dos colaboradores.

Marcação de Ponto com QR Code/Código de Barras no aplicativo

Após realizar as primeiras configurações, é possível começar a realizar as marcações. Para isso, faça os seguintes passos:

  1. Acesse o aplicativo Marcação de Ponto | HCM;
  1. Abra o menu e acesse a tela QR Code;
  1. Na sub aba Leitor, clique no botão Iniciar Leitura;
  1. Realize a leitura do código;
  1. Ao finalizar a leitura, verifique o comprovante de marcação e feche;
  1. Clique no botão Parar Leitura caso não você não queira realizar mais marcações.

Gerar e imprimir os códigos para os Colaboradores de forma individual ou coletiva

É possível fazer a geração e impressão dos códigos de forma individual ou coletiva.

Permissionamento

Para gerar o código, é necessário conceder as seguintes permissões:

Recurso

Incluir

Permitir

Visualizar

  • res://senior.com.br/hcm/pontomobile/generateEmployeeCode

X

Para imprimir o código, é necessário configurar os seguintes recursos:

Recurso

Incluir

Permitir

Visualizar

  • res://senior.com.br/hcm/clientmobile/entities/configuration

X

  • res://senior.com.br/platform/report_database/report_database

X


Individual
  1. Na Plataforma Senior X, acesse a tela de Configurações através do menu: Gestão de Pessoas > Marcação de Ponto > Colaboradores > Lista de Colaboradores;
  1. Ao encontrar o colaborador desejado, em Ações, clique em Alterar;
  1. Para gerar o código clique em Gerar;

Observação

Ao clicar no botão Gerar, o sistema irá exibir a mensagem: Caso já existam informações de identificação para o colaborador elas serão sobrescritas. Deseja prosseguir?. Nesta situação, você possui algumas opções de ações para tomar:

  1. Se você optar por prosseguir e o colaborador já possuir um código gerado, o código anterior será sobrescrito e será gerado um novo código;
  1. Caso o colaborador não possuir um código, e você optar por prosseguir, será gerado um novo código;
  1. Caso você opte por não prosseguir e o colaborador já tivesse um código gerado, o código atual não será sobrescrito;
  1. E caso você opte por não prosseguir mas o colaborador não possuir um código gerado, não será gerado um novo código.

Ao finalizar o processo de geração, você pode imprimir o código:

  1. Clique no botão Imprimir;
  1. Acesse a notificação da plataforma no sino ;
  1. Na tela de Notificações, verifique a notificação desejada e acesse o relatório.
Coletivo
  1. Na Plataforma Senior X, acesse a tela de Colaboradores através do menu: Gestão de Pessoas > Marcação de Ponto > Colaboradores > Lista de Colaboradores;
  1. Clique no botão Ações;
  1. Em seguida, clique no botão Gerar códigos de identificação.

Observação

Assim como para a geração de código de forma individual, o sistema também irá exibir a mensagem: Caso já existam informações de identificação para o colaborador elas serão sobrescritas. Deseja prosseguir? para a geração de forma coletiva. Nesta situação, você possui algumas opções de ações para tomar:

  1. Se você optar por prosseguir e os colaboradores já possuírem um código gerado, o código anterior será sobrescrito e será gerado um novo código;
  1. Caso os colaboradores não possuírem um código, e você optar por prosseguir, será gerado um novo código;
  1. Caso você opte por não prosseguir e os colaboradores já possuírem um código gerado, o código atual não será sobrescrito;
  1. E caso você opte por não prosseguir mas os colaboradores não possuírem um código gerado, não será gerado um novo código.
Imprimir QR Code de forma coletiva

Para obter um relatório completo com o QR Code de cada colaborador:

  1. Em Lista de Colaboradores, clique no botão Ações , em seguida, clique em Imprimir códigos de identificação;
  1. O sistema irá emitir a mensagem: Aguarde alguns segundos até o relatório seja gerado;
  1. Quando o relatório estiver pronto, o sistema irá emitir uma notificação informando que o relatório está pronto;
  1. Acesse a notificação da plataforma no sino ;
  1. Na tela de Notificações, verifique a notificação desejada e acesse o relatório.

Observação

  • Para que seja possível imprimir os QR Codes, é necessário ter a base de dados de relatórios gerada na plataforma, senão ocorrerá erro na impressão;
  • Cada QR Code é único e gerado para um Colaborador em específico;
  • A aplicação de Marcação de Ponto apenas gera o formato QR Code, no entanto, quando gerado por sistemas terceiros, a identificação poderá ocorrer por QR Code ou Código de Barras, desde que siga o formato numérico e seja informado em Colaboradores > Código de Identificação.

Buscar os colaboradores pelo código de identificação

  1. Na Plataforma Senior X, acesse a tela de Colaboradores através do menu: Gestão de Pessoas > Marcação de Ponto > Colaboradores;
  1. Em Filtros, clique em +;
  1. No campo Código de identificação, informe o código do colaborador desejado e clique em Filtrar para encontrar o registro.

Marcação de Ponto com Foto e QR Code/Código de Barras

Definir se a marcação com foto poderá ser feita em conjunto com o QR Code/Código de Barras
  1. Na Plataforma Senior X, acesse a tela de Configurações através do menu: Gestão de Pessoas > Marcação de Ponto > Configurações > Guia Geral;
  1. No campo Capturar foto modo QRCode, informe Sim ou Não para definir se será coletada a foto do colaborador com a batida de ponto através da leitura de Código de Barras ou QR Code;
  1. Salve as alterações realizadas.

Permissionamento da Plataforma

Para que as marcações sejam coletadas, é necessário realizar uma configuração de chave de aplicação no dispositivo. Para isso, a configuração será feita pelo usuário que possuir a permissão para realizar esse processo:

A aplicação que será configurada no aplicativo precisa das seguintes permissões no papel em que será inserida:

Recurso

Incluir

Permitir

Visualizar

  • res://senior.com.br/hcm/pontomobile/employeesqrcode

X

  • res://senior.com.br/hcm/pontomobile/selfie

X

  • res://senior.com.br/hcm/pontomobile/entities/configuration

X

  • res://senior.com.br/hcm/pontomobile/entities/clockingEvent

X

X

  • res://senior.com.br/hcm/pontomobile/clockingEvent

X

  • res://senior.com.br/hcm/pontomobile/application_key_configuration

X

Observação

Caso você tenha gerado o secret e a chave de acesso e já tenha configurado no aplicativo e gerar novamente a chave e o secret, os aplicativos irão parar de se comunicar, isso acontece, pois as aplicações funcionam como um usuário e a chave e o secret servem para fazer a comunicação de autenticação da aplicação.

Primeiras configurações para uso com QR Code/Código de Barras no aplicativo

Com um usuário que possua as permissões adequadas para realizar as configurações faça o seguinte procedimento:

  1. Acessar no menu a opção Chave de Aplicação.
  2. Adicionar as informações de chave e secret para a aplicação cadastrada na plataforma responsável pela comunicação com a nuvem seniorX.
Vídeo demonstrativo:

Atenção: O vídeo acima está hospedado no YouTube — para visualizá-lo, portanto, é necessário que o acesso ao site citado seja autorizado e liberado pela empresa. Em caso de dúvidas, entre em contato com a equipe responsável pela tecnologia dentro da sua organização.

Em caso de dúvidas, acesse a nossa página de Perguntas Frequentes (FAQ), onde você poderá encontrar respostas e informações relevantes.

Este artigo ajudou você?