Configurações Individuais
Essa documentação é referente a guia de Configurações Individuais da tela de Configurações.
Acesse a tela de configurações através da Plataforma Senior X, pelo caminho Gestão de Pessoas | HCM > Marcação de Ponto > Configurações > Configurações Individuais.
Configurações aplicadas para cada colaborador, conforme abrangência do usuário.
Utilize, opcionalmente, o filtro para buscar um ou mais colaborador e assim, consultar ou alterar as configurações determinadas à eles. Através do filtro, além da busca pelo nome do colaborador ou da empresa, é possível pesquisar por quais e quantos usuários estão com determinada configuração. Por exemplo, verificar quantos utilizam o NFC para marcação do ponto. Quando algum colaborador estiver com a configuração feita para todos os usuários, ou seja, geral, o ícone é apresentado na primeira coluna (#).
As informações podem ser visualizadas por ordem alfabética e a edição feita individualmente a partir do botão Editar:
- Determine se terá a utilização da tecnologia NFC, disponível no crachá, para marcação do ponto;
- Informe o modo de operação do aplicativo no dispositivo móvel: individual, para múltiplos usuários ou para motorista;
- Caso selecione o modo de operação Motorista, indique se deverá ser informado o tempo de direção;
- Defina o campo Marcação com horário do dispositivo. Ao parametrizar esse campo como "Sim", a marcação de ponto no dispositivo móvel será registrada conforme o horário configurado no dispositivo (smartphone ou tablet). Quando ele estiver como "Não", será utilizado o fuso horário configurado para a Filial ou Colaborador individualmente.
- Determine o Fuso horário que será utilizado para a marcação de ponto.
A configuração do fuso horário individual para colaboradores deve ser definida apenas quando houver a necessidade de aplicar uma configuração diferente daquela já definida para a filial ou nas configurações gerais, tendo em vista que essa informação terá prioridade e prevalecerá sobre outras configurações existentes. - Informe o Tipo de Marcação disponível para o colaborador, como Marcação de Ponto, Pausa Abonada, Parada Obrigatória, Direção e Espera.
- Realize as alterações para mais de um colaborador por vez, utilizando a opção Edição múltipla.
Observação
- Nesta função, todas configurações informadas nessa tela, são replicadas a todos os colaboradores que forem informados no campo Colaboradores. Portanto, se você quiser alterar os Tipos de Marcações, por exemplo, você informa o nome dos colaboradores que devem ter o tipo da marcação alterada, informa o tipo desejado e clica em Salvar. Esta mesma situação ocorre com a opção Excluir, se você estiver com o campo Colaboradores preenchido e clicar em Excluir, as informações cadastradas para todos eles serão excluídas permanentemente.
- O filtro Colaboradores desta tela respeita o filtro aplicado nas configurações individuais, mostrando apenas os colaboradores previamente filtrados. Portanto, somente será possível selecionar colaboradores dentre os já filtrados para receber a configuração indicada na tela de edição múltipla.
Ao aplicar as configurações individuais, as configurações gerais, da guia Geral, não serão respeitadas para este usuário. Caso opte por excluir as configurações individuais, para este colaborador valerá a configuração geral definida.
Configurações de atualização automática
Quando o dispositivo com Android não estiver com as configurações de atualização automática de data, hora e fuso horário, a marcação do ponto não é realizada. Para os dispositivos com iOS isto não ocorre, entretanto é recomendável a utilização desta configuração automática.
Para excluir a configuração individual para o colaborador e assim, ele utilizar a configuração geral, em Ações clique em Editar e, em seguida, em Excluir.
Na seção de Filtro, existe a opção Filtrar por que permite alternar entre listar a equipe ou a organização na página. Quando selecionada a opção:
- Equipe: serão exibidos os liderados diretos de acordo com a hierarquia definida no cadastro do colaborador.
- Organização: os resultados serão listados conforme a abrangência definida no papel do usuário na plataforma.
Esta opção de filtro estará sempre visível, porém, o comportamento da tela será diferente de acordo com as permissões aplicadas. Vejamos:
Para usuários com permissão de administrador no serviço hcm\pontomobile:
- Por padrão, o filtro estará configurado para Organização, listando todos os resultados,uma vez que os administradores não possuem restrições.
- Se houver abrangência definida no papel, o filtro estará visível e Organização será selecionado por padrão. Isso permite ao usuário trocar entre Equipe e Organização, conforme desejado.
Para usuários sem permissão de administração:
- Por padrão, os resultados serão listados por Equipe, considerando a hierarquia atual (gestor imediato).
- Se houver abrangência definida no papel, o filtro estará visível e Organização será selecionado por padrão. Isso permite ao usuário trocar entre Equipe e Organização, conforme desejado.
- Se não houver filtro de abrangência cadastrado no papel e o usuário selecionar Organização, nenhum resultado será exibido.
Portanto, podemos concluir que, para administradores, o padrão será sempre listar as informações por Organização. Já para usuários não administradores, o padrão será listar as informações por Equipe e somente será possível aplicar o filtro de listar por Organização quando houver abrangência definida.