Mapa
Consulte as marcações de ponto dos seus colaboradores e os registros de pernoites, juntamente com as informações sobre as localizações em que estes registros foram feitos (caso tenham utilizado o GPS).
Importante
Os resultados listados nesta tela respeitam o filtro de abrangência determinado no papel do usuário autenticado.
O que você pode fazer:
Gestão de localização dos colaboradores durante a marcação de ponto
Nesta tela, é possível ter um controle gerencial da localização dos colaboradores no momento da marcação. As marcações possuem um ícone de localização com cores para indicar algumas informações e ter uma distinção entre marcações realizadas com localização e sem localização. As marcações que estiverem sem localização, o sistema indica se isso ocorreu por falta de permissão do dispositivo do colaborador ou por falha do GPS do dispositivo.
Para identificar cada situação, o ícone de localização terá uma cor:
Verde: a localização foi obtida com sucesso no momento da marcação;
Cinza: não foi possível obter a localização devido a alguma instabilidade de GPS em retornar a localização do próprio dispositivo;
Vermelho: não foi concedida permissão para a aplicação acessar a localização do dispositivo ou ela foi desativada.
Importante
- Quando a marcação de ponto for feita por meio da Plataforma Senior X, não será registrada a localização exata da marcação (dentro ou fora da cerca), sendo exibido o status "Sem cerca" para essa marcação. Essa mesma condição será aplicada caso o colaborador acesse a Plataforma Senior X, por meio do navegador de seu aparelho celular, para realizar a marcação de ponto.
- Para as marcações realizadas através de um navegador de internet, a localização é determinada com base em fatores como o IP público fornecido pelo provedor de internet. No entanto, essa localização pode não corresponder exatamente ao local físico do usuário.
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Para marcações no dispositivo móvel, usamos duas formas de obter a localização:
- Localização Precisa: tentamos obter a localização exata do dispositivo;
- Localização Aproximada: se a localização exata não estiver disponível, usamos primeiro o GPS. Se o GPS não estiver disponível, utilizamos a triangulação de rede. A triangulação de rede calcula a localização aproximada do dispositivo com base na distância até as torres de celular próximas. No entanto, essa técnica diminui a precisão.
Verificar fotos de cada colaborador
Nessa tela, é possível também, verificar as fotos de cada Colaborador.
Quando a marcação for realizada com a funcionalidade de marcação com foto, será apresentado um ícone de câmera na coluna de ícones. Esse ícone possui dois estados representados por cores:
A captura da imagem não foi realizada por um dos 3 (três) motivos:
O dispositivo de coleta não possui câmera;
O usuário negou a permissão ao sistema de arquivos do celular;
O usuário negou acesso a câmera do dispositivo ou o usuário não realizou a captura da foto.
Quando possuir uma imagem a ser exibida, porém, em alguns casos a sincronização da foto pode não ter ocorrido, devido a fatores como:
Falha na comunicação com a nuvem no momento da sincronização;
Remoção da imagem capturada na batida antes da sincronização ser executada;
Quando a marcação de ponto foi realizada com a captura da foto.
Importante
Pode acontecer de, em alguns casos, o ícone da câmera estar azul, mas imagem capturada não estar disponível, e o aviso Falha na comunicação com a nuvem no momento da sincronização estar sendo exibido, devido a dois fatores:
- Falha na comunicação com a nuvem no momento de sincronização;
- Remoção da imagem capturada na batida antes da sincronização ser executada (pode ocorrer com capturas realizadas off-line).
Observação
- Esses estados com relação a foto capturada na batida também são apresentado na tela de Conferência de foto na marcação.
- É possível expandir as fotos ao clicar no ícone de câmera. Essa ação de clique irá abrir uma modal onde serão apresentadas as mensagens de não captura ou a imagem com a data e hora da marcação.
- Clique no ícone de câmera azul ;
- Verifique a foto;
- Clique no botão Fechar quando finalizar a conferência.
- Clique em cima do ícone de câmera cinza ;
- Ao clicar na câmera serão apresentados os avisos:
- : Captura não realizada. Motivo: Marcação realizada sem a funcionalidade da foto.
- : Captura não realizada. Motivo: Marcação realizada sem permissão para acesso à câmera do dispositivo. Ou o outro motivo: Captura não realizada. Motivo: Marcação realizada com captura da foto, porém a imagem não foi sincronizada.
- Assim que finalizar de verificar o alerta, clique no botão Fechar.
Tipos de Marcação
Nesta tela, é possível identificar os tipos de marcação registrados pela aplicação. É possível diferenciar e filtrar as marcações conforme o tipo:
Marcação de ponto: marcações de ponto principal (de entrada ou saída) registradas;
Direção: tempo de condução de veículo durante a jornada do dia;
Tempo em espera: os períodos de espera indicam um período sem movimento do veiculo, mas que necessitam do acompanhamento do motorista, como em filas de balança, carga e descarga do caminhão, dentre outros;
Parada obrigatória: a pausa obrigatória é importante para prevenir a fadiga e assegurar viagens mais seguras. Ela é contabilizada como parte da sua jornada;
Pausa abonada: este intervalo é considerado como o tempo de trabalho e, portanto, não resulta em redução do salário do colaborador.
Observação
A refeição não é atualmente classificada como um tipo específico de uso, sendo exibida apenas com o ícone de marcação.
Aplicar filtros
Quando você acessa a tela Mapa, o primeiro elemento que você encontra é o Filtro, projetado para ajudá-lo a encontrar informações específicas. Entre os campos disponíveis, estão:
- Buscar por: permite escolher visualizar as marcações por Colaboradores ou por Dispositivos.
- Filtrar por: permite alternar entre listar a equipe ou a organização na página. Quando selecionada a opção:
- Equipe: serão exibidos os liderados diretos de acordo com a hierarquia definida no cadastro do colaborador.
- Organização: os resultados serão listados conforme a abrangência definida no papel do usuário na plataforma.
Importante
Esta opção de filtro estará sempre visível, porém, o comportamento da tela será diferente de acordo com as permissões aplicadas. Vejamos:
Para usuários com permissão de administrador no serviço hcm\pontomobile:
- Por padrão, o filtro estará configurado para Organização, listando todos os resultados,uma vez que os administradores não possuem restrições.
- Se houver abrangência definida no papel, o filtro estará visível e Organização será selecionado por padrão. Isso permite ao usuário trocar entre Equipe e Organização, conforme desejado.
Para usuários sem permissão de administração:
- Por padrão, os resultados serão listados por Equipe, considerando a hierarquia atual (gestor imediato).
- Se houver abrangência definida no papel, o filtro estará visível e Organização será selecionado por padrão. Isso permite ao usuário trocar entre Equipe e Organização, conforme desejado.
- Se não houver filtro de abrangência cadastrado no papel e o usuário selecionar Organização, nenhum resultado será exibido.
Portanto, podemos concluir que, para administradores, o padrão será sempre listar as informações por Organização. Já para usuários não administradores, o padrão será listar as informações por Equipe e somente será possível aplicar o filtro de listar por Organização quando houver abrangência definida.