Gerenciamento de dados — Moods - pesquisa contínua de clima
No Moods, é possível gerenciar dados de colaboradores, empresas/filiais e dos pulsos:
Colaboradores
- Moods - Pesquisa de clima > Empresas e colaboradores > Gerenciar colaboradores
Nessa tela, é possível adicionar novos colaboradores e editar seus dados (pessoais e do contrato de trabalho), bem como inserir uma foto para a identificação do colaborador.
Além disso, também é possível fazer configurações individuais para o colaborador selecionado:
- Definir a forma de envio do pulso, desconsiderando individualmente o canal padrão configurado;
- Configurar se o colaborador é um analista da pesquisa;
- Bloquear o envio da pesquisa.
Os colaboradores cadastrados podem ser conferidos em uma lista, bem como os seus e-mails, respectivos Gestores e empresas, além de identificar quais deles estão recebendo a pesquisa de clima.
Através do campo Filtros, é possível buscar por colaboradores digitando o nome deles. A pesquisa retorna os colaboradores ativos e também os desligados da empresa, desde que o botão Exibir os colaboradores desligados esteja habilitado.
Observações
- Sempre que um Analista da pesquisa for cadastrado, ele receberá um e-mail de confirmação do novo papel;
- Sempre que um Gestor passar a ser avaliado, ele será considerado nas pesquisas a partir do próximo pulso (e não no corrente);
- Quando o Moods estiver acoplado ao módulo Painel de Gestão, será possível alterar somente os campos Bloquear envio da pesquisa, Analista da pesquisa e Forma de envio do pulso. Caso haja necessidade de modificar outros dados, estes deverão ser alterados no cadastro de origem;
- Postos na hierarquia precisam ter um pessoa associada, mesmo que esteja demitida. No caso de postos que não possuem ocupante, o Moods gera um colaborador temporário para eles, utilizando o nome do posto como nome da pessoa (e quando o posto é ocupado por alguém, este colaborador temporário é excluído do Moods);
- Quando o Moods estiver integrado ao módulo Painel de Gestão, a informação do e-mail do Colaborador será derivada do e-mail informado no campo E-mail comercial, na tela de Ficha complementar do próprio colaborador.
Empresas e filiais
- Moods - Pesquisa de clima > Empresas e colaboradores > Gerenciar empresas
Nessa tela, é possível adicionar e editar dados relacionados as empresas e suas filiais.
Observação
Quando o Moods estiver acoplado ao módulo Painel de Gestão, não será possível alterar as informações das guias. Caso haja necessidade de modificar os dados, estes deverão ser alterados no cadastro de origem.
Pulsos
A pesquisa é efetuada através de pulsos, com limite de 99 questões e criados pelo setor de RH. O envio é realizado pelo canal padrão selecionado nas configurações gerais (E-mail, SMS ou senior X Platform).
Atenção
O sistema confere, a cada hora, se a pesquisa foi enviada na data e periodicidade configurada — portanto, alguns cuidados devem ser tomados ao promover alterações na data de envio. Observe o exemplo abaixo:
- Uma pesquisa está configurada para ser enviada no dia 30 de cada mês.
- No dia 18 de um determinado mês, o RH altera essa configuração, determinando que agora o Moods seja enviado todo dia 15.
- O Moods, ao realizar sua conferência, entenderá que a pesquisa mensal — agora configurada para ser enviada no dia 15 — não foi enviada no mês atual, portanto, a enviará como de costume (ainda que não tenha fechado o período de um mês entre a última pesquisa e a enviada agora).
Previna esse cenário desativando o Moods, ajustando a data e, em seguida, reativando-o no dia da nova data de envio.
É possível utilizar visões dinâmicas para consultar informações do Moods — para mais informações, consulte a documentação de visões dinâmicas para ver quais informações podem ser listadas e como utilizá-las.
Enquanto a verificação automática do envio de cada pulso estiver em andamento, será feita uma conferência na lista de bloqueio do servidor de e-mail. O resultado será uma lista fornecida ao analista da pesquisa, contendo todos os e-mails dos colaboradores que não receberão o pulso devido ao bloqueio.
Alguns dos motivos mais recorrentes para um e-mail ser encaminhado para a lista de bloqueio são:
- Quando o e-mail informado for inexistente;
- Quando houver erro de digitação;
- Quando a caixa de entrada do respectivo e-mail estiver cheia;
- Quando o usuário do e-mail utilizar softwares de bloqueio de e-mails.
Também e possível optar por utilizar um servidor de e-mail próprio para controlar as regras de bloqueio.