Gerenciamento de dados — Moods - pesquisa contínua de clima
No Moods, é possível gerenciar dados de empresas/filiais, colaboradores, dos pulsos e dos envios:
- Moods - Pesquisa de clima > Empresas e colaboradores > Gerenciar empresas
Nessa tela, é possível adicionar e editar dados relacionados as empresas e suas filiais.
Observação
Quando o Moods estiver acoplado ao módulo Painel de Gestão, não será possível alterar as informações das guias. Caso haja necessidade de modificar os dados, estes deverão ser alterados no cadastro de origem.
- Moods - Pesquisa de clima > Empresas e colaboradores > Gerenciar colaboradores
Nessa tela, é possível adicionar novos colaboradores e editar seus dados (pessoais e do contrato de trabalho), bem como inserir uma foto para a identificação do colaborador.
Além disso, também é possível fazer configurações individuais para o colaborador selecionado:
- Definir a forma de envio do pulso, desconsiderando individualmente o canal padrão configurado;
- Configurar se o colaborador é um analista da pesquisa;
- Bloquear o envio da pesquisa.
Os colaboradores cadastrados podem ser conferidos em uma lista, bem como os seus e-mails, respectivos Gestores e empresas, além de identificar quais deles estão recebendo a pesquisa de clima.
Através do campo Filtros, é possível buscar por colaboradores digitando o nome deles. A pesquisa retorna os colaboradores ativos e também os desligados da empresa, desde que o botão Exibir os colaboradores desligados esteja habilitado.
Observações
- Sempre que um Analista da pesquisa for cadastrado, ele receberá um e-mail de confirmação do novo papel;
- Sempre que um Gestor passar a ser avaliado, ele será considerado nas pesquisas a partir do próximo pulso (e não no corrente);
- Quando o Moods estiver acoplado ao módulo Painel de Gestão, será possível alterar somente os campos Bloquear envio da pesquisa, Analista da pesquisa e Forma de envio do pulso. Caso haja necessidade de modificar outros dados, estes deverão ser alterados no cadastro de origem;
- Postos na hierarquia precisam ter um pessoa associada, mesmo que esteja demitida. No caso de postos que não possuem ocupante, o Moods gera um colaborador temporário para eles, utilizando o nome do posto como nome da pessoa (e quando o posto é ocupado por alguém, este colaborador temporário é excluído do Moods);
- Quando o Moods estiver integrado ao módulo Painel de Gestão, a informação do e-mail do Colaborador será derivada do e-mail informado no campo E-mail comercial, na tela de Ficha complementar do próprio colaborador.
- Para o colaborador receber a notificação e o envio sem impedimentos, o Moods precisa estar acoplado com a plataforma e o Colaborador que receberá a notificação ter contrato ativo pois, durante o login do Colaborador no Waapi, ele realiza verificações do usuário com base nos contrato ativos. Caso o colaborador nunca tenha realizado o acesso ao Waapi, o envio resultará em erro, uma vez que no momento do acesso são realizados cadastros de configurações no módulo.
A pesquisa é efetuada através de pulsos, com limite de 99 questões e criados pelo setor de RH. O envio é realizado pelo canal padrão selecionado nas configurações gerais (E-mail, SMS, XPlatform ou Waapi).
Atenção
O sistema confere, a cada hora, se a pesquisa foi enviada na data e periodicidade configurada — portanto, alguns cuidados devem ser tomados ao promover alterações na data de envio. Observe o exemplo abaixo:
- Uma pesquisa está configurada para ser enviada no dia 30 de cada mês.
- No dia 18 de um determinado mês, o RH altera essa configuração, determinando que agora o Moods seja enviado todo dia 15.
- O Moods, ao realizar sua conferência, entenderá que a pesquisa mensal — agora configurada para ser enviada no dia 15 — não foi enviada no mês atual, portanto, a enviará como de costume (ainda que não tenha fechado o período de um mês entre a última pesquisa e a enviada agora).
- O processo de geração de novos pulsos ocorre diariamente, iniciando às 10h e encerrando às 23h, sendo que a geração do pulso pode ocorrer a qualquer momento dentro desta faixa de horário.
Previna esse cenário desativando o Moods, ajustando a data e, em seguida, reativando-o no dia da nova data de envio.
É possível utilizar visões dinâmicas para consultar informações do Moods — para mais informações, consulte a documentação de visões dinâmicas para ver quais informações podem ser listadas e como utilizá-las.
Enquanto a verificação automática do envio de cada pulso estiver em andamento, será feita uma conferência na lista de bloqueio do servidor de e-mail. O resultado será uma lista fornecida ao analista da pesquisa, contendo todos os e-mails dos colaboradores que não receberão o pulso devido ao bloqueio.
Alguns dos motivos mais recorrentes para um e-mail ser encaminhado para a lista de bloqueio são:
- Quando o e-mail informado for inexistente;
- Quando houver erro de digitação;
- Quando a caixa de entrada do respectivo e-mail estiver cheia;
- Quando o usuário do e-mail utilizar softwares de bloqueio de e-mails.
Também e possível optar por utilizar um servidor de e-mail próprio para controlar as regras de bloqueio.
Na tela de Gerenciamento de envios, disponível em Moods - Pesquisa de clima > Gerenciamento de envios, é possível fazer o monitoramento de envios dos pulsos de pesquisa, que permite ao RH identificar o status das pesquisas enviadas e não recebidas.
O monitoramento pode ser feito através dos seguintes filtros:
- Data do pulso (obrigatório);
- Empresa;
- Filial;
- Nome do Gestor.
Ao filtrar os dados, a Lista de envios ficará disponível para a consulta do envio dos pulsos para o período e filtros definidos, sendo separados em Pesquisas não enviadas e Pesquisas enviadas.
Pesquisas não enviadas
Aqui são apresentados os pulsos que não foram enviados devido a erro, separados nos seguintes campos:
- Nome do colaborador: nomes dos colaboradores que não receberam as pesquisas no período indicado;
- Envio por e-mail / Envio por SMS / Notificação via Plataforma Senior X / Waapi: Detalhamento de qual tipo de envio foi ou não enviado, apresentado as mensagens Erro de envio, em vermelho, para os pulsos que não foram enviados, Não configurado, em cinza, para pulsos que não foram configurados para envio e Enviado, em verde, para pulsos que foram recebidos pelos colaboradores;
- Data e hora de envio: detalhamento da data e horário em que o primeiro pulso foi enviado.
Após verificar o cadastro dos Colaboradores por eventuais erros de registro que possam ter causado o erro de envio dos pulsos e corrigir os dados inconsistentes, é possível reenviá-los aos Colaboradores que não os receberam ao clicar na caixa ao lado do campo Nome de colaborador (para escolher todos os colaboradores da lista) ou ao lado do nome do Colaborador que deseja reenviar o pulso (caso queira fazer separadamente).
Por fim, é possível exportar a lista de envios como tabelas em formato .XLSX ao clicar no botão Exportar.
Pesquisas enviadas
Aqui são apresentados os pulsos que foram enviados sem erros aos colaboradores, separados nos seguintes campos:
- Nome do colaborador: nomes dos colaboradores que receberam as pesquisas no período indicado;
- Envio por e-mail / Envio por SMS / Notificação via Plataforma Senior X / Waapi: Detalhamento de qual tipo de envio foi enviado, apresentado as mensagens Não configurado, em cinza, para pulsos que não foram configurados para envio e Enviado, em verde, para pulsos que foram recebidos pelos colaboradores;
- Data e hora de envio: detalhamento da data e horário em que o primeiro pulso foi enviado.
Também é possível é possível exportar a lista de envios como tabelas em formato .XLSX ao clicar no botão Exportar.
Importante
- Os pulsos reenviados sempre apresentarão a Data e hora de envio do pulso inicial, independentemente da data do reenvio;
- As tabelas exportadas em formato .XLSX respeitarão os filtros informados, refletindo apenas as informações carregadas na tela no momento do download.