Perguntas frequentes (FAQ) - Waapi
Para o RH ou TI da empresa:
O Waapi é uma extensão do módulo Painel de Gestão, sendo que o módulo é um pré-requisito para a empresa começar a usar o aplicativo.
Por isso, se sua empresa usa o Painel de Gestão na XPlatform, os colaboradores já têm acesso ao aplicativo, sem custo adicional. Eles só precisam fazer o download na loja de aplicativos do dispositivo que utilizam.
Para saber o que é preciso para usar o aplicativo, acesse a documentação de requisitos técnicos.
Caso um colaborador tenha múltiplos vínculos empregatícios, o Waapi não apresentará as informações de todos os contratos.
Nesse caso, o aplicativo apresenta somente os dados referentes ao primeiro contrato, ou seja, aquele que tem a data de admissão mais antiga.
O antigo aplicativo mobile do HCM foi descontinuado. Portanto, o Waapi passa a ser a experiência oficial do HCM da Senior nos dispositivos móveis.
Confira a notícia completa com os detalhes da descontinuação:
O tipo de autenticação usado no login do Waapi será aquele que estiver definido para o tenant na XPlatform.
Para saber quais tipos de autenticação podem ser definidos para o tenant, acesse a documentação de autenticação no manual da XPlatform.
Por questões de segurança, o login do Waapi usa os tokens de acesso (Access Token) e de renovação (Refresh Token) da XPlatform para determinar quando um usuário precisa entrar com a senha novamente. Por causa disso, algumas circunstâncias podem causar o logout do usuário no aplicativo e exigir a senha novamente para entrar.
Para saber todos os limites e prazos dos tokens de acesso e renovação, acesse a documentação: Gestão de Inquilino - ciclo de vida do token de acesso | XPlatform.
Para colaboradores que usam o Waapi:
Se você esqueceu sua senha de login, você pode recuperá-la diretamente pelo aplicativo. Na tela de login do Waapi digite o seu e-mail corporativo. Isso habilitará o botão Recuperar senha, que enviará as instruções de redefinição de senha no seu e-mail.
Para mais detalhes, consulte as orientações completas sobre recuperação de senha.
Para garantir a segurança dos seus dados, existem alguns cenários em que você precisa inserir seu nome de usuário e senha novamente para entrar no Waapi.
Estes são os cenários mais comuns em que o Waapi volta para a tela de login:
- Você ficou mais do que 15 dias sem usar o aplicativo com o seu usuário;
- Você iniciou mais de 40 sessões com o mesmo usuário num determinado período. (Uma sessão é um período de uso do Waapi. Uma nova sessão é iniciada a cada sete dias ou cada vez que você fizer o logout.)
Além disso, se o seu usuário for excluído ou bloqueado por um administrador, o Waapi também retornará para a tela de login. Nesse caso, você será impedido de entrar no aplicativo.
Estas são algumas das possíveis razões pelas quais uma funcionalidade pode não estar disponível para você:
- Seu RH optou por não liberar a funcionalidade na sua empresa. Verifique com o seu RH ou administrador de sistema para saber quais funcionalidades estão liberadas para os colaboradores.
- Você pode estar usando o Waapi Lite, que é uma versão simplificada do aplicativo principal. Saiba mais na página de Perguntas Frequentes (FAQ) da versão Lite.
O usuário e senha de acesso ao Waapi são os mesmos que os colaboradores utilizam para fazer login no módulo Painel de Gestãoe na XPlatform. Este login é criado e fornecido pela empresa aos funcionários, no momento da admissão.
Sim, o seu demonstrativo de pagamento pode ser consultado diretamente no Waapi.
Além de acessar as informações financeiras pelo Waapi, você pode ter uma experiência financeira ainda mais completa com a Wiipo — uma fintech da Senior com diversas soluções adicionais, incluindo um cartão de benefícios flexível para colaboradores e clube de descontos.
O Waapi permite que os colaboradores executem algumas das principais atividades disponíveis no HCM da Senior.
Para saber tudo o que está disponível no Waapi, acesse a documentação das funcionalidades.
Não é possível excluir solicitações de feedback usando o Waapi.
Para excluir uma solicitação, o colaborador precisa acessar a tela de solicitações pela plataforma senior X.
Não é possível anexar arquivos nos feedbacks usando o Waapi. O anexo de arquivos está disponível somente ao enviar feedbacks pela plataforma senior X.
No entanto, se você receber um feedback contendo um anexo, você poderá visualizá-lo normalmente a partir do aplicativo. Para isso, você só terá que baixar o arquivo do anexo para o seu dispositivo.
Ao tocar na opção de compartilhar um feedback, ele será salvo como arquivo de imagem no armazenamento do dispositivo.
Se você quiser compartilhar o feedback em um aplicativo que não está disponível nativamente entre as opções de compartilhamento, você pode buscar o arquivo de imagem no armazenamento do dispositivo e compartilhar manualmente.
Não encontrou sua dúvida aqui?
Acesse a página de ajuda de todas as funcionalidades do Waapi.