Pré-requisitos e checklist de implantação - Gestão de Departamento Pessoal
Este conteúdo é voltado para empresas, consultores de implantação e administradores de sistema que estejam implantando o Gestão de Departamento Pessoal.
Todos os itens devem ser verificados e atendidos para garantir que o ambiente esteja preparado para implantar a solução.
Pré-requisitos de sistema
- Possuir o HCM XT em uma das versões suportadas
- Possuir a rotina de Pessoas ativa no sistema on-premise
- Possuir o Integrador HCM
- Possuir a XPlatform
Requisito | Detalhes |
---|---|
Possuir o sistema HCM XT em uma das versões suportadas |
Para a integração com o HCM XT, recomendamos usar as versões mais atuais dos nossos sistemas e seguir a política descrita na Política do Ciclo de Vida das Versões (PCVV). Caso precise usar versões anteriores, sugerimos as seguintes versões mínimas: 6.10.1.2, 6.2.35.1, 6.2.34.28 e 6.2.33.92. As versões mínimas são recomendações com base em testes de performance e melhorias realizadas nos sistemas. O uso de outras versões não necessariamente impede o funcionamento da solução. Nota O Gestão de Departamento Pessoal considera todos os colaboradores que estiverem indicados com os módulos Painel de Gestão ou Integrador SST. Esta indicação é feita nos seguintes locais do sistema on-premise: |
Possuir a rotinas de Pessoas ativa no sistema HCM XT |
Rotina de Pessoas: obrigatória — algumas informações são obtidas a partir do cadastro de Pessoas que estiver associado ao colaborador. Portanto, a rotina de Pessoas precisa estar ativa no HCM XT. |
Verificar a existência de regras customizadas no sistema HCM XT |
Identificar as regras customizadas que o cliente possui na base do HCM XT e que precisarão ser adaptadas para o Gestão de Departamento Pessoal (senior X). Para facilitar este levantamento, você pode usar o aplicativo Robô da Senior para listar todas as regras customizadas existentes na base. Como usar o aplicativo Robô para listar as regras customizadas
Neste momento o aplicativo importará o arquivo e listará todas as regras customizadas existentes na base. |
Possuir o Integrador HCM |
Garantir que o Integrador HCM esteja implantado e configurado. |
Possuir a XPlatform |
Garantir que a plataforma senior X esteja implantada e configurada. Se houver integração entre sistemas HCM XT e XPlatform é preciso garantir também a instalação em ambiente híbrido. |
Checklist de implantação
Etapas obrigatórias:
Responsável | Requisito | Detalhes | |
---|---|---|---|
1 | Consultor / Administrador de sistema | Solicitar o nome e o domínio do tenant, e a inclusão do módulo no cadastro de inquilinos |
Solicite o nome e o domínio do tenant na plataforma senior X. Esta solicitação deve ser feita pela SARA. Você precisará fazer o login com um usuário de solicitante no Zendesk e preencher algumas informações, as quais são necessárias para verificar a disponibilidade do tenant e incluir o módulo no cadastro de inquilinos. Nesta etapa você também define o usuário que será o administrador do tenant.
|
2 | Consultor / Administrador de sistema | Fazer as configurações na Central de Configurações Senior (SeniorConfigCenter) |
Fazer as seguintes configurações na Central de Configurações Senior, pelo menu Sistemas > Gestão de Pessoas > HCM:
|
3 | Consultor / Administrador de sistema | Executar a carga inicial dos fluxos no Integrador HCM |
A maneira de fazer a carga inicial depende do cenário do cliente: Esta é a primeira vez usando o Integrador HCM no cliente
Execute a carga inicial completa dos fluxos. Saiba mais sobre o Integrador HCM acessando a documentação da aplicação. |
4 | Consultor / Administrador de sistema | Criar os usuários de acesso à plataforma senior X |
Crie os usuários que terão acesso à plataforma senior X. Estes usuários serão associados a papéis e permissões no próximo passo.
|
5 | Consultor / Administrador de sistema | Configurar os papéis na plataforma senior X conforme as necessidades da empresa |
Se quiser saber mais sobre gestão de papéis e permissões, consulte a seguinte documentação: |
6 | Consultor / Administrador de sistema | Configurar URLs para emissão de relatórios |
Configure as URLs dos conectores na plataforma senior X, em:
Esta configuração é necessária para emitir relatórios de forma integrada com o módulo Administração de Pessoal (HCM XT). |
Etapas opcionais:
Responsável | Requisito | Detalhes | |
---|---|---|---|
1 | Consultor / Administrador de sistema | Customizar a logo e a cor (opcional) |
Disponibilizar a identidade visual da empresa na XPlatform, alterando as características para todos os usuários de um tenant. É preciso solicitar ao cliente as informações da identidade visual, tais como: cor do topo, da fonte dos menus, do fundo da área de autenticação, logotipo, entre outras. Saiba mais sobre a customização da identidade visual acessando a documentação de logos e cores no manual da plataforma. |
2 | Consultor / Administrador de sistema | Configurar o recebimento de notificações por e-mail (opcional) |
Preencher todos os campos do SMTP nas configurações de notificação da XPlatform. Os campos que devem ser preenchidos na implantação estão em:
|
3 | Consultor / Administrador de sistema | Configurar a integração com o Quadro de Vagas e Orçamentos (opcional) |
Se o cliente possui o módulo Quadro de Vagas e Orçamentos, é possível configurar a integração para verificar a existência de vagas disponíveis no quadro de colaboradores. A verificação pode ocorrer durante os processos de admissão, movimentação e retorno do afastamento. Para saber mais sobre essa integração, os pré-requisitos e como configurá-la, acesse a documentação de integração com o Quadro de Vagas e Orçamentos. |
4 | Consultor / Administrador de sistema | Configurar a integração com o BPM (opcional) |
Se o cliente possui a solução de BPM da Senior, é possível configurar a integração para automatizar alguns dos processos do módulo Gestão de Departamento Pessoal. Para saber mais sobre essa integração, os pré-requisitos e como configurá-la, acesse a documentação no Manual do Usuário do BPM. |