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Pré-requisitos e checklist de implantação - Gestão de Departamento Pessoal

Este conteúdo é voltado para empresas, consultores de implantação e administradores de sistema que estejam implantando o Gestão de Departamento Pessoal.

Todos os itens devem ser verificados e atendidos para garantir que o ambiente esteja preparado para implantar a solução.

Pré-requisitos de sistema

Requisito Detalhes
Possuir o sistema Gestão de Pessoas | HCM em uma das versões suportadas

Para a integração com a versão 6 do Gestão de Pessoas | HCM, recomendamos usar as versões mais atuais dos nossos sistemas e seguir a política descrita na Política do Ciclo de Vida das Versões (PCVV).

Caso precise usar versões anteriores, sugerimos as seguintes versões mínimas: 6.10.1.2, 6.2.35.1, 6.2.34.28 e 6.2.33.92. As versões mínimas são recomendações com base em testes de performance e melhorias realizadas nos sistemas. O uso de outras versões não necessariamente impede o funcionamento da solução.

Nota

O Gestão de Departamento Pessoal considera todos os colaboradores que estiverem indicados com os módulos Painel de Gestão ou Integrador SST.

Esta indicação é feita nos seguintes locais do sistema on-premise:

  • Cadastro de colaboradores (FR034FUN), guia Indicação Módulos — permite associar cada colaborador individualmente.
  • Indicação de módulo coletiva (FRMODASS) — permite associar vários colaboradores (indicação de módulos em lote).
Possuir a rotinas de Pessoas ativa no sistema on-premise

Rotina de Pessoasobrigatória — algumas informações são obtidas a partir do cadastro de Pessoas que estiver associado ao colaborador.

Portanto, a rotina de Pessoas precisa estar ativa no Gestão de Pessoas | HCM (on-premise).

Verificar a existência de regras customizadas no sistema on-premise

Identificar as regras customizadas que o cliente possui na base do sistema on-premise e que precisarão ser adaptadas para o Gestão de Departamento Pessoal (senior X).

Para facilitar este levantamento, você pode usar o aplicativo Robô da Senior para listar todas as regras customizadas existentes na base.

Possuir o Integrador - HCM

Garantir que o Integrador - HCM esteja implantado e configurado.

Possuir a senior X Platform

Garantir que a plataforma senior X esteja implantada e configurada.

Se houver integração entre sistemas G5/G6 (on-premise) e senior X Platform (cloud) é preciso garantir também a instalação em ambiente híbrido.

Checklist de implantação

Etapas obrigatórias:

  Responsável Requisito Detalhes
1 Consultor / Administrador de sistema Solicitar o nome e o domínio do tenant, e a inclusão do módulo no cadastro de inquilinos

Solicite o nome e o domínio do tenant na G7 (plataforma senior X).

Esta solicitação deve ser feita pela SARA. Você precisará fazer o login com um usuário de solicitante no Zendesk e preencher algumas informações, as quais são necessárias para verificar a disponibilidade do tenant e incluir o módulo no cadastro de inquilinos. Nesta etapa você também define o usuário que será o administrador do tenant.

2 Consultor / Administrador de sistema Fazer as configurações na Central de Configurações Senior (SeniorConfigCenter)

Fazer as seguintes configurações na Central de Configurações Senior, pelo menu Sistemas > Gestão de Pessoas > HCM:

  • Configurações de login e URLs de conexão com a plataforma senior X
  • Chave de acesso da aplicação do Gestão de Departamento Pessoal
3 Consultor / Administrador de sistema Executar a carga inicial dos fluxos no Integrador - HCM

A maneira de fazer a carga inicial depende do cenário do cliente:

Saiba mais sobre o Integrador - HCM acessando a documentação da aplicação.

4 Consultor / Administrador de sistema Criar os usuários de acesso à plataforma senior X

Crie os usuários que terão acesso à plataforma senior X. Estes usuários serão associados a papéis e permissões no próximo passo.

5 Consultor / Administrador de sistema Configurar os papéis na plataforma senior X conforme as necessidades da empresa
  • Crie os papéis que serão associados aos usuários que vão acessar o Gestão de Departamento Pessoal.
  • Configure as permissões de acesso que serão concedidas aos papéis.

Se quiser saber mais sobre gestão de papéis e permissões, consulte a seguinte documentação:

6 Consultor / Administrador de sistema Configurar URLs para emissão de relatórios

Configure as URLs dos conectores na plataforma senior X, em:

  • Tecnologia > Configuração > Por tenant

Esta configuração é necessária para emitir relatórios de forma integrada com o módulo Administração de Pessoal (XT).

Etapas opcionais:

  Responsável Requisito Detalhes
1 Consultor / Administrador de sistema Customizar a logo e a cor (opcional)

Disponibilizar a identidade visual da empresa na senior X Platform, alterando as características para todos os usuários de um tenant.

É preciso solicitar ao cliente as informações da identidade visual, tais como: cor do topo, da fonte dos menus, do fundo da área de autenticação, logotipo, entre outras.

Saiba mais sobre a customização da identidade visual acessando a documentação de logos e cores no manual da plataforma.

2 Consultor / Administrador de sistema Configurar o recebimento de notificações por e-mail (opcional)

Preencher todos os campos do SMTP nas configurações de notificação da senior X Platform.

Os campos que devem ser preenchidos na implantação estão em:

  • Tecnologia > Configuração > Por Tenant > Nome do Tenant > Domínios e Serviços > Platform > Notifications > botão Editar > guia Sistema
3 Consultor / Administrador de sistema Configurar a integração com o Quadro de Vagas (opcional)

Se o cliente possui o módulo Quadro de Vagas, é possível configurar a integração para verificar a existência de vagas disponíveis no quadro de colaboradores.

A verificação pode ocorrer durante os processos de admissão, movimentação e retorno do afastamento.

Para saber mais sobre essa integração, os pré-requisitos e como configurá-la, acesse a documentação de integração com o Quadro de Vagas.

4 Consultor / Administrador de sistema Configurar a integração com o BPM (opcional)

Se o cliente possui a solução de BPM da Senior, é possível configurar a integração para automatizar alguns dos processos do módulo Gestão de Departamento Pessoal.

Para saber mais sobre essa integração, os pré-requisitos e como configurá-la, acesse a documentação no Manual do Usuário do BPM.

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