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Pré-requisitos e checklist de implantação - Marcação de Ponto | HCM

Este conteúdo é voltado para consultores de implantação, administradores de sistema e clientes que estejam implantando o aplicativo Marcação de Ponto | HCM da Senior.

Pré-requisitos - Responsabilidade do cliente

Aplicação Marcação de Ponto:

  • Para utilização do aplicativo, o dispositivo móvel deve ser com as versões mínimas: IPhone (iOS 7 ou superior) ou Android (7 ou superior);

Importante

  • Especificações mínimas de hardware para a aplicação mobile:
    • CPU: 4 núcleos com velocidade mínima de 1 GHz suportando arquitetura 32 e 64 bits;
    • Memória: mínimo de 6 GB de memória RAM;
    • Armazenamento: 16 GB de espaço de disco;
    • Espaço para instalação: 300 MB
    • Câmera: 5 MP com vídeo de 720p (1.3mp), caso utilize reconhecimento facial e/ou confirmação de marcação com foto.
  • O espaço de armazenamento necessário pode variar conforme o número de colaboradores sincronizados no dispositivo e as funcionalidades de marcação habilitadas, como Reconhecimento Facial, Confirmação com Foto e Marcação com QR Code. Além disso, a quantidade de dias com registros off-line também influencia esse espaço, já que as informações referentes a essas marcações são excluídas do dispositivo após a sincronização.
  • A aplicação não limita o número de colaboradores por dispositivo. No entanto, é importante considerar que as características de uso podem aumentar o consumo de hardware, proporcional à quantidade de recursos utilizados. Além disso, é fundamental planejar os horários de marcação e o intervalo entre elas para evitar atrasos, especialmente nos períodos de maior movimento, como no início e fim da jornada dos colaboradores.
  • O aplicativo não é compatível com a versão Android GO devido à falta de recursos necessários nos dispositivos para o funcionamento completo da aplicação, que são restritos a esse sistema operacional;
  • Plataforma Senior X instalada;
  • Não necessita de autorizações em acordos ou convenções coletivas;
  • Trazemos ferramentas de gestão e segurança para as marcações, mas, por se tratar de um aplicativo corporativo, recomendamos ao administrador e/ou gestor acompanhar e orientar a utilização do aplicativo por parte de seus colaboradores, bem como inclusão nas políticas de ponto da empresa vinculada aos contratos individuais de trabalho;

 




 

Caso utilize o Gestão do Ponto integrado ao aplicativo:

  • Módulo Gestão do Ponto ou Solução de Ponto Senior instalado e implantado;
  • Ter gestor definido no rotina de chefias ou hierarquia de Postos de Trabalho, caso deseje vincular um gestor ao colaborador.
  • Compatível com a versão 6.10.1 ou superior, de acordo com a política do ciclo de vida das versões;
  • Ambiente WEB instalado (middleware) com os Web services do Gestão do Ponto disponíveis e acessíveis externamente;
  • Possuir infraestrutura de TI configurada, de maneira que os endereços da Plataforma Senior X possam ser acessados adequadamente em caso de troca de dados da nuvem com on-premises.
  • Em caso de troca de dados entre sistemas on-premises e nuvem, a infraestrutura que enviará e receberá os dados da aplicação deve estar devidamente configurada, sendo capaz de realizar comunicação com a plataforma e serviços de nuvem, como o AWS S3.
  • Consulte o Manual do Usuário da senior X Platform para obter mais informações sobre a instalação de ambiente híbrido.

Ativação

  Responsável Etapa Procedimento
1 Senior TI ou Consultor/ Administrador de Sistema

Solicitar o nome e o domínio do Tenant, e a inclusão do módulo no cadastro de inquilinos. A área de IT Services da Senior receberá a solicitação e deverá:

  • criar o tenant;
  • configurar Schema;
  • incluir o módulo do Gestão de Remuneração no cadastro de inquilinos;
  • efetuar a liberação dos menus da platform senior X;
  • entre outras configurações.
  • Solicite o nome e o domínio do tenant na G7 (plataforma senior X), essa solicitação deve ser feita pela SARA;
  • Para saber mais sobre o procedimento, consulte a documentação de criação de tenants no manual da plataforma.
2 Senior TI Instalar a senior X Platform.
3 Consultor Configuração de processos automáticos para integração entre Marcação de Ponto e Controle de Ponto.

Configurações - (Treinamentos gravados – atividades do cliente)

  Responsável Etapa Procedimento
1 Cliente Definições de papéis e permissões

Os Papéis são utilizados para associar usuários às atividades que serão desempenhadas. É importante que os papéis sejam criados de forma que seja possível aplicá-los a vários usuários. Os papéis permitem indicar:

  • Telas que o usuário vinculado a esse papel poderá visualizar;
  • Ações que ele poderá efetuar dentro de um processo;
  • Filtros de abrangência para determinar as informações que o usuário terá acesso.
2 Cliente Configurações Gerais do Marcação de Ponto (Web Gestor) As Configurações Gerais definem comportamentos e possibilidades para uso dos dispositivos (smartphone/tablets) para marcação de ponto.
3 Cliente Configurações Individuais do Marcação de Ponto (Web Gestor) As Configurações Individuais definem comportamentos e possibilidades para uso dos dispositivos para marcação de ponto aplicadas por colaborador.
4 Cliente (Colaboradores) Baixar o APP na store e efetuar o primeiro login Na documentação de Aplicativo Marcação de Ponto | HCM, você encontra os QR Codes, que redirecionam diretamente para a página das lojas de aplicativos onde você pode efetuar o download do aplicativo.
5 Cliente Primeiro acesso e modo individual

No primeiro acesso ao aplicativo mobile, será solicitada a informação do domínio definido pelo empregador e login e senha do usuário da Plataforma Senior X. É necessário ter um cadastro de colaborador vinculado a esse usuário da Plataforma Senior X.

É chamado de Modo Individual de uso as marcações realizadas em dispositivo (smartphone ou tablet) de uso exclusivo de um colaborador em seu dispositivo pessoal ou disponibilizado pela empresa para uso individual.

6 Cliente Modo múltiplo No primeiro acesso ao aplicativo mobile, será solicitada a informação do Domínio definido pelo empregador e login e senha do usuário da Plataforma Senior X. Para o uso de um dispositivo de forma coletiva (vários colaboradores registrando ponto no mesmo aparelho mobile) existem tipos de marcações de uso opcional que podem facilitar e agilizar o registro de ponto neste modo.
7 Cliente Conferência da tela de mapa Mapa - Marcação de Ponto | HCM.

Tipos de Marcação - (Atividades do cliente)

  Responsável Etapa Procedimento
1 Cliente Cadastro de cercas virtuais No aplicativo do Ponto, você tem a possibilidade de cadastrar uma Cerca Virtual (delimitação geográfica) para seus colaboradores. Dessa maneira, ao realizar a marcação do ponto, o colaborador deverá confirmar a marcação em uma localização fora da cerca, além disso o Gestor, poderá verificar no mapa as marcações realizadas fora da cerca.
2 Cliente Autorização de dispositivos Você também tem a opção de configurar para que o colaborador só possa registrar marcações em dispositivos autorizados. Isso permite que a empresa opte por permitir marcações apenas dos smartphones/tablets corporativos com configurações controladas, por exemplo.
3 Cliente Exportação de dados e Arquivos fiscais O módulo de marcação de ponto traz recursos de exportação de dados em arquivos para integrações e análise de dados. É nesda mesma opção, que são disponibilizados os arquivos fiscais referentes à Portaria MTP 671/2021 (AFD e Atestado Técnico e Termo de Responsabilidade).
4 Consultor Integração com o Gestão do Ponto

Permitir acesso às telas do Gestão do Ponto no menu do aplicativo.

Recursos Adicionais - (Atividades do cliente)

  Responsável Etapa Procedimento
1 Cliente Marcação com foto A foto do colaborador no momento da marcação é solicitada e adicionada a cada registro permitindo auditoria dos registros por até 90(noventa) dias. Disponível para modo Individual e Múltiplo de marcação.
2 Cliente Marcação com Reconhecimento Facial No momento da marcação é solicitada a confirmação da identidade do colaborador no modo individual, através de tecnologia de inteligência artificial.
3 Cliente Marcação por Smart Card Utilizando a tecnologia NFC é possível registrar a marcação de ponto através da aproximação de um crachá ou etiqueta.
4 Cliente Marcação por QR code Marcação de Ponto com QR Code ou Código de Barras que pode ser utilizado em crachás ou até equipamentos de segurança do trabalho.
5 Cliente Marcação por biometria A marcação é coletada através de uma aplicação desktop com conexão com a leitora biométrica, através do registro da impressão digital, o colaborador é autenticado e seu ponto registrado.
6 Cliente Opções de registro para Motoristas

O modo motorista traz opções de registros a mais para o controle da jornada de motoristas profissionais que são:

  • tempo de espera para carga e descarga;
  • tempo de direção;
  • tempo de pausa obrigatória para controle conforme Lei 13.103/2015.

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