Conceitos da API - Integrador SST
Informações que serão integradas
Sua API será responsável por integrar as informações de colaboradores e dos eventos de SST do eSocial. Listamos a seguir os detalhes do que deverá ser integrado:
Informações dos colaboradores
As pendências de integração serão criadas somente quando alguma informação relevante do colaborador for alterada no sistema da Senior.
Nas tabelas abaixo constam as informações dos colaboradores que são publicadas pelo sistema da Senior. Estas são as informações que irão gerar pendências de integração.
Informação integrada | Exemplos de valores | Origem da informação no módulo Administração de Pessoal (HCM XT) | |
---|---|---|---|
Data e hora da criação da pendência | - |
Informações gerenciadas pelo sistema ao criar as pendências de integração. |
|
Situação | - | ||
Motivo da pendência de integração | Admissão do colaborador Alteração do colaborador Demissão do colaborador Histórico de centro de custo Histórico de departamento Histórico de categoria eSocial Histórico de cargo Histórico de posto de trabalho Histórico de filial Histórico de escala Histórico de afastamento Histórico de ambiente de trabalho Alteração da matrícula eSocial Carga inicial |
||
Operação | Inserção Alteração Exclusão |
||
Data e hora agendada para o envio | - | ||
Data e hora do envio | - | ||
Motivo do cancelamento | - |
Informação integrada | Exemplos de valores | Origem da informação no módulo Administração de Pessoal (HCM XT) | |
---|---|---|---|
Campo do sistema | Menu | ||
Nome | - | A integração considera o campo Nome completo no cadastro de Pessoas. (O campo Nome completo é opcional no HCM XT. Se essa informação estiver ausente, a integração considera o nome preenchido no campo ao lado do código de matrícula da Ficha Básica.) | Pessoas > Cadastro de Pessoas |
CPF | 999.999.999-99 | CPF | |
Número de Identificação Social (NIS) | 99999999999 | PIS | |
Data de nascimento | 01/01/1990 | Data Nascimento | |
Sexo | Masculino, Feminino | Sexo | |
Estado civil | Solteiro, Casado, Divorciado, Viúvo, Concubinato, Separado, União estável, Outros | Estado Civil | |
Deficiente | Sim, Não | Deficiente | |
Número do RG | 99.999.999-9 | Carteira Identidade | |
Estado do RG | AC, AL, AP, AM, BA, CE, DF, ES, GO, MA, MT, MS, MG, PA, PB, PR, PE, PI, RJ, RN, RS, RO, RR, SC, SP, SE, TO | ||
Data de emissão do RG | 01/01/2020 | ||
Órgão Emissor do RG | SSP | ||
Número da carteira de trabalho | 999999999 | Carteira Trabalho | |
Série da carteira de trabalho | 99 | ||
Dígito da carteira de trabalho | 9 | ||
Data de emissão da carteira de trabalho | 01/01/2020 | ||
Estado da carteira de trabalho | AC, AL, AP, AM, BA, CE, DF, ES, GO, MA, MT, MS, MG, PA, PB, PR, PE, PI, RJ, RN, RS, RO, RR, SC, SP, SE, TO | ||
Código de cadastro | 99999 | Colaborador | Colaboradores > Ficha Cadastral > Empregados |
Matrícula eSocial | SEAAAA999999999999999999999999 | Informação gerenciada pelo sistema, é exibida acima da foto do colaborador | |
Tipo de contratação | Empregado, Diretor, Trabalhador rural, Trabalhador doméstico, Aposentado, Estagiário, Aprendiz, Agente público, Professor, Cooperado | Tipo Contrato | |
Data de admissão | 01/01/2020 | Data Admissão | |
Situação | Pré-admissãoAbrange colaboradores que têm data de admissão futura. Quando chega a data da admissão, a situação é alterada automaticamente de Pré-admissão para Trabalhando., TrabalhandoAbrange colaboradores que se encontram nas situações: Trabalhando, Licença sem remuneração, Licença paga pela empresa, Licença paga pelo empregado, Licença paternidade, Aviso prévio trabalhando, Faltas, Horas extras, Situação apuração do ponto, Sobreaviso/Prontidão, Mandato sindical, Outros., FériasAbrange colaboradores que se encontram nas situações: Férias, Férias coletivas, Férias gozadas já adiantadas., DemitidoAbrange colaboradores que se encontram nas situações: Demissão, Aposentadoria., AfastadoAbrange apenas colaboradores que se encontram nas situações de afastamento que exigem a realização de algum tipo de exame: Auxílio doença, Acidente de trabalho, Demitido, Licença médica (pagto empresa), Licença acidente de trabalho (pagto empresa), Licença maternidade INSS, Licença maternidade, Maternidade empresa cidadã, Serviço militar., | Situação | |
Tipo de colaborador |
Colaborador, Terceiro |
O Integrador SST integra somente os dados de trabalhadores dos tipos Colaborador e Terceiro, que são originados pelos seguintes locais do Administração de Pessoal:
Empregados do tipo Parceiros são desconsiderados. |
|
Data de demissão | 01/01/2020 | Data do histórico de afastamento gerado pela situação de demissão | Colaboradores > Históricos > Afastamentos |
Data de referência das informações | 01/01/2020 | Data de criação da pendência de integração (informação gerenciada pelo sistema ao criar as pendências) |
Notas
- Ao registrar a admissão de um colaborador estrangeiro no Integrador SST, será preciso um CPF para admiti-lo numa empresa.
- Ao cadastrar um colaborador com data de admissão futura, o Integrador SST cria duas pendências de integração:
- uma pendência na data do cadastro, com a situação Pré-admissão
- uma pendência futura (data da admissão) com a situação Trabalhando
Informação integrada | Exemplos de valores | Origem da informação no módulo Administração de Pessoal (HCM XT) | |
---|---|---|---|
Campo do sistema | Menu | ||
Código da aposentadoria especial do colaborador | - | Aposentadoria Especial | Colaboradores > Históricos > Adicionais > Colaborador |
Nota
O código da aposentadoria especial corresponde ao histórico de adicional por colaborador. Esta é a informação do único histórico na versão senior X.
Informação integrada | Exemplos de valores | Origem da informação no módulo Administração de Pessoal (HCM XT) | |
---|---|---|---|
Campo do sistema | Menu | ||
Categoria | Itens de acordo com a Tabela 01 do eSocial (Categorias de Trabalhadores) | Categoria Trabalhador | Colaboradores > Históricos > Categoria eSocial |
A partir de (data de início do histórico da categoria) | - | Data de início do histórico de uma nova categoria eSocial |
Nota
Você pode escolher quais categorias do eSocial serão consideradas no processo de integração. Essa definição é feita na tela de configurações da integração com o prestador.
Informação integrada | Exemplos de valores | Origem da informação no módulo Administração de Pessoal (HCM XT) | |
---|---|---|---|
Campo do sistema | Menu | ||
Código da deficiência | Um colaborador pode ter mais de uma deficiência | Deficiência | Colaboradores > Ficha Cadastral > Empregados, guia Deficiências |
A partir de (data de início do histórico da deficiência) | - | Data | |
Nome da deficiência | - | Descrição (Deficiência) | |
Deficiência principal do colaborador | Sim, Não | Deficiência que possuir a caixa de seleção Princ. Defic. marcada. | |
Reabilitado | Sim, Não | Reabilitado | Colaboradores > Ficha Cadastral > Empregados, guia Básica |
Tipo da deficiência no eSocial | Física, Auditiva, Visual, Mental, Intelectual, Outra | Determinado pelo campo Tipo Deficiência eSocial (Tabelas > Gerais > Tipos Deficiências) que estiver associado à deficiência do colaborador. | Colaboradores > Ficha Cadastral > Empregados, guia Deficiências |
Nota
A integração das informações de deficiências é opcional e pode ser alterada nas configurações da integração.
Empresa atual do colaborador:
Informação integrada | Origem da informação no módulo Administração de Pessoal (HCM XT) | |
---|---|---|
Campo do sistema | Menu | |
Código da empresa | Código da empresa onde o colaborador está alocado | Colaboradores > Históricos > Filial |
Razão social da empresa | Razão social da empresa onde o colaborador está alocado | |
Código de identificação da empresa no prestador SST | Este é o código de identificação da empresa no sistema do prestador SST. Não é gerado pelo Administração de Pessoal da Senior. |
Empresa anterior do colaborador:
Informação integrada | Origem da informação no módulo Administração de Pessoal (HCM XT) | |
---|---|---|
Campo do sistema | Menu | |
Código da empresa anterior | Código da empresa onde o colaborador estava alocado antes da transferência | Colaboradores > Históricos > Filial |
Razão social da empresa anterior | Razão social da empresa onde o colaborador estava alocado antes da transferência | |
Código de identificação no prestador SST (empresa anterior) | Este é o código de identificação da empresa anterior no sistema do prestador SST. Não é gerado pelo Administração de Pessoal da Senior. |
Observação
As informações da empresa anterior do colaborador serão enviadas sempre que ele possuir alguma movimentação entre empresas no seu histórico, independentemente de o motivo da integração ser uma transferência ou não.
Se o colaborador não possuir históricos de transferências, serão enviadas somente as informações da empresa atual.
Filial atual do colaborador:
Informação integrada | Exemplos de valores | Origem da informação no módulo Administração de Pessoal (HCM XT) | |
---|---|---|---|
Campo do sistema | Menu | ||
Código da filial | - | Código da filial onde o colaborador está alocado | Colaboradores > Históricos > Filial |
Nome da filial | - | Nome da filial onde o colaborador está alocado | |
Razão social da filial | - | Razão social da filial onde o colaborador está alocado | |
Tipo de inscrição | CNPJ, CPF, CAEPF, CNO, CEI | Tipo de inscrição da filial onde o colaborador está alocado | |
Número de inscrição | - | Número da inscrição da filial onde o colaborador está alocado | |
A partir de (data de início do histórico) | - | Data em que o colaborador foi admitido ou transferido para a filial, com base no histórico |
Filial anterior do colaborador:
Informação integrada | Exemplos de valores | Origem da informação no módulo Administração de Pessoal (HCM XT) | |
---|---|---|---|
Campo do sistema | Menu | ||
Código da filial anterior | - | Código da filial onde o colaborador estava alocado antes da transferência | Colaboradores > Históricos > Filial |
Nome da filial anterior | - | Nome da filial onde o colaborador estava alocado antes da transferência | |
Razão social da filial anterior | - | Razão social da filial onde o colaborador estava alocado antes da transferência | |
Tipo de inscrição da filial anterior | CNPJ, CPF, CAEPF, CNO, CEI | Tipo de inscrição da filial onde o colaborador estava alocado antes da transferência | |
Número de inscrição da filial anterior | - | Número da inscrição da filial onde o colaborador estava alocado antes da transferência | |
A partir de (data de início do histórico) | - | Data em que o colaborador foi admitido ou transferido para a filial anterior, com base no histórico |
Observação
As informações da filial anterior do colaborador serão enviadas sempre que ele possuir alguma movimentação entre filiais no seu histórico, independentemente de o motivo da integração ser uma transferência ou não.
Se o colaborador não possuir históricos de transferências, serão enviadas somente as informações da filial atual.
Informação integrada | Origem da informação no módulo Administração de Pessoal (HCM XT) | |
---|---|---|
Campo do sistema | Menu | |
Código | Código do ambiente de trabalho onde o colaborador atua | Colaboradores > Históricos > Ambiente de Trabalho |
Nome | Nome do ambiente de trabalho onde o colaborador atua | |
Tipo de inscrição |
Tipo de inscrição (CNPJ, CPF, CAEPF, CNO, CEI) do ambiente de trabalho onde o colaborador atua |
|
Número de inscrição | Número de inscrição do ambiente de trabalho onde o colaborador atua | |
A partir de (data de início do histórico) | Data em que o colaborador passou a atuar no ambiente de trabalho, com base no histórico |
Notas
- A integração das informações de ambiente de trabalho é opcional e pode ser alterada nas configurações da integração.
- Se o colaborador não tiver um histórico de ambiente de trabalho no sistema de folha, o Integrador SST assume que o colaborador trabalha no ambiente do empregador. Ou seja, o Integrador SST usará informações de empresa atual do colaborador.
Informação integrada | Origem da informação no módulo Administração de Pessoal (HCM XT) | |
---|---|---|
Campo do sistema | Menu | |
Código | Código do centro de custo onde o colaborador está alocado | Colaboradores > Históricos > C.Custo |
Nome | Nome do centro de custo onde o colaborador está alocado | |
A partir de (data de início do centro de custo) | Data em que o colaborador foi alocado no centro de custo, com base no histórico |
Nota
A integração das informações de centro de custo é opcional e pode ser alterada nas configurações da integração.
Informação integrada | Origem da informação no módulo Administração de Pessoal (HCM XT) | |
---|---|---|
Campo do sistema | Menu | |
Código do posto de trabalho | Código do posto onde o colaborador está alocado | Colaboradores > Históricos > Manutenção de Históricos |
Código da estrutura de postos | Estrutura da qual o posto faz parte | |
Nome | Nome do posto onde o colaborador está alocado | |
A partir de (data de início do posto de trabalho) | Data em que o colaborador foi alocado no posto de trabalho, com base no histórico |
Notas
- A integração das informações de posto de trabalho é opcional e pode ser alterada nas configurações da integração.
- Ao alterar o posto de trabalho de um colaborador, ocasionando a mudança dos históricos vinculados a ele, será gerada uma pendência para cada um dos históricos alterados, considerando também a opção de envio dessas informações.Exemplo:
Ao alterar um posto de trabalho, onde houve mudança também do local e cargo, o sistema vai gerar três pendências: posto, local e cargo.
Para gerar somente as pendências do posto, seria necessário desabilitar o envio de local e de cargo nas configurações da integração.
Informação integrada | Origem da informação no módulo Administração de Pessoal (HCM XT) | |
---|---|---|
Campo do sistema | Menu | |
Código do setor/local | Código do local onde o colaborador está alocado | Colaboradores > Históricos > Local |
Código da tabela de organograma do setor/local | Organograma do qual o local faz parte | |
Nome do setor/local | Descrição do local onde o colaborador está alocado | |
A partir de (data de início do histórico do setor/local) | Data em que o colaborador foi alocado no local, com base no histórico |
Nota
A integração das informações de setor é opcional e pode ser alterada nas configurações da integração.
Informação integrada | Origem da informação no módulo Administração de Pessoal (HCM XT) | |
---|---|---|
Campo do sistema | Menu | |
Código do cargo | Código do cargo exercido pelo colaborador | Colaboradores > Históricos > Cargo |
Nome do cargo | Nome do cargo exercido pelo colaborador | |
Código da estrutura de cargos | Estrutura da qual o cargo exercido faz parte | |
A partir de (data de início do histórico do cargo) | Data em que o colaborador passou a exercer o cargo, com base no histórico |
Nota
A integração das informações de cargo é opcional e pode ser alterada nas configurações da integração.
Informação integrada | Origem da informação no módulo Administração de Pessoal (HCM XT) | |
---|---|---|
Campo do sistema | Menu | |
Código | Código da escala de atuação do colaborador | Colaboradores > Históricos > Escala |
Nome | Descrição da escala de atuação do colaborador | |
A partir de (data de início do histórico do turno) | Data em que o colaborador passou a atuar com a escala | |
Turno da escala (1° turno, 2° turno, 3° turno, 4° turno, Misto, Geral) | Turno da Escala | Tabelas > Horários > Escalas |
Nota
A integração das informações de turno é opcional.
Informação integrada | Origem da informação no módulo Administração de Pessoal (HCM XT) | |
---|---|---|
Campo do sistema | Menu | |
Código | Código da situação de afastamento | Colaboradores > Históricos > Afastamentos |
Descrição | Descrição da situação de afastamento | |
Início | Data Afastamento | |
Término previsto | Previsão Término | |
Término | Data Término |
Notas
- A integração das informações de afastamento é opcional e pode ser alterada nas configurações da integração.
- São consideradas apenas as situações de afastamentos por férias ou que exigem a realização de algum tipo de exame, tais como: Auxílio doença, Acidente de trabalho, Demitido, Licença médica (pagto empresa), Licença acidente de trabalho (pagto empresa), Licença maternidade INSS, Licença maternidade, Maternidade empresa cidadã, Serviço militar.
Toda informação publicada pela Senior possui um Motivo da integração. Os possíveis motivos de integração são:
- Admissão
- Alteração das informações adicionais (dados de aposentadoria especial)
- Alteração de dados do colaborador
- Demissão
- Movimentação de centro de custo
- Movimentação de setor
- Movimentação de categoria do eSocial
- Movimentação de cargo
- Movimentação de posto de trabalho
- Movimentação de filial
- Movimentação de empresa
- Movimentação de turno
- Movimentação de afastamento
- Movimentação de ambiente de trabalho
Os respectivos históricos do colaborador no sistema do prestador SST devem ser atualizados conforme o motivo da integração.
Desta forma, é papel do desenvolvedor do sistema do prestador SST desenvolver na sua API as rotinas necessárias para realizar as seguintes ações:
- Receber a pendência de integração com as informações do colaborador e verificar, através do CPF, se o colaborador já existe no prestador SST.
- Se o colaborador não existe no prestador SST, desenvolver rotina que insere o colaborador no sistema do prestador.
- Se o colaborador já existe no prestador SST, desenvolver rotina que atualiza as informações do colaborador, conforme o motivo da pendência de integração.
Identificação do colaborador na integração
O Integrador SST oferece mais de uma maneira de identificar o colaborador na integração com o sistema da Senior.
Para encontrar o colaborador, o sistema do prestador deve usar uma dessas formas de identificação, seguindo a ordem de prioridade a seguir:
- 1º) Pelo identificador único — se na pendência de integração constar o identificador único do colaborador (campo providerEmployeeIdentification), essa é a informação que deve ser usada.
- 2º) Pelo padrão de saneamento da base — se na pendência não constar o identificador único, deve-se usar o padrão definido pelo saneamento (tipo de colaborador e o número da matrícula, por exemplo: 1/570).
- 3º) Pelo número de contratos que o colaborador tem:
- Se o colaborador tem somente um contrato (numberContractSameHireDate = 1), a identificação do colaborador é feita pelo CPF.
- Se o colaborador tem mais de um contrato (numberContractSameHireDate > 1), a identificação do colaborador é, obrigatoriamente, feita pelo identificador único (providerEmployeeIdentification) ou pelo padrão definido pelo saneamento.
A API do Integrador SST disponibiliza o parâmetro providerEmployeeIdentification, que permite encontrar o cadastro de um colaborador por meio de um identificador único do colaborador no sistema do prestador.
Isso é especialmente útil quando ocorre uma movimentação de empresa e filial com troca do cadastro desse colaborador no sistema de folha, por exemplo.
Veja como funciona esse identificador:
- O parâmetro providerEmployeeIdentification permite que o sistema do prestador forneça, para o sistema da Senior, o ID único do colaborador. Isso é feito por meio do web service integrationUpdateStatus, responsável por indicar para a plataforma da Senior se uma integração ocorreu com sucesso ou com erros.
- Posteriormente, esse identificador (providerEmployeeIdentification) constará em cada pendência de integração, sendo possível utilizá-lo para buscar o colaborador no sistema do prestador.
- Sempre que uma pendência do tipo movimentação de empresa ou filial for enviada, será feita a tentativa de envio do tipo e código de cadastro anterior do colaborador, assim como o identificador que representa ele no sistema do prestador (caso exista). Esses dados serão enviados por outros campos que estão disponíveis para esta finalidade:
- previousEmployeeType = tipo de cadastro anterior do colaborador no sistema de folha
- previousCode = código de cadastro anterior do colaborador no sistema de folha
- providerPreviousEmployeeIdentification = identificador único do colaborador no sistema do prestador
Essas informações podem ser utilizadas para buscar o colaborador na empresa antiga dele (empresa de origem da movimentação), no sistema do prestador.
Observação
Para que os campos providerEmployeeIdentification e providerPreviousEmployeeIdentification sejam enviados na pendência de integração, é preciso que essa informação tenha sido previamente enviada pelo sistema do prestador pela primitiva integrationUpdateStatus. Caso contrário, esses campos não serão incluídos na pendência.
Transferência entre empresas e filiais
Quando um colaborador é transferido entre empresas e filiais, o sistema da Senior apresenta os seguintes possíveis cenários:
Cenários | Exemplos dos cenários |
---|---|
Movimentação de empresa sem troca de cadastro | Colaborador transferido da empresa 1/filial 1 para a empresa 2/filial 1, mantendo o mesmo código de cadastro (número da matrícula, por exemplo: 100). |
Movimentação de empresa com troca de cadastro | Colaborador transferido da empresa 1/filial 1 para a empresa 2/filial 1, trocando o código de cadastro (número da matrícula, por exemplo: troca de 100 para 200). |
Movimentação de filial sem troca de cadastro | Colaborador transferido da empresa 1/filial 1 para a empresa 1/filial 2, mantendo o mesmo código de cadastro (número da matrícula, por exemplo: 100). |
Movimentação de filial com troca de cadastro | Colaborador transferido da empresa 1/filial 1 para a empresa 1/filial 2, trocando o código de cadastro (número da matrícula, por exemplo: troca de 100 para 200). |
Movimentação de empresa ou filial de colaboradores que têm mais de um contrato ativo no sistema da Senior | Colaborador tem dois contratos ativos (por exemplo: matrículas 100 e 200) na empresa/filial de origem, porém apenas o contrato de matrícula 100 é transferido pra uma outra empresa/filial de destino. |
Sempre que um destes cenários ocorre, o Integrador SST cria uma única pendência de integração referente à transferência.
Quando um colaborador é movimentado entre empresas ou filiais, não é enviada nenhuma pendência de integração para demitir, inativar ou excluir o colaborador da empresa/filial de origem. O sistema do prestador, ao receber uma pendência desse tipo de movimentação, deve tomar as providências necessárias para movimentar o colaborador de empresa/filial no seu sistema, de acordo com suas próprias especificações.
Não é possível transferir colaboradores de empresa ou filial entre sistemas de prestadores diferentes. Por exemplo: não é possível movimentar o colaborador que está numa empresa do sistema de prestador "A" para uma empresa do sistema de prestador "B".
Informações contidas em pendências de integração de movimentação de empresa/filial
Pendências de integração referentes a movimentação de empresa ou filial são identificadas pelo parâmetro integrationType, podendo ter um dos seguintes valores:
HISTORICAL_COMPANY
(Empresa)HISTORICAL_COMPANY_BRANCH
(Filial)
Entre outros dados nestas pendências, estão os parâmetros descritos na tabela abaixo. Estes parâmetros são dedicados às informações sobre a movimentação:
Parâmetro | Descrição |
---|---|
providerCompanyIdentification | Código da empresa de destino no sistema do prestador SST |
company | Entidade com informações da empresa de destino do colaborador |
companyBranch | Entidade com informações da filial de destino do colaborador |
employeeType | Tipo do colaborador na empresa/filial de destino |
code | Código do colaborador na empresa/filial de destino |
providerPreviousCompanyIdentification | Código da empresa de origem no sistema do prestador SST |
previousCompany | Entidade com informações da empresa de origem do colaborador |
previousCompanyBranch | Entidade com informações da filial de origem do colaborador |
previousEmployeeType | Tipo do colaborador na empresa/filial de origem |
previousCode | Código do colaborador na empresa/filial de origem |
Eventos de SST do eSocial
Os eventos do eSocial (XML) gerados pelo prestador SST devem ser enviados à XPlatform através do da API desenvolvida.
Atualmente, os seguintes eventos do eSocial são reconhecidos para envio pelo módulo Integrador SST:
- S-2210 - Comunicação de Acidente de Trabalho
- S-2220 - Monitoramento da Saúde do Trabalhador
- S-2221 - Exame Toxicológico do Motorista Profissional Empregado
- S-2240 - Condições Ambientais do Trabalho - Fatores de Risco
- S-3000 - Exclusão de Eventos
Os arquivos XML devem ser enviados individualmente (um a um). Cada XML enviado é validado, conforme estrutura e atributos do seu leiaute, antes de ser enviado ao Governo. Caso o XML esteja inválido, ele não será considerado para envio ao Governo.
O retorno dos eventos do eSocial (XML) enviados à XPlatform e que foram encaminhados ao Governo, são devolvidos ao sistema do prestador SST por meio da API.
Na sua API, você deve desenvolver as seguintes ações:
- Enviar os eventos do eSocial (XML) para o Integrador SST da Senior.
- Receber o resultado da validação dos eventos do eSocial (XML) que foram enviados ao Integrador SST da Senior.
- Receber o número do recibo e críticas/erros dos eventos do eSocial retornados pelo governo, e gravar essa informação no sistema do prestador SST.
Integração de pendências de exclusão
O Integrador SST gerencia as pendências de exclusão de:
- Admissão (disponível para todos os sistemas de prestadores homologados)
- Históricos (movimentações) (disponível somente para prestadores que usam o sistema RS Data)
- Demissão (reintegração) (disponível somente para prestadores que usam o sistema RS Data)
Essas pendências são geradas com tipo de operação igual a exclusão, mas elas não excluem o registro diretamente do sistema do prestador. As pendências de exclusão apenas informam que um registro foi excluído do HCM XT, e então cada sistema de prestador decide a ação a ser tomada. Ao receber a pendência, o prestador pode optar entre inativar ou excluir o colaborador do seu sistema.
Este comportamento dá um controle maior ao sistema do prestador sobre o que ocorre com os históricos pelo sistema de folha. O prestador ganha mais autonomia e flexibilidade para criar suas regras para registros excluídos, pois recebe o sinal da exclusão e toma suas providências em cima disso, conforme suas próprias necessidades de negócio.
Confira a seguir como funciona cada tipo de pendência de exclusão:
Quando uma admissão é excluída no HCM XT, uma pendência de integração de admissão é gerada para o Integrador SST, com tipo de operação igual a exclusão.
Um exemplo comum ocorre quando um colaborador é admitido, mas, por algum motivo, não comparece ao trabalho e desiste da vaga. Nesse caso, a admissão é excluída do sistema de origem e o Integrador SST envia uma pendência de exclusão ao sistema do prestador SST. O sistema do prestador, por sua vez, define o que deve ser feito. Ou seja, a pendência informa que a admissão foi excluída e cada sistema de prestador decide a ação a ser tomada.
No caso da admissão, é comum que o número de colaboradores ativos seja um critério de cobrança nos sistemas de prestadores. Assim, quando o prestador receber uma pendência de admissão do tipo exclusão, ele poderá optar entre excluir ou inativar o colaborador no seu sistema.
Observação
As pendências de exclusão de históricos estão disponíveis somente para prestadores que usam o sistema RS Data.
Quando um histórico é excluído no HCM XT, uma pendência de integração da movimentação é gerada com tipo de operação igual a exclusão.
Ao excluir o histórico mais recente do colaborador no HCM XT, uma pendência de integração exclusão é gerada com tipo de operação igual a exclusão.
No detalhamento da pendência, constarão somente os dados de:
- pendências de exclusão
- dados do colaborador, da empresa e filial
- dados do histórico excluído
Não serão enviados os dados de outros históricos, somente do histórico que foi excluído.
Os históricos que podem gerar pendências do tipo exclusão são:
- Empresa
- Filial
- Informações adicionais (aposentadoria especial)
- Categoria do colaborador no eSocial
- Centro de Custo
- Posto de trabalho
- Setor (Local)
- Cargo
- Turno
- Afastamento
- Ambiente de Trabalho
Quando a demissão de um colaborador é excluída no HCM XT por causa de uma reintegração, uma pendência é gerada para o Integrador SST com:
- tipo de integração igual a reintegração
- tipo de operação igual a inclusão
Ou seja, esse tipo de pendência é gerado quando qualquer uma destas ações é executada no HCM XT:
- Exclusão de afastamentos do tipo Demitido
- Reintegração por meio da duplicação de cadastro
- Reintegração por meio do botão Readmissão na Ficha Cadastral (FR034FUN)
- Exclusão de rescisão
Para saber mais sobre a reintegração de colaboradores no HCM XT, consulte a documentação do processo de reintegração no manual da versão XT.
Nota
Para consultar as pendências que foram canceladas ou com tipo de operação exclusão, você pode emitir um relatório com as pendências em que isso aconteceu. Isso é feito por meio de filtros na visão dinâmica Integrações dos dados do colaborador (v_integration
Integração de colaboradores desligados (demissão/rescisão)
Quando uma rescisão é feita no sistema de folha, o Integrador SST inativa o colaborador que foi desligado, mas não o remove do sistema. O Integrador SST envia uma pendência de integração dessa rescisão para o sistema do prestador, com tipo de operação igual a alteração. Então, cabe ao sistema do prestador definir como irá abordar os registros de colaboradores inativos.
Se a rescisão for cancelada no sistema de folha depois que o desligamento foi integrado para o sistema do prestador, é preciso fazer o seguinte procedimento:
- reativar manualmente, no sistema do prestador, o registro do colaborador que foi inativado pelo desligamento
- acessar a tela de pendências de integração no Integrador SST e cancelar manualmente a pendência referente à rescisão
Com este procedimento, as próximas alterações que ocorrerem com o colaborador serão integradas normalmente com o sistema do prestador.
A reativação automática de colaboradores não está disponível na integração com os sistemas dos prestadores SST.
Veja também: |