Gestão de Pessoas - senior X - Manual do Usuário > Marcação de Ponto > Modos de uso do Marcação de Ponto 2.0 | HCM

Modos de uso do Marcação de Ponto 2.0 | HCM

Para que o processo de marcação de ponto seja fácil e ágil, o aplicativo Marcação de Ponto 2.0 | HCM dispõe de alguns modos de uso. Confira os detalhes dos modos de uso disponíveis:

Uso Individual

Tem a finalidade de atender colaboradores que possuem acesso a um dispositivo exclusivo para seu uso, permitindo que o registro da marcação de ponto seja realizada e consultada apenas por este usuário.

Este modo é direcionado para colaboradores que utilizaram seu próprio dispositivo pessoal ou um exclusivo da organização para realizar suas marcações de ponto durante sua jornada de trabalho.

Com o individual, o colaborador não necessita realizar login com frequência no aplicativo, possui uso único e particular do aplicativo. Além disso, com este modo de uso, ao abrir o aplicativo o acesso ao botão de marcação de ponto já fica visível e pronto para realizar a marcação, caso o colaborador já tenha realizado a autenticação anteriormente.

A marcação de ponto individual também poderá ser feita pelo acesso web da Plataforma Senior X, quando aplicada as permissões, permitindo que o empregador escolha a melhor maneira (ou mais de uma opção) para seu colaborador registrar o ponto.

Através do modo individual, é possível habilitar as opções de controle específicos da jornada de motoristas profissionais conforme lei 13.103/2015.

Este modo de uso é ideal para colaboradores que marcam ponto no dispositivo pessoal ou em dispositivo exclusivo, que é fornecido pela empresa.

Escolhendo a opção individual, o colaborador terá a oportunidade de vivenciar uma experiência Senior mobile única através do aplicativo Waapi. Neste contexto, as funcionalidades do Painel de Gestão se harmonizam perfeitamente com a Marcação de Ponto, criando uma jornada integrada e eficaz.


Uso coletivo

Possui a finalidade de fornecer, a mais de um colaborador, a possibilidade de realizar a batida de ponto através de um dispositivo compartilhado, geralmente utilizado quando a empresa fornece um dispositivo para um grupo pequeno de colaboradores realizar tarefas em sua jornada de trabalho.

Este modo solicita em todas as marcações, uma forma de identificação dos colaboradores para realizarem a batida que pode ser via senha, NFC (um usuário autenticado e marcação para vários colaboradores) ou QR code (não requer autenticação de nenhum usuário, apenas a leitura dos códigos de identificação). Ao realizar a marcação, se a funcionalidade de foto estiver ativa, o colaborador deverá fazer a captura da foto.

Além disso, com o modo de uso múltiplo, os colaboradores após realizarem a marcação não permanecem autenticados, situação que ocorre no modo de uso individual, restringindo a aplicação à marcação de ponto.

Destacamos que a primeira marcação deve ser realizada de forma online, para que as posteriores fiquem gravadas de maneira offline nesse modo de uso.

É recomendado sua utilização para as seguintes situações:

O modo de uso coletivo substitui a necessidade de equipamentos coletores de ponto (REP-C) para empresas não tem em sua operação a utilização de dispositivos móveis para processos corporativos ou que querem oferecer mais opções para o registro de ponto além do individual.

Acesse a Plataforma Senior X, em Gestão de Pessoas | HCM > Marcação de Ponto 2.0 > Configurações, guia Individual, para habilitar este modo de uso.

O uso coletivo da aplicação mobile requer a identificação do colaborador através de login e senha da Plataforma Senior X, QR Code ou Smart Card (NFC).

Para a aplicação de uso coletivo para desktop a identificação é feita através da leitura biométrica.

Este modo de uso é ideal quando existir a necessidade de compartilhar um dispositivo para marcar o ponto. A autenticação via senha individual é recomendada para um grupo pequeno de usuários. Para utilização de muitos colaboradores no mesmo dispositivo, veja as possibilidades de autenticação NFC e QR code.


  Motorista

Tem a finalidade de oferecer uma ferramenta para colaboradores que possuam contrato de trabalho de motorista, que irá facilitar a gestão de sua jornada de trabalho, permitindo que várias ações específicas da categoria possam ser registradas. As ações realizadas dentro da jornada do colaborador ficam disponíveis para sua consulta, demonstrando o tempo dedicado para cada ação.

Observação

No modo Motorista, também é possivel realizar a marcação com foto. Para isso, a funcionalidade deverá estar ativa e o perfil configurado.

Jornada do Motorista

A jornada do motorista permite um controle do início da jornada, pernoite e pausas (espera, refeição, direção, paradas obrigatórias e saídas não previstas durante a jornada aberta) desses profissionais.

Pernoite

A rotina de pernoite permite ao Gestor e a empresa coletar através do Marcação de Ponto 2.0 se o motorista necessitou de pernoite em sua jornada de trabalho. Ao Ativar o uso de pernoite em modo motorista, será possível disponibilizar aos motoristas a opção de informar ao final da jornada se terá pernoite ou não. Com o parâmetro ativado, a tela Mapa também exibira as informações de pernoites.

Já com o parâmetro Permitir a inclusão de pernoite por parte do motorista ativado será possível o motorista adicionar uma pernoite na tela de listagem de pernoites do aplicativo em jornadas já realizadas. As informações de pernoites são exportadas através da tela Exportação de dados.

Funcionamento

O sistema sincroniza as marcações quando o dispositivo estiver conectado à uma rede de dados. Portanto, quando o colaborador tentar marcar o ponto após 10 horas da primeira marcação realizada no dia, uma mensagem será apresentada questionando se houve um esquecimento da finalização de jornada ou se a jornada foi excedida.

Acesse a Plataforma Senior X, em Gestão de Pessoas | HCM > Marcação de Ponto 2.0 > Configurações para habilitar este modo de uso:

Este modo de uso é indicado para usuários com perfil de motorista, quando é necessário controlar as particularidades deste profissional, como tempo de direção, espera, parada obrigatória, entre outras situações.

Este artigo ajudou você?