Checklist - Gestão de Recrutamento e Seleção
As etapas abaixo estão descritas em um passo a passo de implantação para o módulo Gestão de Recrutamento e Seleção.
Itens |
Ordem |
Responsabilidade |
Etapa |
Necessidade |
Procedimento |
Descrição |
para que a implantação ocorra com sucesso é imprescindível que a ordem exibida no checklist seja seguida; | nome do responsável pela execução da etapa; | são as etapas do processo de implantação; | requisito para realizar a implantação; | procedimentos necessários para executar a etapa. |
Observação
Nas etapas cujo responsável é denominado Senior TI/DevOps, deve-se considerar as seguintes condições: quando a senior X Platform estiver instalada em ambiente privado a etapa deve ser executada pela Senior TI, caso contrário a responsabilidade é do DevOps. Em ambos os casos, é necessário a abertura de um chamado para o Suporte da Senior.
Pré-requisitos
Importante
Para a integração com a versão 6 do Gestão de Pessoas | HCM, recomendamos usar as versões mais atuais dos nossos sistemas e seguir a política descrita na Política do Ciclo de Vida das Versões (PCVV).
Caso precise usar versões anteriores, sugerimos as seguintes versões mínimas: 6.10.1.2, 6.2.35.1, 6.2.34.28 e 6.2.33.92. As versões mínimas são recomendações com base em testes de performance e melhorias realizadas nos sistemas. O uso de outras versões não necessariamente impede o funcionamento da solução.
Responsabilidade | Etapa | Necessidade | Procedimento |
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Consultor Senior TI |
Implantação do Painel de Gestão |
Instalar Integrador - HCM Verificar pré-requisitos Efetuar implantação do módulo |
Documentações dos processos: |
Senior TI |
Instalação da senior X Platform |
Verificar pré -requisitos Verificar plataformas homologadas Integrar ambiente G5/G6 à senior X Platform |
Documentações dos processos: Pré-requisitos para instalação da senior X Platform no ambiente híbrido e no ambiente cloud Instalação do Ambiente híbrido |
Consultor/Administrador |
Configurar informações no SeniorConfigCenter |
Configurar informações para a integração entre os módulos on premise do Gestão de Pessoas | HCM e os módulos do senior X Platform, como o Gestão de Recrutamento. |
Configurar informações no SeniorConfigCenter. Documentação do processo: |
Cliente |
Informar as etapas que o cliente utilizará no processo de recrutamento e seleção |
Definir o modelo de etapas vigente |
Cliente deve informar ao consultor as etapas usadas no processo de recrutamento e seleção |
Cliente |
Informar o fluxo que o cliente utilizará no processo de requisição de pessoal |
Definir o fluxo usado no processo de requisição de pessoal |
Cabe ao consultor orientar o cliente |
Cliente |
Identificar a necessidade de importar os currículos do RS on premise (opcional) |
Quando o cliente possuir o módulo on premise nativo da Senior implantado, ele deve informar se é necessário importar os currículos — definindo quais deles deverão ser importados para o Gestão de Recrutamento e Seleção. Importante A carga de currículos somente poderá ser realizada uma única vez no início da implantação. O cliente deverá definir junto com o consultor a estratégia da implantação do portal de candidatos e da integração destes currículos. |
Os fluxos que devem ser executados no Integrador HCM referente à carga de currículos, são:
É importante validar na base de dados da versão On Premise se há informações nos campos abaixo da tabela R122CEX. Caso estes campos estiverem nulos ou inválidos, ocorrerá erro na integração:
No módulo on premise, a experiência profissional é composta por duas tabelas:
É possível informar a empresa anterior (R122CEA) sem incluir o cargo (R122CEC). Já no módulo Gestão de Recrutamento e Seleção essa opção não é possível: ao inserir uma experiência profissional, o título do cargo anterior é obrigatório. Experiências profissionais incompletas (sem cargo informado) não serão migradas. Caso deseje migrar estas informações, será necessário inserir um cargo para cada empresa anterior. |
Cliente |
Gerar chaves e segredos das redes sociais (Facebook e LinkedIn) (opcional) |
Para fazer o login com as redes sociais é necessário gerar uma key e um secret configurando um app para cada rede social. Cadastrar as URLs abaixo no app das redes sociais:
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Para configurar o app, gerar a key e o secret, consulte a documentação oficial de cada uma das redes sociais: Importante As URLs devem ser informadas na guia Auth, em OAuth 2.0 settings > Redirect URLs A key e o secret gerados estão localizados na guia Auth, em Application credentials, nos campos Client ID e Client Secret. Verifique se o Linkedin está com as permissões OAuth 2.0 scopes, Permissions your app can request from users, r emailaddress, r_liteprofile e w member social. Para adicionar permissões, é necessário editar a aplicação no portal Linkedin Developers. Acesse Products e selecione a opção Sign in with LinkedIn. Depois, selecione Share on Linkedin. Importante É necessário ativar o status do aplicativo, situado no topo da página. No meu Configurações > Avançado, em Segurança, configurar Exigir Chave Secreta do Aplicativo e Exigir reautorização de 2 fatores para Não e Permitir acesso da API às configurações do aplicativo para Sim. Na seção de produtos, adicionar Login do Facebook e realizar as seguintes configurações: • ativar as opções Login no OAuth do cliente e Login do OAuth na Web; • informar as URLs no campo URIs de redirecionamento do OAuth válidos. A key e o secret gerados estão localizados no menu Configurações > Básico, campos ID do Aplicativo e Chave Secreta do Aplicativo. |
Checklist de Implantação
Responsabilidade | Etapa | Necessidade | Procedimento | ||
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Consultor |
Validar se o módulo Gestão de Recrutamento e Seleção está ativo no tenant |
Acessar o dashboard do integrador HCM e validar se o módulo Gestão de Recrutamento e Seleção está habilitado para realização da ativação e carga de dados. Caso o módulo não esteja disponível, deve-se procurar o Gerente de Projeto ou realizar a inclusão do módulo no cadastro de inquilinos.
Ao incluir o módulo Gestão de Recrutamento no cadastro de inquilinos, as seguintes funcionalidades serão liberadas:
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A solicitação para utilização do módulo deve ser realizada via Sara Para saber mais sobre o procedimento, consulte a documentação de criação de tenants no manual da plataforma
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Consultor/ Administrador |
Executar os fluxos no Integrador HCM |
Considerando que a carga inicial da base do Painel de Gestão já tenha sido executada, é necessário que os fluxos abaixo sejam reexecutados: • Atendentes, Fluxos de histórico que devem ser executados novamente:
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Integrador | ||
Consultor/Administrador |
Parametrizar a utilização do Gestão de Recrutamento e Seleção |
Habilitar o parâmetro que permite a utilização do módulo Gestão de Recrutamento e Seleção, incluindo novas telas para encaminhar a Requisição de Pessoal e realizar o gerenciamento das vagas, do cadastro à aprovação do candidato no processo seletivo. |
1. Para o Gestão do Recrutamento:
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Consultor/Administrador | Parametrizar o acesso ao portal de vagas da Mindsight através da utilização do LinkedIn Jobboard. | Habilitar o parâmetro que permite o envio das vagas publicadas no LinkedIn para o portal da Mindsight (Exclusivo para clientes que utilizam o Front-End da Mindsight) |
Como o usuário Administrador do tenant deve acessar a plataforma senior X: 1. Para o Gestão de Recrutamento e Seleção: Tecnologia > Configuração > Por tenant > Selecionar o tenant do cliente > Em Domínios e Serviços selecionar o domínio "hcm" e o serviço "jobboardintegration" > Aba "Sistema" > Campo "URL customizada para acesso ao portal do candidato através do LinkedIn", alterar o valor do campo para a URL de acesso do tenant em questão, seguindo o padrão https://exemplo.com.br/usuarioMind/{0}, onde {0} deve estar presente para ser substituído pelo identificador da vaga a ser publicada. |
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Consultor/Administrador | Configurar o código de vaga para o tenant do cliente | No módulo Gestão de Recrutamento e Seleção é obrigatório o uso de códigos nas vagas. |
Na documentação do processo, verificar o item: Definir o número inicial do código da requisição de pessoal/vaga. |
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Consultor/Administrador |
Customizar Logos e cores |
Solicitar ao cliente a identidade visual que será disponibilizada na senior X Platform |
Documentação do processo: |
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Consultor/ Administrador |
Desabilitar a sincronia |
É necessário desabilitar a sincronia com o integrador do HCM. É importante deixar a sincronia desabilitada até que o passo: Executar a carga do HCM para o Recrutamento e Seleção seja executado com sucesso. |
Documentação do processo: |
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Consultor/Administrador | Executar a carga do HCM para o Gestão de Recrutamento e Seleção |
Acessar a tela do facilitador de implantação, a fim de executar a carga de dados do HCM para o Gestão de Recrutamento e Seleção. Importante:
1. Antes de executar a carga é necessário desabilitar a sincronia no integrador do HCM. 3. Confira sempre a Situação da carga em Gestão de Recrutamento e Seleção > Implantação > Facilitador de implantação. |
Para realizar a ação, é necessário clicar no botão Executar a carga. Documentação do processo |
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Consultor/Administrador | Conferir os dados da carga executada | Conferir o resultado da execução da carga de dados, e, em caso de inconsistências, entrar em contato com o Suporte da Senior. | Acessar a tela do facilitador de implantação para a conferência. | ||
Consultor/Administrador | Habilitar a sincronia | Necessário habilitar a sincronia no integrador do HCM. |
Documentação do processo: |
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Consultor/Administrador | Efetivação Candidato | Quando o candidato é efetivado no Gestão de Recrutamento, porém no momento de efetivá-lo no Administração de Pessoal, ocorre o erro. |
É necessário possuir um registro na tabela R126DEF para que a efetivação funcione corretamente. Para inserir esse registro, execute o comando insert abaixo. Importante Antes do Insert abaixo, é necessário aplicar também um SELECT na tabela R126, para validar a existência de registros no banco de dados. É ideal que o SELECT na tabela R126DEF retorne um registro, portanto, trata-se de um SELECT preventivo - para que apenas um novo registro seja inserido e não cause um conflito entre os campos da tabela R126DEF. INSERT
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Consultor/Administrador |
Configurar papéis e permissões |
Conhecer os papéis padrão |
Documentação do processo: Gestão dos papéis e permissões Documentação dos papéis do Gestão de Recrutamento e Seleção |
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Consultor/Administrador/RH |
Configurações do portal do candidato |
Definir os campos do currículo que precisam ser preenchidos para a candidatura da vaga |
Documentação do processo: |
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Consultor/Administrador/RH |
Definir o modelo de etapas |
Definir o modelo de etapas a ser usado no processo de seleção |
Com base no pré-requisito "Informar as etapas que o cliente utilizará no processo de recrutamento e seleção", cadastrar o modelo de etapas vigente. Documentação do processo: |
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Consultor |
Obter nome e domínio do Tenant G7 |
Obter nome e domínio do Tenant G7 |
Consultar em Tecnologia > Administração > Gestão dos Tenants > Configurar > Nome do tenant > Configurações. O nome do tenant está descrito no campo Inquilino e o domínio do tenant no campo Domínio. |
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Consultor/ Administrador |
Informar link para o Portal do candidato |
Possuir nome e domínio do Tenant G7 Ao optar em filtrar as vagas por empresa, será necessário utilizar a URL com o parâmetro codigo_empresa. O código da empresa pode ser consultado na visão dinâmica Empresa, pela view: v_company Importante O código da empresa informado não corresponde a mesma informação do módulo On Premise. O filtros das vagas no Portal do Candidato é realizado de acordo com o local de criação das vagas. E as vagas criadas no vacancymanagement, versão atualizada do módulo, são filtradas pela empresa informada no cadastro da vaga, na guia Contrato de trabalho. |
https://platform.senior.com.br/hcmrs/hcm/curriculo/?tenant=nome_do_tenant&tenantdomain=dominio_do_tenant#!/vacancies/list Exemplo: https://platform.senior.com.br/hcmrs/hcm/curriculo/?tenant=senior&tenantdomain=senior.com.br#!/vacancies/list ou https://platform.senior.com.br/hcmrs/hcm/curriculo/?tenant=nome_do_tenant&tenantdomain=dominio_do_tenant#!/vacancies/list?hq=codigo_empresa Exemplo: https://platform.senior.com.br/hcmrs/hcm/curriculo/?tenant=senior&tenantdomain=senior.com.br#!/vacancies/list?hq=9A87EC37F4FD4F65A6CDC6F59C2853E5 |
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Consultor/Administrador/RH | Configurar os processos de negócio (opcional) | Realizar as configurações referentes aos processos do módulo. |
Documentação do processo: |
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Consultor/Administrador/RH |
Definir o fluxo de requisição de pessoal (opcional) |
Definir os passos do fluxo e os responsáveis pelas aprovações no processo de requisição de pessoal. |
Com base no pré-requisito "Informar o fluxo que o cliente utilizará no processo de requisição de pessoal", cadastrar os fluxos de aprovação de requisição de pessoal para aumento de quadro e substituição. Documentação do processo: |
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TI do cliente |
Redirecionar site institucional para o Portal do candidato (opcional) |
Redirecionar site institucional para o Portal do candidato no módulo Gestão de Recrutamento |
O TI do cliente deve disponibilizar o link no site institucional para o Portal do candidato, utilizando a URL informada pelo Consultor/Administrador na etapa "Informar link para o Portal do candidato". Por exemplo, a página de carreiras da Senior (http://www.senior.com.br/carreiras/) possui link para o Portal do candidato. |
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Consultor/Administrador |
Configurar abrangências (opcional) |
Configurar as abrangências para definir as visualizações de cada papel. A abrangência configurada será aplicada no processo do gerenciamento das vagas - vacancymanagement. |
Documentação do processo:
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Consultor/Administrador |
Configurar redes sociais (opcional) |
Key e secret para realizar o login com as redes sociais |
Informar os campos de key e secret em: Tecnologia > Configuração > Por Tenant > Domínios e serviços > Platform > externalusers > Guia Sistema • LinkedIn: campos Linkedin key e Linkedin secret • Facebook: campos Facebook key e Facebook secret Quando a key e o secret da rede social não estiverem configurados, as funcionalidades de realizar o login e importar dados não são exibidas. Não é necessário configurar a key e o secret das redes sociais para exibir a opção para compartilhar uma vaga via LinkedIn/Facebook, exibida no Portal do candidato nos detalhes de uma oportunidade e na lista de vagas pela seniorX Platform. |
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Consultor/ Administrador |
Configurar a base de dados de relatórios (opcional) |
Disponibilizar informações do módulo para serem usadas pelas visões dinâmicas e relatórios personalizados. Importante Somente necessário realizar essa ação quando o cliente utilizar as visões dinâmicas. |
Caso o Status de algum dos serviços seja apresentado como Schema vazio, não foram encontradas views, é necessário realizar o seguinte procedimento: 2. Depois, retorne para Tecnologia > Administração > Base de Dados de Relatórios > Habilitar Relatório; 3. Clique no botão Atualizar base de dados; 4. Selecione a opção Atualizar lista de serviços participantes; 5. Clique no botão Atualizar. Observação: O banco de dados de relatórios estará indisponível enquanto ocorrer a atualização da base. Atenção: taxas extras podem ser aplicadas para a criação da base de dados de relatórios. |
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Consultor/Administrador | Habilitar a integração com empresas fornecedoras de testes para o módulo Gestão de Recrutamento e Seleção (opcional) |
Realizar as configurações necessárias para integrar o módulo ao sistema de empresas terceiras, caso o cliente pretenda integrar o módulo da Senior com algum outro parceiro de testes |
Documentação do processo: |
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Consultor/Administrador | Habilitar a integração com o módulo Quadro de vagas, oriundo do Gestão de Pessoas | HCM (versão 6), para que o saldo de vagas seja apresentado durante o envio das requisições de pessoal para aprovação e cadastramento de vagas no Gestão de Recrutamento e Seleção (opcional) |
Realizar as configurações necessárias para a integração com o Quadro de vagas e executar a carga de integração (das requisições de pessoal e vagas) da G7 para a G5 |
Documentações do processo: |
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Consultor/Administrador | Habilitar a integração com o produto Colabbe, para que no momento da aprovação dos candidatos nas vagas, o convite da pré-admissão seja enviado ao candidato. (opcional) | Realizar as configurações necessárias para a integração com Colabbe. |
Documentações do processo: |
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Consultor/Administrador |
Habilitar a integração do exame médico com módulo medicina. (opcional) |
Realizar as configurações necessárias para a integração do exame médico com módulo medicina. |
Documentações do processo: Configurações por Tenant - Gestão de Recrutamento e Seleção, item Integração com a área médica. |
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Consultor/Administrador/RH | Configurar CPF como obrigatório no Portal do Candidato (opcional) | Configuração necessária somente quando o cliente adquirir o módulo Admissão Digital - Colabbe |
Documentação da etapa: |
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Consultor/Administrador | Configurar o recebimento de notificações por e-mail (opcional) | Preencher todos os campos do SMTP |
Os campos que devem ser preenchidos na implantação estão em: Tecnologia > Configuração > Por Tenant > Nome do Tenant > Domínios e Serviços > Platform > Notifications > botão Editar > guia Sistema.
Esta configuração é opcional porquê o Serviço de Notificações da senior X Platform já utiliza, por padrão, o servidor de e-mails da própria Senior. |
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Consultor/Administrador | Configurar o sistema para a versão em espanhol (opcional) |
Certificar que a empresa dos colaboradores que usarão o sistema está configurado como Colombia, através do parâmetro do Portal do Candidato. |
Documentação da etapa: |