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Checklist - Gestão de Recrutamento e Seleção

As etapas abaixo estão descritas em um passo a passo de implantação para o módulo Gestão de Recrutamento e Seleção.

Itens

Ordem

Responsabilidade

Etapa

Necessidade

Procedimento

Descrição

para que a implantação ocorra com sucesso é imprescindível que a ordem exibida no checklist seja seguida; nome do responsável pela execução da etapa; são as etapas do processo de implantação; requisito para realizar a implantação; procedimentos necessários para executar a etapa.

Observação

Nas etapas cujo responsável é denominado Senior TI/DevOps, deve-se considerar as seguintes condições: quando a senior X Platform estiver instalada em ambiente privado a etapa deve ser executada pela Senior TI, caso contrário a responsabilidade é do DevOps. Em ambos os casos, é necessário a abertura de um chamado para o Suporte da Senior.

Pré-requisitos

Importante

Para a integração com a versão 6 do Gestão de Pessoas | HCM, recomendamos usar as versões mais atuais dos nossos sistemas e seguir a política descrita na Política do Ciclo de Vida das Versões (PCVV).

Caso precise usar versões anteriores, sugerimos as seguintes versões mínimas: 6.10.1.2, 6.2.35.1, 6.2.34.28 e 6.2.33.92. As versões mínimas são recomendações com base em testes de performance e melhorias realizadas nos sistemas. O uso de outras versões não necessariamente impede o funcionamento da solução.

Responsabilidade Etapa Necessidade Procedimento

Consultor

Senior TI

Implantação do Painel de Gestão

Instalar Integrador - HCM

Verificar pré-requisitos

Efetuar implantação do módulo

Documentações dos processos:

Integrador - HCM

Pré-Requisitos

Implantação do Painel de Gestão

Senior TI

Instalação da senior X Platform

Verificar pré -requisitos

Verificar plataformas homologadas

Integrar ambiente G5/G6 à senior X Platform

Documentações dos processos:

Pré-requisitos para instalação da senior X Platform no ambiente híbrido e no ambiente cloud

Instalação do Ambiente híbrido

Consultor/Administrador

Configurar informações no SeniorConfigCenter

Configurar informações para a integração entre os módulos on premise do Gestão de Pessoas | HCM e os módulos do senior X Platform, como o Gestão de Recrutamento.

Configurar informações no SeniorConfigCenter.

Documentação do processo:

Integração

Cliente

Informar as etapas que o cliente utilizará no processo de recrutamento e seleção

Definir o modelo de etapas vigente

Cliente deve informar ao consultor as etapas usadas no processo de recrutamento e seleção

Cliente

Informar o fluxo que o cliente utilizará no processo de requisição de pessoal

Definir o fluxo usado no processo de requisição de pessoal

Cabe ao consultor orientar o cliente

Cliente

Identificar a necessidade de importar os currículos do RS on premise (opcional)

Quando o cliente possuir o módulo on premise nativo da Senior implantado, ele deve informar se é necessário importar os currículos — definindo quais deles deverão ser importados para o Gestão de Recrutamento e Seleção.

Importante

A carga de currículos somente poderá ser realizada uma única vez no início da implantação. O cliente deverá definir junto com o consultor a estratégia da implantação do portal de candidatos e da integração destes currículos.

Os fluxos que devem ser executados no Integrador HCM referente à carga de currículos, são:

  • Informações básicas dos currículos;
  • Cargos e áreas pretendidas dos currículos;
  • Contatos telefônicos dos currículos;
  • Formação acadêmicas dos currículos;
  • Experiências profissionais dos currículos;
  • Proficiência em idiomas dos currículos.

É importante validar na base de dados da versão On Premise se há informações nos campos abaixo da tabela R122CEX. Caso estes campos estiverem nulos ou inválidos, ocorrerá erro na integração:

  • Nome (nomcan);
  • E-mail (emacan);
  • Gênero (tipsex).

No módulo on premise, a experiência profissional é composta por duas tabelas:

  • Dados da empresa anterior - R122CEA;
  • Dados dos cargos anteriores - R122CEC.

É possível informar a empresa anterior (R122CEA) sem incluir o cargo (R122CEC). Já no módulo Gestão de Recrutamento e Seleção essa opção não é possível: ao inserir uma experiência profissional, o título do cargo anterior é obrigatório.

Experiências profissionais incompletas (sem cargo informado) não serão migradas. Caso deseje migrar estas informações, será necessário inserir um cargo para cada empresa anterior.

Cliente

Gerar chaves e segredos das redes sociais (Facebook e LinkedIn) (opcional)

Para fazer o login com as redes sociais é necessário gerar uma key e um secret configurando um app para cada rede social.

Cadastrar as URLs abaixo no app das redes sociais:

  • https://platform.senior.com.br:9443/commonauth
  • https://platform.senior.com.br/commonauth
  • https://hcm.senior.com.br
  • https://platform.senior.com.br:443/commonauth

Para configurar o app, gerar a key e o secret, consulte a documentação oficial de cada uma das redes sociais:

Importante

As URLs devem ser informadas na guia Auth, em OAuth 2.0 settings > Redirect URLs

A key e o secret gerados estão localizados na guia Auth, em Application credentials, nos campos Client ID e Client Secret.

Verifique se o Linkedin está com as permissões OAuth 2.0 scopes, Permissions your app can request from users, r emailaddress, r_liteprofile e w member social.

Para adicionar permissões, é necessário editar a aplicação no portal Linkedin Developers. Acesse Products e selecione a opção Sign in with LinkedIn. Depois, selecione Share on Linkedin.

Importante

É necessário ativar o status do aplicativo, situado no topo da página.

No meu Configurações > Avançado, em Segurança, configurar Exigir Chave Secreta do Aplicativo e Exigir reautorização de 2 fatores para Não e Permitir acesso da API às configurações do aplicativo para Sim.

Na seção de produtos, adicionar Login do Facebook e realizar as seguintes configurações:

• ativar as opções Login no OAuth do cliente e Login do OAuth na Web;

• informar as URLs no campo URIs de redirecionamento do OAuth válidos.

A key e o secret gerados estão localizados no menu Configurações > Básico, campos ID do Aplicativo e Chave Secreta do Aplicativo.

Checklist de Implantação

Responsabilidade Etapa Necessidade Procedimento

Consultor

Validar se o módulo Gestão de Recrutamento e Seleção está ativo no tenant

Acessar o dashboard do integrador HCM e validar se o módulo Gestão de Recrutamento e Seleção está habilitado para realização da ativação e carga de dados. Caso o módulo  não esteja disponível, deve-se procurar o Gerente de Projeto ou realizar a inclusão do módulo no cadastro de inquilinos.

 

Ao incluir o módulo Gestão de Recrutamento no cadastro de inquilinos, as seguintes funcionalidades serão liberadas:

  • fluxos de integração de candidatos externos no Integrador - HCM;
  • criação automática da vaga após a aprovação de uma requisição de pessoal.

A solicitação para utilização do módulo deve ser realizada via Sara

Para saber mais sobre o procedimento, consulte a documentação de criação de tenants no manual da plataforma


Consultor/
Administrador
Executar os fluxos no Integrador HCM

Considerando que a carga inicial da base do Painel de Gestão já tenha sido executada, é necessário que os fluxos abaixo sejam reexecutados:

• Atendentes,
• Vínculos de Trabalho,
• Rateios,
• Classes da Escala,
• Centro de Custos,
• Escalas (Turnos),
• Cargos,
• Departamentos (Locais).

Fluxos de histórico que devem ser executados novamente:
• Histórico de Cargo,
• Histórico de Filial,
• Histórico de Posto,
• Histórico de Centro de Custos,
• Histórico de Local do colaborador,
• Histórico de Escalas,
• Histórico de Vínculos.

Integrador

Consultor/Administrador

Parametrizar a utilização do Gestão de Recrutamento e Seleção

Habilitar o parâmetro que permite a utilização do módulo Gestão de Recrutamento e Seleção, incluindo novas telas para encaminhar a Requisição de Pessoal e realizar o gerenciamento das vagas, do cadastro à aprovação do candidato no processo seletivo.


Como o usuário Administrador do tenant deve acessar a plataforma senior X:

1. Para o Gestão do Recrutamento:
Tecnologia > Configuração > Por tenant > Selecionar o tenant do cliente > Em Domínios e Serviços selecionar o domínio "hcm" e o serviço "recruitment" > Aba "Sistema" > Campo Habilitar o Gestão de Vagas 2019, alterar o valor do campo para Verdadeiro.


2. Para o Gestão de Recrutamento e Seleção:
Tecnologia > Configuração > Por tenant > Selecionar o tenant do cliente > Em Domínios e Serviços selecionar o domínio "hcm" e o serviço "vacancymanagement" > Aba "Sistema" > Campo Habilitar o Gestão de Vagas 2019, alterar o valor do campo para Verdadeiro."

Consultor/Administrador Parametrizar o acesso ao portal de vagas da Mindsight através da utilização do LinkedIn Jobboard. Habilitar o parâmetro que permite o envio das vagas publicadas no LinkedIn para o portal da Mindsight (Exclusivo para clientes que utilizam o Front-End da Mindsight)

Como o usuário Administrador do tenant deve acessar a plataforma senior X:

1. Para o Gestão de Recrutamento e Seleção:

Tecnologia > Configuração > Por tenant > Selecionar o tenant do cliente > Em Domínios e Serviços selecionar o domínio "hcm" e o serviço "jobboardintegration" > Aba "Sistema" > Campo "URL customizada para acesso ao portal do candidato através do LinkedIn", alterar o valor do campo para a URL de acesso do tenant em questão, seguindo o padrão https://exemplo.com.br/usuarioMind/{0}, onde {0} deve estar presente para ser substituído pelo identificador da vaga a ser publicada.

Consultor/Administrador Configurar o código de vaga para o tenant do cliente No módulo Gestão de Recrutamento e Seleção é obrigatório o uso de códigos nas vagas.
Na documentação do processo, verificar o item: Definir o número inicial do código da requisição de pessoal/vaga.

Consultor/Administrador

Customizar Logos e cores

Solicitar ao cliente a identidade visual que será disponibilizada na senior X Platform

Documentação do processo:

Logos e cores

Consultor/
Administrador
Desabilitar a sincronia

É necessário desabilitar a sincronia com o integrador do HCM.

É importante deixar a sincronia desabilitada até que o passo: Executar a carga do HCM para o Recrutamento e Seleção seja executado com sucesso.

Documentação do processo:

Integrador - HCM

Consultor/Administrador Executar a carga do HCM para o Gestão de Recrutamento e Seleção

Acessar a tela do facilitador de implantação, a fim de executar a carga de dados do HCM para o Gestão de Recrutamento e Seleção.

Importante:

1. Antes de executar a carga é necessário desabilitar a sincronia no integrador do HCM.

2. O acesso às telas do Gestão de Recrutamento e Seleção deve ocorrer somente após a execução completa da carga.

3. Confira sempre a Situação da carga em Gestão de Recrutamento e Seleção > Implantação > Facilitador de implantação.

3. Caso ocorra alguma erro durante o processo de execução da carga, não siga os próximos passos. Contate o Administrador do sistema para verificar os erros pendentes da execução da carga.

Para realizar a ação, é necessário clicar no botão Executar a carga.

Documentação do processo

Executar a carga de dados

Consultor/Administrador Conferir os dados da carga executada Conferir o resultado da execução da carga de dados, e, em caso de inconsistências, entrar em contato com o Suporte da Senior. Acessar a tela do facilitador de implantação para a conferência.
Consultor/Administrador Habilitar a sincronia Necessário habilitar a sincronia no integrador do HCM.

Documentação do processo:

Integrador - HCM

Consultor/Administrador Efetivação Candidato Quando o candidato é efetivado no Gestão de Recrutamento, porém no momento de efetivá-lo no Administração de Pessoal, ocorre o erro.

É necessário possuir um registro na tabela R126DEF para que a efetivação funcione corretamente. Para inserir esse registro, execute o comando insert abaixo.

Importante

Antes do Insert abaixo, é necessário aplicar também um SELECT na tabela R126, para validar a existência de registros no banco de dados. É ideal que o SELECT na tabela R126DEF retorne um registro, portanto, trata-se de um SELECT preventivo - para que apenas um novo registro seja inserido e não cause um conflito entre os campos da tabela R126DEF.

Consultor/Administrador

Configurar papéis e permissões

Conhecer os papéis padrão

Documentação do processo:

Gestão dos papéis e permissões

Documentação dos papéis do Gestão de Recrutamento e Seleção

Papéis e permissões

Consultor/Administrador/RH

Configurações do portal do candidato

Definir os campos do currículo que precisam ser preenchidos para a candidatura da vaga

Documentação do processo:

Configurar o portal do candidato

Consultor/Administrador/RH

Definir o modelo de etapas

Definir o modelo de etapas a ser usado no processo de seleção

Com base no pré-requisito "Informar as etapas que o cliente utilizará no processo de recrutamento e seleção", cadastrar o modelo de etapas vigente.

Documentação do processo:

Gerenciar os modelos de etapas

Consultor

Obter nome e domínio do Tenant G7

Obter nome e domínio do Tenant G7

Consultar em Tecnologia > Administração > Gestão dos Tenants > Configurar > Nome do tenant > Configurações.

O nome do tenant está descrito no campo Inquilino e o domínio do tenant no campo Domínio.

Consultor/
Administrador

Informar link para o Portal do candidato

Possuir nome e domínio do Tenant G7

Ao optar em filtrar as vagas por empresa, será necessário utilizar a URL com o parâmetro codigo_empresa. O código da empresa pode ser consultado na visão dinâmica Empresa, pela view: v_company

Importante

O código da empresa informado não corresponde a mesma informação do módulo On Premise.

O filtros das vagas no Portal do Candidato é realizado de acordo com o local de criação das vagas.

As vagas criadas no recruitment, ou seja, na versão original do módulo Gestão de Recrutamento e Seleção, são filtradas pela empresa do solicitante da vaga.

E as vagas criadas no vacancymanagement, versão atualizada do módulo, são filtradas pela empresa informada no cadastro da vaga, na guia Contrato de trabalho.

https://platform.senior.com.br/hcmrs/hcm/curriculo/?tenant=nome_do_tenant&tenantdomain=dominio_do_tenant#!/vacancies/list

Exemplo:

https://platform.senior.com.br/hcmrs/hcm/curriculo/?tenant=senior&tenantdomain=senior.com.br#!/vacancies/list

ou

https://platform.senior.com.br/hcmrs/hcm/curriculo/?tenant=nome_do_tenant&tenantdomain=dominio_do_tenant#!/vacancies/list?hq=codigo_empresa

Exemplo:

https://platform.senior.com.br/hcmrs/hcm/curriculo/?tenant=senior&tenantdomain=senior.com.br#!/vacancies/list?hq=9A87EC37F4FD4F65A6CDC6F59C2853E5

Consultor/Administrador/RH Configurar os processos de negócio (opcional) Realizar as configurações referentes aos processos do módulo.

Documentação do processo:

Gestão de Recrutamento e Seleção

Consultor/Administrador/RH

Definir o fluxo de requisição de pessoal (opcional)

Definir os passos do fluxo e os responsáveis pelas aprovações no processo de requisição de pessoal.

Com base no pré-requisito "Informar o fluxo que o cliente utilizará no processo de requisição de pessoal", cadastrar os fluxos de aprovação de requisição de pessoal para aumento de quadro e substituição.

Documentação do processo:

Fluxo de requisição de pessoal

TI do cliente

Redirecionar site institucional para o Portal do candidato (opcional)

Redirecionar site institucional para o Portal do candidato no módulo Gestão de Recrutamento

O TI do cliente deve disponibilizar o link no site institucional para o Portal do candidato, utilizando a URL informada pelo Consultor/Administrador na etapa "Informar link para o Portal do candidato".

Por exemplo, a página de carreiras da Senior (http://www.senior.com.br/carreiras/) possui link para o Portal do candidato.

Consultor/Administrador

Configurar abrangências (opcional)

Configurar as abrangências para definir as visualizações de cada papel. A abrangência configurada será aplicada no processo do gerenciamento das vagas - vacancymanagement.

Documentação do processo:

Abrangências

Consultor/Administrador

Configurar redes sociais (opcional)

Key e secret para realizar o login com as redes sociais

Informar os campos de key e secret em: Tecnologia > Configuração > Por Tenant > Domínios e serviços > Platform > externalusers > Guia Sistema

• LinkedIn: campos Linkedin key e Linkedin secret

• Facebook: campos Facebook key e Facebook secret

Quando a key e o secret da rede social não estiverem configurados, as funcionalidades de realizar o login e importar dados não são exibidas.

Não é necessário configurar a key e o secret das redes sociais para exibir a opção para compartilhar uma vaga via LinkedIn/Facebook, exibida no Portal do candidato nos detalhes de uma oportunidade e na lista de vagas pela seniorX Platform.

Consultor/
Administrador

Configurar a base de dados de relatórios (opcional)

Disponibilizar informações do módulo para serem usadas pelas visões dinâmicas e relatórios personalizados.

Importante

Somente necessário realizar essa ação quando o cliente utilizar as visões dinâmicas.

  1. Acesse o menu em Tecnologia > Administração > Base de Dados de Relatórios > Habilitar Relatório;
  2. Clique no botão Criar base de dados;
  3. Uma notificação será exibida, confirmando que a base de dados está sendo criada. Assim que for finalizada, será emitida uma notificação com o resultado.
  4. Caso o Status de algum dos serviços seja apresentado como Schema vazio, não foram encontradas views, é necessário realizar o seguinte procedimento:

    1. Acesse a tela do produto, relacionada ao serviço que deseja ativar, a fim de que as respectivas views sejam criadas;

    2. Depois, retorne para Tecnologia > Administração > Base de Dados de Relatórios > Habilitar Relatório;

    3. Clique no botão Atualizar base de dados;

    4. Selecione a opção Atualizar lista de serviços participantes;

    5. Clique no botão Atualizar.

Observação: O banco de dados de relatórios estará indisponível enquanto ocorrer a atualização da base.

Atenção: taxas extras podem ser aplicadas para a criação da base de dados de relatórios.

Consultor/Administrador Habilitar a integração com empresas fornecedoras de testes para o módulo Gestão de Recrutamento e Seleção (opcional)

Realizar as configurações necessárias para integrar o módulo ao sistema de empresas terceiras, caso o cliente pretenda integrar o módulo da Senior com algum outro parceiro de testes

Documentação do processo:

Testes do processo seletivo

Consultor/Administrador Habilitar a integração com o módulo Quadro de vagas, oriundo do Gestão de Pessoas | HCM (versão 6), para que o saldo de vagas seja apresentado durante o envio das requisições de pessoal para aprovação e cadastramento de vagas no Gestão de Recrutamento e Seleção (opcional)

Realizar as configurações necessárias para a integração com o Quadro de vagas e executar a carga de integração (das requisições de pessoal e vagas) da G7 para a G5

Documentações do processo:

Integração com o Quadro de vagas

Integração da G7 para a G5

Consultor/Administrador Habilitar a integração com o produto Colabbe, para que no momento da aprovação dos candidatos nas vagas, o convite da pré-admissão seja enviado ao candidato. (opcional) Realizar as configurações necessárias para a integração com Colabbe.

Documentações do processo:

Habilitar integração com Colabbe

Papéis e Permissões

Consultor/Administrador

Habilitar a integração do exame médico com módulo medicina. (opcional)

Realizar as configurações necessárias para a integração do exame médico com módulo medicina.

Documentações do processo:

Configurações por Tenant - Gestão de Recrutamento e Seleção, item Integração com a área médica.

Consultor/Administrador/RH Configurar CPF como obrigatório no Portal do Candidato (opcional) Configuração necessária somente quando o cliente adquirir o módulo Admissão Digital - Colabbe

Documentação da etapa:

Configurações do Portal do Candidato

Consultor/Administrador Configurar o recebimento de notificações por e-mail (opcional) Preencher todos os campos do SMTP

Os campos que devem ser preenchidos na implantação estão em: Tecnologia > Configuração > Por Tenant > Nome do Tenant > Domínios e Serviços > Platform > Notifications > botão Editar > guia Sistema.

Esta configuração é opcional porquê o Serviço de Notificações da senior X Platform já utiliza, por padrão, o servidor de e-mails da própria Senior.

Consultor/Administrador Configurar o sistema para a versão em espanhol (opcional)

Certificar que a empresa dos colaboradores que usarão o sistema está configurado como Colombia, através do parâmetro do Portal do Candidato.

Documentação da etapa:

Configurações do Portal do Candidato

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