O reconhecimento facial é uma funcionalidade utilizada como complemento para a marcação de ponto, que possibilita identificar e autenticar o colaborador no momento do registro do ponto. O seu objetivo é trazer mais segurança e agilidade na marcação, utilizando recursos do próprio dispositivo móvel.
Transformação digital da marcação de ponto e rotina rápida e fácil.
Segurança
Possibilidade de identificação do colaborador, evitando fraudes e contratempos.
Controle de ponto
Melhoria no controle de ponto dos colaboradores, inclusive para jornadas home office.
Garantia
Segurança de registros confiáveis na marcação do ponto.
Produtividade
Dinamiza processos como lançamento de faltas,detalhamento de banco de horas e outras ações extremamente burocráticas, facilitando o serviço do RH.
Custo-benefício
Baixo custo se comparado com às melhorias do processo interno ou ao corte de gastos prejudiciais à empresa, como processos trabalhistas ou equipamentos de registro de pontos ultrapassados.
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Pré-requisitos
Existem alguns pré-requisitos a serem observados no uso da funcionalidade de reconhecimento facial:
A configuração inicial do reconhecimento facial e a sincronização da tecnologia no acesso após a habilitação do recurso deve ser feita on-line (com conexão à internet), já as marcações de ponto com reconhecimento podem ser efetuadas mesmo off-line (sem conexão à internet) após a conclusão da sincronização.
Ao utilizar essa funcionalidade, é necessário conceder permissão à aplicação para acessar a câmera do dispositivo. Destacamos que a permissão da câmera do dispositivo também afetará os casos em que a captura de imagens do colaborador estiver configurada. Se essa permissão for negada, as marcações serão registradas normalmente, sem foto ou reconhecimento facial no modo individual.
No caso de uso firewall na rede que será utilizada para cadastro da face e marcação de ponto com reconhecimento facial, é necessário liberar os seguintes IPS:
18.229.101.199
54.233.252.10
54.207.203.249
54.94.95.118
Portas HTTPS 443 e 5000
Observação
Para marcação de ponto no modo individual, a indicação é de que seja utilizado o aplicativo Waapi; ele contém a jornada individual e completa do colaborador.
Não é necessário efetuar a contratação do módulo Painel de Gestão para utilizar os recursos do Marcação de Ponto | Senior HCM na aplicação do Waapi.
Para o reconhecimento facial no modo Múltiplo é necessário utilizar o aplicativo Ponto Múltiplo | Senior HCM.
Após a contratação da funcionalidade, as opções de configuração descritas neste manual serão disponibilizadas em até 24 horas.
Configurações iniciais
Para garantir o funcionamento da marcação com reconhecimento facial, é necessário realizar algumas configurações específicas. Consulte as informações detalhadas abaixo:
Para realizar a marcação por reconhecimento facial, é essencial conceder permissões nos papéis atribuídos aos colaboradores da Plataforma Senior X durante o processo inicial de cadastro facial para o reconhecimento. Isso requer que o usuário tenha a permissão a seguir:
A aplicação que será configurada no aplicativo precisa da seguinte permissão no papel em que será inserida:
Recurso
Incluir
Permitir
Visualizar
res://senior.com.br/hcm/pontomobile/facial_auth
X
Essa configuração de permissionamento deve ser feita pelo recurso de Gestão de Papéis da Plataforma Senior X, acessada através do menu Tecnologia > Administração > Autorização > Gestão de Papéis.
O vídeo a seguir demonstra como conceder o permissionamento para realizar a marcação por reconhecimento facial:
Atenção: O vídeo acima está hospedado no YouTube — para visualizá-lo, portanto, é necessário que o acesso ao site citado seja autorizado e liberado pela empresa. Em caso de dúvidas, entre em contato com a equipe responsável pela tecnologia dentro da sua organização.
Para habilitar a marcação por reconhecimento facial em dispositivos móveis, oferecemos duas opções de configuração: uma abordagem geral e outra individual. Essa diferenciação permite configurar uma ativação ampla para todos os colaboradores ou uma abordagem individualizada, conforme necessidade e abrangência do usuário.
Atenção!
Atente-se na hora de realizar as configurações do reconhecimento facial; você pode realizar a configuração para de modo geral e individual. Abaixo, há um detalhamento, que ajudará a entender qual configuração você deve realizar para o seu cenário.
Configuração Geral A Configuração Geral é válida para todos os colaboradores sem uma configuração individual específica. Quando essa configuração é habilitada, ela também se aplica automaticamente aos novos colaboradores integrados à aplicação.
Configuração Individual A configuração individual serve para diferenciar as particularidades para um colaborador ou um grupo de colaboradores. Uma vez que uma configuração individual é aplicada a um colaborador, ele deixa de seguir as configurações gerais.
Configuração Geral:
Acesse Plataforma Senior X > Gestão de Pessoas | HCM > Marcação de Ponto > Configurações.
Na guia Geral, habilite a opção Marcações com Reconhecimento Facial. Isso fará com que todos os colaboradores sem uma configuração individual tenham esse recurso habilitado de forma automática.
Nota
Na guia de configurações individuais, a exibição do ícone (ícone de globo) ao lado do nome do colaborador sinaliza que ele segue as configurações globais.
Se o campo Capturar foto modo individual estiver configurado como "Sim", quando o usuário optar por registrar a marcação sem foto ou se sua face ainda não estiver cadastrada no aplicativo, será solicitada uma foto de confirmação para efetuar a marcação de ponto.
Clique em Salvar para aplicar as alterações.
Configuração Individual:
Acesse Plataforma Senior X > Gestão de Pessoas | HCM > Marcação de Ponto > Configurações.
Na guia Individual, localize o colaborador desejado e, então, clique em Editar.
Informe a opção Sim no campo Marcações com Reconhecimento Facial para que a funcionalidade seja habilitada.
Veja abaixo um vídeo exemplificativo demonstrando como habilitar a configuração individual para a marcação por reconhecimento facial:
Atenção: O vídeo acima está hospedado no YouTube — para visualizá-lo, portanto, é necessário que o acesso ao site citado seja autorizado e liberado pela empresa. Em caso de dúvidas, entre em contato com a equipe responsável pela tecnologia dentro da sua organização.
Ressaltamos, ainda, que é possível efetuar alterações para vários colaboradores simultaneamente, utilizando a funcionalidade de Edição Múltipla. Para isso:
Acesse Plataforma Senior X > Gestão de Pessoas | HCM > Marcação de Ponto > Configurações.
Na guia Individual, clique no botão Edição múltipla.
Em Colaboradores, indique todos os colaboradores aos quais a configuração de marcação por reconhecimento facial deve ser aplicada.
Caso deseje selecionar os colaboradores que terão suas configurações alteradas, com base na filial a que eles estão vinculados, utilize o campo Filtros.
Confira abaixo como efetuar a configuração para habilitar a marcação por reconhecimento facial através da Edição Múltipla:
Atenção: O vídeo acima está hospedado no YouTube — para visualizá-lo, portanto, é necessário que o acesso ao site citado seja autorizado e liberado pela empresa. Em caso de dúvidas, entre em contato com a equipe responsável pela tecnologia dentro da sua organização.
No modo múltiplo, a marcação de ponto é realizada pelo app Ponto Múltiplo | Senior HCM, permitindo o registro coletivo em dispositivos compartilhados, com suporte a reconhecimento facial, QR Code e NFC.
Importante
Para o registro coletivo, é necessário vincular uma chave de aplicação, permitindo que vários colaboradores registrem o ponto no mesmo dispositivo.
Para realizar a marcação por reconhecimento facial, é essencial conceder permissões nos papéis atribuídos aos colaboradores da Plataforma Senior X durante o processo inicial de cadastro facial para o reconhecimento. Isso requer que o usuário tenha a permissão a seguir:
A aplicação que será configurada no aplicativo precisa da seguinte permissão no papel em que será inserida:
Recurso
Incluir
Permitir
Visualizar
res://senior.com.br/hcm/pontomobile/facial_auth
X
Essa configuração de permissionamento deve ser feita pelo recurso de Gestão de Papéis da Plataforma Senior X, acessada através do menu Tecnologia > Administração > Autorização > Gestão de Papéis.
O vídeo a seguir demonstra como conceder o permissionamento para realizar a marcação por reconhecimento facial:
Atenção: O vídeo acima está hospedado no YouTube — para visualizá-lo, portanto, é necessário que o acesso ao site citado seja autorizado e liberado pela empresa. Em caso de dúvidas, entre em contato com a equipe responsável pela tecnologia dentro da sua organização.
Para o modo múltiplo, é necessário configurar o dispositivo na Plataforma Senior X. Consulte a configuração de Dispositivos.
Para habilitar a marcação por reconhecimento facial em dispositivos móveis, oferecemos duas opções de configuração: uma abordagem geral e outra individual. Essa diferenciação permite configurar uma ativação ampla para todos os colaboradores ou uma abordagem individualizada, conforme necessidade e abrangência do usuário.
Configuração Geral:
Acesse Plataforma Senior X > Gestão de Pessoas | HCM > Marcação de Ponto > Configurações.
Na guia Geral, habilite a opção Marcações com Reconhecimento Facial. Isso fará com que todos os colaboradores sem uma configuração individual tenham esse recurso habilitado de forma automática.
Nota
Na guia de configurações individuais, a exibição do ícone (ícone de globo) ao lado do nome do colaborador sinaliza que ele segue as configurações globais.
Se o campo Capturar foto modo múltiplo estiver configurado como "Sim", quando o usuário optar por registrar a marcação sem foto ou se sua face ainda não estiver cadastrada no aplicativo, será solicitada uma foto de confirmação para efetuar a marcação de ponto.
Clique em Salvar para aplicar as alterações.
Configuração Individual:
Acesse Plataforma Senior X > Gestão de Pessoas | HCM > Marcação de Ponto > Configurações.
Na guia Individual, localize o colaborador desejado e, então, clique em Editar.
Informe a opção Sim no campo Marcações com Reconhecimento Facial para que a funcionalidade seja habilitada.
Veja abaixo um vídeo exemplificativo demonstrando como habilitar a configuração individual para a marcação por reconhecimento facial:
Atenção: O vídeo acima está hospedado no YouTube — para visualizá-lo, portanto, é necessário que o acesso ao site citado seja autorizado e liberado pela empresa. Em caso de dúvidas, entre em contato com a equipe responsável pela tecnologia dentro da sua organização.
Ressaltamos, ainda, que é possível efetuar alterações para vários colaboradores simultaneamente, utilizando a funcionalidade de Edição Múltipla. Para isso:
Acesse Plataforma Senior X > Gestão de Pessoas | HCM > Marcação de Ponto > Configurações.
Na guia Individual, clique no botão Edição múltipla.
Em Colaboradores, indique todos os colaboradores aos quais a configuração de marcação por reconhecimento facial deve ser aplicada.
Caso deseje selecionar os colaboradores que terão suas configurações alteradas, com base na filial a que eles estão vinculados, utilize o campo Filtros.
Confira abaixo como efetuar a configuração para habilitar a marcação por reconhecimento facial através da Edição Múltipla:
Atenção: O vídeo acima está hospedado no YouTube — para visualizá-lo, portanto, é necessário que o acesso ao site citado seja autorizado e liberado pela empresa. Em caso de dúvidas, entre em contato com a equipe responsável pela tecnologia dentro da sua organização.
Essa configuração de permissionamento deve ser realizada pelo recurso de Gestão de Papéis da Plataforma Senior X, acessada através do menu:
Tecnologia > Administração > Autorização > Gestão de Papéis.
Após garantir as permissões, siga os passos abaixo para configurar:
Acessar no menu a opção Chave de Aplicação.
Adicionar as informações de chave e secret para a aplicação cadastrada na plataforma responsável pela comunicação com a nuvem seniorX.
Processos para realizar a marcação de ponto com reconhecimento facial
1 - Download da tecnologia
No primeiro acesso ao dispositivo, quando o colaborador possuir as configurações para utilizar reconhecimento facial, será exibido na tela inicial, ao lado do relógio, o ícone (ícone de sincronização). Este ícone sinaliza o processo de download da Inteligência Artificial (IA) que permitirá o reconhecimento durante a marcação.
Destacamos que após o cadastro inicial da face e/ou recadastramento da face, o mesmo ícone será exibido novamente para sinalizar a sincronização dos dados biométricos e comparação da face no momento da marcação.
2 - Cadastro inicial da face
O primeiro passo a ser realizado é o cadastro inicial da face no aplicativo. Esta etapa é essencial, pois é necessário ter um registro inicial da face para que a tecnologia de reconhecimento facial tenha uma imagem de referência para comparação e autenticação do usuário.
Importante
A validação de rostos similares é realizada considerando apenas os registros dentro da mesma filial.
Antes de iniciar esse processo, é importante observar o seguinte:
É necessário estar com conexão à internet (online) para efetuar essa ação.
O cadastro inicial é realizado apenas uma vez por cada colaborador, após a habilitação da funcionalidade em suas configurações individuais na Plataforma Senior X e a atribuição de permissão ao seu usuário.
O ícone (ícone de sincronização), localizado na tela inicial, logo ao lado do relógio, sinaliza o processo de download da Inteligência Artificial (IA) e sincronização da face ao ser cadastrada. Após o cadastro, será necessário aguardar o fim dessa sincronização, que ocorre em alguns minutos antes de efetuar o primeiro registro de ponto com reconhecimento facial.
Agora, siga as etapas abaixo para realizar o cadastro de sua face no aplicativo:
Acesse o aplicativo Waapi, encontre o botão (ícone de engrenagem, localizado no canto superior direito da tela), para acessar o menu de Configuração e, então, escolha a opção Cadastro de reconhecimento facial.
Esta ação o levará a uma tela com dicas para o reconhecimento facial, contendo instruções para uma boa captura. Nessa tela, clique em Iniciar reconhecimento.
Ao acessar a tela de captura de foto, posicione seu rosto dentro da marcação.
Posteriormente, a foto será analisada, e em caso de algum problema, o motivo será informado na tela, permitindo uma nova tentativa. Em caso de sucesso, o reconhecimento facial será habilitado.
Veja abaixo um exemplo do procedimento de cadastro inicial da face no aplicativo:
Importante
Se ocorrer alguma mudança significativa na aparência do colaborador ou ocorrer algum problema no reconhecimento com a foto originalmente cadastrada, é possível efetuar o recadastramento facial. Para isso, acesse a opção Cadastro de reconhecimento facial no menu. Você será direcionado para uma tela onde será exibida uma mensagem indicando que o rosto já está cadastrado, acompanhada do botão Recadastrar. Clique neste botão e, a partir desse ponto, o processo seguirá os mesmos passos do cadastramento inicial.
3 - Realizar marcação com reconhecimento facial
Após ativar a funcionalidade e concluir o registro inicial da face, será possível efetuar a marcação de ponto por reconhecimento facial utilizando o aplicativo Waapi, no modo individual. Para realizar esse processo:
Acesse o aplicativo Waapi e clique em Registrar Ponto.
A câmera do dispositivo será ativada, solicitando a leitura facial. Nessa etapa, você deverá posicionar seu rosto dentro da marcação.
Nota
Não é necessário capturar uma foto; assim que a tecnologia identificar a face, a confirmação da marcação será exibida.
Na primeira marcação, será aberta a câmera frontal do dispositivo para realizar o reconhecimento. Essa configuração pode ser alterada pelo usuário durante o reconhecimento facial através do botão (ícone de rotação de câmera, localizado na lateral inferior direita da tela), se necessário.
Nenhuma face detectada (Nem uma face esta visível na tela);
Rosto está borrado, mantenha-se parado;
Aproxime o rosto;
Afaste o rosto;
Centralize o rosto;
Mantenha o rosto reto;
Retire o óculos;
A face não foi reconhecida (Foi identificado uma face, mas a biometria não corresponde a nenhum registro na base);
Nenhuma pessoa registrada (Não há registros de faces na base do dispositivo);
Mensagem de bloqueio por tentativas consideradas fraude
Quando o reconhecimento facial identifica tentativas consideradas fraude, o sistema inicia um bloqueio temporário, que começa com 5 segundos e aumenta em 1 segundo a cada nova tentativa considerada fraude. Durante esse período, uma mensagem é exibida, sinalizando o tempo necessário para realizar novas tentativas.
Na tela de leitura facial, ao optar por fechar a tela ou caso o reconhecimento facial não seja realizado com sucesso, serão apresentadas duas opções: registrar o ponto sem utilizar o reconhecimento facial ou retornar para realizar uma nova tentativa de reconhecimento facial.
Importante
O reconhecimento facial não é uma condição obrigatória para efetuar a marcação de ponto, uma vez que o colaborador já está identificado ao realizar o login no aplicativo. Portanto, ao optar por cancelar o reconhecimento facial, a marcação de ponto será registrada de forma independente.
Com base nas configurações definidas na Plataforma Senior X, pode ser necessária uma foto de confirmação ao registrar a marcação de ponto, se o colaborador optar por registrar o ponto sem utilizar o reconhecimento facial ou se sua face ainda não estiver cadastrada no aplicativo.
Confira abaixo a demonstração de marcação de ponto com reconhecimento facial:
Atenção: O vídeo acima está hospedado no YouTube — para visualizá-lo, portanto, é necessário que o acesso ao site citado seja autorizado e liberado pela empresa. Em caso de dúvidas, entre em contato com a equipe responsável pela tecnologia dentro da sua organização.
Acesse o aplicativo Marcação de Pontoe clique em Registrar Ponto.
A câmera do dispositivo será ativada, solicitando a leitura facial. Nessa etapa, você deverá posicionar seu rosto dentro da marcação.
Nota
Não é necessário capturar uma foto; assim que a tecnologia identificar a face, a confirmação da marcação será exibida.
Na primeira marcação, será aberta a câmera frontal do dispositivo para realizar o reconhecimento. Essa configuração pode ser alterada pelo usuário durante o reconhecimento facial através do botão (ícone de rotação de câmera, localizado na lateral inferior direita da tela), se necessário.
Nenhuma face detectada (Nem uma face esta visível na tela);
Rosto está borrado, mantenha-se parado;
Aproxime o rosto;
Afaste o rosto;
Centralize o rosto;
Mantenha o rosto reto;
Retire o óculos;
A face não foi reconhecida (Foi identificado uma face, mas a biometria não corresponde a nenhum registro na base);
Nenhuma pessoa registrada (Não há registros de faces na base do dispositivo);
Mensagem de bloqueio por tentativas consideradas fraude
Quando o reconhecimento facial identifica tentativas consideradas fraude, o sistema inicia um bloqueio temporário, que começa com 5 segundos e aumenta em 1 segundo a cada nova tentativa considerada fraude. Durante esse período, uma mensagem é exibida, sinalizando o tempo necessário para realizar novas tentativas.
Na tela de leitura facial, ao optar por fechar a tela ou caso o reconhecimento facial não seja realizado com sucesso, a marcação de ponto não será realizada.
Importante
Recomendamos deixar disponível algum outro modo de marcação de ponto, por exemplo por usuário e senha, para que se houver alguma falha inicial de identificação o colaborador não fique sem registrar seu ponto.
Com base nas configurações definidas na Plataforma Senior X, pode ser necessária uma foto de confirmação ao registrar a marcação de ponto, se o colaborador optar por registrar o ponto sem utilizar o reconhecimento facial ou se sua face ainda não estiver cadastrada no aplicativo.
4 - Verificar foto de reconhecimento facial no cadastro do colaborador
Essa funcionalidade é exclusiva para usuários com perfil de gestor no sistema e permite visualizar a foto cadastrada pelo colaborador para a marcação de ponto por reconhecimento facial na tela Colaboradores da Plataforma Senior X. Isso simplifica a gestão da informação e facilita a conferência da identidade do colaborador. Além disso, oferece a flexibilidade de excluir a imagem quando necessário.
Para acessar a imagem, basta acessar a tela Gestão de Pessoas | HCM > Marcação de Ponto > Colaboradores. No cadastro do colaborador, no campo Foto de cadastro para o reconhecimento facial, você verá a imagem registrada para a marcação de ponto por reconhecimento facial. Se a foto não for encontrada, ainda não tiver sido cadastrada ou o recurso do reconhecimento facial não tiver sido habilitado ao colaborador, aparecerá a mensagem Imagem não encontrada.
Para remover a foto, seja para induzir o recadastramento da face para o colaborador ou por questões de privacidade, basta clicar em (ícone de lixeira, localizado no canto superior direito da imagem).
Observação
Ao clicar em (ícone de lixeira, localizado no canto superior direito da imagem) para excluir a foto do campo Foto de cadastro para o reconhecimento facial, a imagem será removida instantaneamente do cadastro e essa ação não poderá ser desfeita.
Algumas rotinas podem desativar os colaboradores para o reconhecimento facial:
Inativação manual do colaborador ou via API de integração;
Desligamento do reconhecimento facial para o colaborador na tela de configurações individual;
Desligamento do reconhecimento facial para o colaborador na tela de configurações globais, caso ele esteja configurado globalmente.
A exclusão da foto não desabilita a funcionalidade para o colaborador. Portanto, se ele continuar ativo para a marcação de ponto, é necessário desativar a opção Marcações com Reconhecimento Facial nas configurações do colaborador. Caso contrário, será solicitado o cadastro de uma nova imagem a cada marcação.
Em caso de dúvidas, acesse a nossa página de Perguntas Frequentes (FAQ), onde você poderá encontrar respostas e informações relevantes.
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