Marcação de Ponto com Reconhecimento Facial
O reconhecimento facial é uma funcionalidade utilizada como complemento para a marcação de ponto, que possibilita identificar e autenticar o colaborador no momento do registro do ponto. O seu objetivo é trazer mais segurança e agilidade na marcação, utilizando recursos do próprio dispositivo móvel.
Benefícios
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Praticidade Transformação digital da marcação de ponto e rotina rápida e fácil. |
Segurança Possibilidade de identificação do colaborador, evitando fraudes e contratempos. |
Controle de ponto Melhoria no controle de ponto dos colaboradores, inclusive para jornadas home office. |
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Garantia Segurança de registros confiáveis na marcação do ponto. |
Produtividade Dinamiza processos como lançamento de faltas,detalhamento de banco de horas e outras ações extremamente burocráticas, facilitando o serviço do RH. |
Custo-benefício Baixo custo se comparado com às melhorias do processo interno ou ao corte de gastos prejudiciais à empresa, como processos trabalhistas ou equipamentos de registro de pontos ultrapassados. . |
Pré-requisitos
Existem alguns pré-requisitos a serem observados no uso da funcionalidade de reconhecimento facial:
- A configuração inicial do reconhecimento facial e a sincronização da tecnologia no acesso após a habilitação do recurso deve ser feita on-line (com conexão à internet), já as marcações de ponto com reconhecimento podem ser efetuadas mesmo off-line (sem conexão à internet) após a conclusão da sincronização.
- Ao utilizar essa funcionalidade, é necessário conceder permissão à aplicação para acessar a câmera do dispositivo.
Destacamos que a permissão da câmera do dispositivo também afetará os casos em que a captura de imagens do colaborador estiver configurada. Se essa permissão for negada, as marcações serão registradas normalmente, sem foto ou reconhecimento facial no modo individual. - No caso de uso firewall na rede que será utilizada para cadastro da face e marcação de ponto com reconhecimento facial, é necessário liberar os seguintes IPS:
- 18.229.101.199
- 54.233.252.10
- 54.207.203.249
- 54.94.95.118
- Portas HTTPS 443 e 5000
Observação
- Para marcação de ponto no modo individual, a indicação é de que seja utilizado o aplicativo Waapi; ele contém a jornada individual e completa do colaborador.
- Não é necessário efetuar a contratação do módulo Painel de Gestão para utilizar os recursos do Marcação de Ponto | Senior HCM na aplicação do Waapi.
- Para o reconhecimento facial no modo Múltiplo é necessário utilizar o aplicativo Ponto Múltiplo | Senior HCM.
- Após a contratação da funcionalidade, as opções de configuração descritas neste manual serão disponibilizadas em até 24 horas.
Configurações iniciais
Para garantir o funcionamento da marcação com reconhecimento facial, é necessário realizar algumas configurações específicas. Consulte as informações detalhadas abaixo:
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No modo individual, a marcação de ponto é realizada pelo Waapi, oferecendo controle completo da jornada.
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Para realizar a marcação por reconhecimento facial, é essencial conceder permissões nos papéis atribuídos aos colaboradores da Plataforma Senior X durante o processo inicial de cadastro facial para o reconhecimento. Isso requer que o usuário tenha a permissão a seguir:
- (res://senior.com.br/hcm/pontomobile/facial_auth).
A aplicação que será configurada no aplicativo precisa da seguinte permissão no papel em que será inserida:
Recurso | Incluir | Permitir | Visualizar |
---|---|---|---|
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X |
Essa configuração de permissionamento deve ser feita pelo recurso de Gestão de Papéis da Plataforma Senior X, acessada através do menu Tecnologia > Administração > Autorização > Gestão de Papéis.
O vídeo a seguir demonstra como conceder o permissionamento para realizar a marcação por reconhecimento facial:
Atenção: O vídeo acima está hospedado no YouTube — para visualizá-lo, portanto, é necessário que o acesso ao site citado seja autorizado e liberado pela empresa. Em caso de dúvidas, entre em contato com a equipe responsável pela tecnologia dentro da sua organização.
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Para habilitar a marcação por reconhecimento facial em dispositivos móveis, oferecemos duas opções de configuração: uma abordagem geral e outra individual. Essa diferenciação permite configurar uma ativação ampla para todos os colaboradores ou uma abordagem individualizada, conforme necessidade e abrangência do usuário.
Atenção!
Atente-se na hora de realizar as configurações do reconhecimento facial; você pode realizar a configuração para de modo geral e individual. Abaixo, há um detalhamento, que ajudará a entender qual configuração você deve realizar para o seu cenário.
Configuração Geral
A Configuração Geral é válida para todos os colaboradores sem uma configuração individual específica. Quando essa configuração é habilitada, ela também se aplica automaticamente aos novos colaboradores integrados à aplicação.
Configuração Individual
A configuração individual serve para diferenciar as particularidades para um colaborador ou um grupo de colaboradores. Uma vez que uma configuração individual é aplicada a um colaborador, ele deixa de seguir as configurações gerais.
Configuração Geral:
- Acesse Plataforma Senior X > Gestão de Pessoas | HCM > Marcação de Ponto > Configurações.
- Na guia Geral, habilite a opção Marcações com Reconhecimento Facial. Isso fará com que todos os colaboradores sem uma configuração individual tenham esse recurso habilitado de forma automática.
Nota
Na guia de configurações individuais, a exibição do ícone (ícone de globo) ao lado do nome do colaborador sinaliza que ele segue as configurações globais.
- Se o campo Capturar foto modo individual estiver configurado como "Sim", quando o usuário optar por registrar a marcação sem foto ou se sua face ainda não estiver cadastrada no aplicativo, será solicitada uma foto de confirmação para efetuar a marcação de ponto.
- Clique em Salvar para aplicar as alterações.
Configuração Individual:
- Acesse Plataforma Senior X > Gestão de Pessoas | HCM > Marcação de Ponto > Configurações.
- Na guia Individual, localize o colaborador desejado e, então, clique em Editar.
- Informe a opção Sim no campo Marcações com Reconhecimento Facial para que a funcionalidade seja habilitada.
- Clique em Salvar para aplicar a configuração.
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Veja abaixo um vídeo exemplificativo demonstrando como habilitar a configuração individual para a marcação por reconhecimento facial:
Atenção: O vídeo acima está hospedado no YouTube — para visualizá-lo, portanto, é necessário que o acesso ao site citado seja autorizado e liberado pela empresa. Em caso de dúvidas, entre em contato com a equipe responsável pela tecnologia dentro da sua organização.
Ressaltamos, ainda, que é possível efetuar alterações para vários colaboradores simultaneamente, utilizando a funcionalidade de Edição Múltipla. Para isso:
- Acesse Plataforma Senior X > Gestão de Pessoas | HCM > Marcação de Ponto > Configurações.
- Na guia Individual, clique no botão Edição múltipla.
- Em Colaboradores, indique todos os colaboradores aos quais a configuração de marcação por reconhecimento facial deve ser aplicada.
- Caso deseje selecionar os colaboradores que terão suas configurações alteradas, com base na filial a que eles estão vinculados, utilize o campo Filtros.
- Clique em Salvar.
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Confira abaixo como efetuar a configuração para habilitar a marcação por reconhecimento facial através da Edição Múltipla:
Atenção: O vídeo acima está hospedado no YouTube — para visualizá-lo, portanto, é necessário que o acesso ao site citado seja autorizado e liberado pela empresa. Em caso de dúvidas, entre em contato com a equipe responsável pela tecnologia dentro da sua organização.
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No modo múltiplo, a marcação de ponto é realizada pelo app Ponto Múltiplo | Senior HCM, permitindo o registro coletivo em dispositivos compartilhados, com suporte a reconhecimento facial, QR Code e NFC.
Importante
Para o registro coletivo, é necessário vincular uma chave de aplicação, permitindo que vários colaboradores registrem o ponto no mesmo dispositivo.
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Para realizar a marcação por reconhecimento facial, é essencial conceder permissões nos papéis atribuídos aos colaboradores da Plataforma Senior X durante o processo inicial de cadastro facial para o reconhecimento. Isso requer que o usuário tenha a permissão a seguir:
- (res://senior.com.br/hcm/pontomobile/facial_auth).
A aplicação que será configurada no aplicativo precisa da seguinte permissão no papel em que será inserida:
Recurso | Incluir | Permitir | Visualizar |
---|---|---|---|
|
X |
Essa configuração de permissionamento deve ser feita pelo recurso de Gestão de Papéis da Plataforma Senior X, acessada através do menu Tecnologia > Administração > Autorização > Gestão de Papéis.
O vídeo a seguir demonstra como conceder o permissionamento para realizar a marcação por reconhecimento facial:
Atenção: O vídeo acima está hospedado no YouTube — para visualizá-lo, portanto, é necessário que o acesso ao site citado seja autorizado e liberado pela empresa. Em caso de dúvidas, entre em contato com a equipe responsável pela tecnologia dentro da sua organização.

Para o modo múltiplo, é necessário configurar o dispositivo na Plataforma Senior X. Consulte a configuração de Dispositivos.
Para habilitar a marcação por reconhecimento facial em dispositivos móveis, oferecemos duas opções de configuração: uma abordagem geral e outra individual. Essa diferenciação permite configurar uma ativação ampla para todos os colaboradores ou uma abordagem individualizada, conforme necessidade e abrangência do usuário.
Configuração Geral:
- Acesse Plataforma Senior X > Gestão de Pessoas | HCM > Marcação de Ponto > Configurações.
- Na guia Geral, habilite a opção Marcações com Reconhecimento Facial. Isso fará com que todos os colaboradores sem uma configuração individual tenham esse recurso habilitado de forma automática.
Nota
Na guia de configurações individuais, a exibição do ícone (ícone de globo) ao lado do nome do colaborador sinaliza que ele segue as configurações globais.
- Se o campo Capturar foto modo múltiplo estiver configurado como "Sim", quando o usuário optar por registrar a marcação sem foto ou se sua face ainda não estiver cadastrada no aplicativo, será solicitada uma foto de confirmação para efetuar a marcação de ponto.
- Clique em Salvar para aplicar as alterações.
Configuração Individual:
- Acesse Plataforma Senior X > Gestão de Pessoas | HCM > Marcação de Ponto > Configurações.
- Na guia Individual, localize o colaborador desejado e, então, clique em Editar.
- Informe a opção Sim no campo Marcações com Reconhecimento Facial para que a funcionalidade seja habilitada.
- Clique em Salvar para aplicar a configuração.
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Veja abaixo um vídeo exemplificativo demonstrando como habilitar a configuração individual para a marcação por reconhecimento facial:
Atenção: O vídeo acima está hospedado no YouTube — para visualizá-lo, portanto, é necessário que o acesso ao site citado seja autorizado e liberado pela empresa. Em caso de dúvidas, entre em contato com a equipe responsável pela tecnologia dentro da sua organização.
Ressaltamos, ainda, que é possível efetuar alterações para vários colaboradores simultaneamente, utilizando a funcionalidade de Edição Múltipla. Para isso:
- Acesse Plataforma Senior X > Gestão de Pessoas | HCM > Marcação de Ponto > Configurações.
- Na guia Individual, clique no botão Edição múltipla.
- Em Colaboradores, indique todos os colaboradores aos quais a configuração de marcação por reconhecimento facial deve ser aplicada.
- Caso deseje selecionar os colaboradores que terão suas configurações alteradas, com base na filial a que eles estão vinculados, utilize o campo Filtros.
- Clique em Salvar.

Confira abaixo como efetuar a configuração para habilitar a marcação por reconhecimento facial através da Edição Múltipla:
Atenção: O vídeo acima está hospedado no YouTube — para visualizá-lo, portanto, é necessário que o acesso ao site citado seja autorizado e liberado pela empresa. Em caso de dúvidas, entre em contato com a equipe responsável pela tecnologia dentro da sua organização.

Para configurar a chave de aplicação, é essencial conceder permissões nos papéis atribuídos aos colaboradores da Plataforma Senior X.
A aplicação precisa da seguinte permissão no papel em que será inserida:
Recurso | Incluir | Permitir | Visualizar |
---|---|---|---|
|
X |
Essa configuração de permissionamento deve ser realizada pelo recurso de Gestão de Papéis da Plataforma Senior X, acessada através do menu:
Tecnologia > Administração > Autorização > Gestão de Papéis.
Após garantir as permissões, siga os passos abaixo para configurar:
- Acessar no menu a opção Chave de Aplicação.
- Adicionar as informações de chave e secret para a aplicação cadastrada na plataforma responsável pela comunicação com a nuvem seniorX.
Processos para realizar a marcação de ponto com reconhecimento facial
1 - Download da tecnologia
No primeiro acesso ao dispositivo, quando o colaborador possuir as configurações para utilizar reconhecimento facial, será exibido na tela inicial, ao lado do relógio, o ícone (ícone de sincronização). Este ícone sinaliza o processo de download da Inteligência Artificial (IA) que permitirá o reconhecimento durante a marcação.
Destacamos que após o cadastro inicial da face e/ou recadastramento da face, o mesmo ícone será exibido novamente para sinalizar a sincronização dos dados biométricos e comparação da face no momento da marcação.
2 - Cadastro inicial da face
O primeiro passo a ser realizado é o cadastro inicial da face no aplicativo. Esta etapa é essencial, pois é necessário ter um registro inicial da face para que a tecnologia de reconhecimento facial tenha uma imagem de referência para comparação e autenticação do usuário.
Antes de iniciar esse processo, é importante observar o seguinte:
- É necessário estar com conexão à internet (online) para efetuar essa ação.
- O cadastro inicial é realizado apenas uma vez por cada colaborador, após a habilitação da funcionalidade em suas configurações individuais na Plataforma Senior X e a atribuição de permissão ao seu usuário.
- O ícone (ícone de sincronização), localizado na tela inicial, logo ao lado do relógio, sinaliza o processo de download da Inteligência Artificial (IA) e sincronização da face ao ser cadastrada. Após o cadastro, será necessário aguardar o fim dessa sincronização, que ocorre em alguns minutos antes de efetuar o primeiro registro de ponto com reconhecimento facial.
- Em caso de dúvidas, disponibilizamos um Guia para o cadastro da foto para marcação com reconhecimento facial, que inclui diversos exemplos para oferecer suporte durante o processo.
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Agora, siga as etapas abaixo para realizar o cadastro de sua face no aplicativo:
- Acesse o aplicativo Waapi, encontre o botão (ícone de engrenagem, localizado no canto superior direito da tela), para acessar o menu de Configuração e, então, escolha a opção Cadastro de reconhecimento facial.
- Esta ação o levará a uma tela com dicas para o reconhecimento facial, contendo instruções para uma boa captura. Nessa tela, clique em Iniciar reconhecimento.
- Ao acessar a tela de captura de foto, posicione seu rosto dentro da marcação.
- Posteriormente, a foto será analisada, e em caso de algum problema, o motivo será informado na tela, permitindo uma nova tentativa. Em caso de sucesso, o reconhecimento facial será habilitado.
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Veja abaixo um exemplo do procedimento de cadastro inicial da face no aplicativo:
Importante
Se ocorrer alguma mudança significativa na aparência do colaborador ou ocorrer algum problema no reconhecimento com a foto originalmente cadastrada, é possível efetuar o recadastramento facial. Para isso, acesse a opção Cadastro de reconhecimento facial no menu. Você será direcionado para uma tela onde será exibida uma mensagem indicando que o rosto já está cadastrado, acompanhada do botão Recadastrar. Clique neste botão e, a partir desse ponto, o processo seguirá os mesmos passos do cadastramento inicial.
3 - Realizar marcação com reconhecimento facial
Após ativar a funcionalidade e concluir o registro inicial da face, será possível efetuar a marcação de ponto por reconhecimento facial utilizando o aplicativo Waapi, no modo individual. Para realizar esse processo:

- Acesse o aplicativo Waapi e clique em Registrar Ponto.
- A câmera do dispositivo será ativada, solicitando a leitura facial. Nessa etapa, você deverá posicionar seu rosto dentro da marcação.
Nota
- Não é necessário capturar uma foto; assim que a tecnologia identificar a face, a confirmação da marcação será exibida.
- Na primeira marcação, será aberta a câmera frontal do dispositivo para realizar o reconhecimento. Essa configuração pode ser alterada pelo usuário durante o reconhecimento facial através do botão (ícone de rotação de câmera, localizado na lateral inferior direita da tela), se necessário.
- Em caso de dúvidas, disponibilizamos um Guia para o cadastro da foto para marcação com reconhecimento facial, que inclui diversos exemplos para oferecer suporte durante o processo.
- Mensagens de erro no reconhecimento facial
- Sucesso (A marcação foi realizada com sucesso);
- Nenhuma face detectada (Nem uma face esta visível na tela);
- Rosto está borrado, mantenha-se parado;
- Aproxime o rosto;
- Afaste o rosto;
- Centralize o rosto;
- Mantenha o rosto reto;
- Retire o óculos;
- A face não foi reconhecida (Foi identificado uma face, mas a biometria não corresponde a nenhum registro na base);
- Nenhuma pessoa registrada (Não há registros de faces na base do dispositivo);
- Mensagem de bloqueio por tentativas consideradas fraude
Quando o reconhecimento facial identifica tentativas consideradas fraude, o sistema inicia um bloqueio temporário, que começa com 5 segundos e aumenta em 1 segundo a cada nova tentativa considerada fraude. Durante esse período, uma mensagem é exibida, sinalizando o tempo necessário para realizar novas tentativas.
- Na tela de leitura facial, ao optar por fechar a tela ou caso o reconhecimento facial não seja realizado com sucesso, serão apresentadas duas opções: registrar o ponto sem utilizar o reconhecimento facial ou retornar para realizar uma nova tentativa de reconhecimento facial.
Importante
- O reconhecimento facial não é uma condição obrigatória para efetuar a marcação de ponto, uma vez que o colaborador já está identificado ao realizar o login no aplicativo. Portanto, ao optar por cancelar o reconhecimento facial, a marcação de ponto será registrada de forma independente.
- Com base nas configurações definidas na Plataforma Senior X, pode ser necessária uma foto de confirmação ao registrar a marcação de ponto, se o colaborador optar por registrar o ponto sem utilizar o reconhecimento facial ou se sua face ainda não estiver cadastrada no aplicativo.

Confira abaixo a demonstração de marcação de ponto com reconhecimento facial:
Atenção: O vídeo acima está hospedado no YouTube — para visualizá-lo, portanto, é necessário que o acesso ao site citado seja autorizado e liberado pela empresa. Em caso de dúvidas, entre em contato com a equipe responsável pela tecnologia dentro da sua organização.

- Acesse o aplicativo Marcação de Pontoe clique em Registrar Ponto.
- A câmera do dispositivo será ativada, solicitando a leitura facial. Nessa etapa, você deverá posicionar seu rosto dentro da marcação.
Nota
- Não é necessário capturar uma foto; assim que a tecnologia identificar a face, a confirmação da marcação será exibida.
- Na primeira marcação, será aberta a câmera frontal do dispositivo para realizar o reconhecimento. Essa configuração pode ser alterada pelo usuário durante o reconhecimento facial através do botão (ícone de rotação de câmera, localizado na lateral inferior direita da tela), se necessário.
- Em caso de dúvidas, disponibilizamos um Guia para o cadastro da foto para marcação com reconhecimento facial, que inclui diversos exemplos para oferecer suporte durante o processo.
- Mensagens de erro no reconhecimento facial
- Sucesso (A marcação foi realizada com sucesso);
- Nenhuma face detectada (Nem uma face esta visível na tela);
- Rosto está borrado, mantenha-se parado;
- Aproxime o rosto;
- Afaste o rosto;
- Centralize o rosto;
- Mantenha o rosto reto;
- Retire o óculos;
- A face não foi reconhecida (Foi identificado uma face, mas a biometria não corresponde a nenhum registro na base);
- Nenhuma pessoa registrada (Não há registros de faces na base do dispositivo);
- Mensagem de bloqueio por tentativas consideradas fraude
Quando o reconhecimento facial identifica tentativas consideradas fraude, o sistema inicia um bloqueio temporário, que começa com 5 segundos e aumenta em 1 segundo a cada nova tentativa considerada fraude. Durante esse período, uma mensagem é exibida, sinalizando o tempo necessário para realizar novas tentativas.
- Na tela de leitura facial, ao optar por fechar a tela ou caso o reconhecimento facial não seja realizado com sucesso, a marcação de ponto não será realizada.
Importante
- Recomendamos deixar disponível algum outro modo de marcação de ponto, por exemplo por usuário e senha, para que se houver alguma falha inicial de identificação o colaborador não fique sem registrar seu ponto.
- Com base nas configurações definidas na Plataforma Senior X, pode ser necessária uma foto de confirmação ao registrar a marcação de ponto, se o colaborador optar por registrar o ponto sem utilizar o reconhecimento facial ou se sua face ainda não estiver cadastrada no aplicativo.
4 - Verificar foto de reconhecimento facial no cadastro do colaborador
Essa funcionalidade é exclusiva para usuários com perfil de gestor no sistema e permite visualizar a foto cadastrada pelo colaborador para a marcação de ponto por reconhecimento facial na tela Colaboradores da Plataforma Senior X. Isso simplifica a gestão da informação e facilita a conferência da identidade do colaborador. Além disso, oferece a flexibilidade de excluir a imagem quando necessário.
Para acessar a imagem, basta acessar a tela Gestão de Pessoas | HCM > Marcação de Ponto > Colaboradores. No cadastro do colaborador, no campo Foto de cadastro para o reconhecimento facial, você verá a imagem registrada para a marcação de ponto por reconhecimento facial. Se a foto não for encontrada, ainda não tiver sido cadastrada ou o recurso do reconhecimento facial não tiver sido habilitado ao colaborador, aparecerá a mensagem Imagem não encontrada.
Para remover a foto, seja para induzir o recadastramento da face para o colaborador ou por questões de privacidade, basta clicar em (ícone de lixeira, localizado no canto superior direito da imagem).
Observação
- Ao clicar em (ícone de lixeira, localizado no canto superior direito da imagem) para excluir a foto do campo Foto de cadastro para o reconhecimento facial, a imagem será removida instantaneamente do cadastro e essa ação não poderá ser desfeita.
- Algumas rotinas podem desativar os colaboradores para o reconhecimento facial:
- Inativação manual do colaborador ou via API de integração;
- Desligamento do reconhecimento facial para o colaborador na tela de configurações individual;
- Desligamento do reconhecimento facial para o colaborador na tela de configurações globais, caso ele esteja configurado globalmente.
- A exclusão da foto não desabilita a funcionalidade para o colaborador. Portanto, se ele continuar ativo para a marcação de ponto, é necessário desativar a opção Marcações com Reconhecimento Facial nas configurações do colaborador. Caso contrário, será solicitado o cadastro de uma nova imagem a cada marcação.
Em caso de dúvidas, acesse a nossa página de Perguntas Frequentes (FAQ), onde você poderá encontrar respostas e informações relevantes.