Históricos Meu ponto - Gestão do Ponto X
Nesta seção, você pode cadastrar diferentes tipos de históricos que impactam a jornada e a rotina dos colaboradores no sistema. Esses registros ajudam a manter o controle das informações ao longo do tempo, garantindo precisão e rastreabilidade.
Os históricos são acessados por meio do caminho: Gestão de Pessoas | HCM > Gestão do Ponto X> Meu Ponto > Ações > Históricos
Estão disponíveis três tipos de histórico:
- Histórico de apuração;
- Histórico de escala;
- Histórico de afastamento.
Histórico de apuração
O histórico de apuração permite registrar alterações no tipo de apuração da jornada do colaborador, impactando diretamente o cálculo de horas, faltas e extras. Esse controle garante que o sistema considere corretamente as regras vigentes para cada período.
Como cadastrar um histórico de apuração
Gestão de Pessoas | HCM > Gestão do Ponto X> Meu Ponto >
- Selecione a opção Histórico de apuração
- O campo Colaborador será preenchido automaticamente com o colaborador que estiver posicionado na tela.
- Selecione o Tipo de apuração entre as opções disponíveis:
- Normal: permite marcações de frequência e/ou refeitório.
- Dispensado do ponto: o sistema calcula as horas com base no horário, mesmo sem marcação. Marcações, se feitas, são consideradas para horas trabalhadas ou extras.
- Ponto por exceção: considera apenas marcações que diferem da jornada esperada, como faltas ou horas extras.
- Se o tipo de apuração selecionado for Dispensado do ponto, o campo Artigo 62 da CLT será exibido. Selecione a opção adequada conforme a atividade exercida pelo colaborador.
- No campo Definição de situações, informe como devem ser apuradas as horas, faltas e extras do colaborador.
- Marque os checkbox conforme as permissões do colaborador:
-
- Participa do processo de acerto: permite gerar pendências de acerto de ponto.
- Ajusta ponto: autoriza o colaborador a editar marcações, incluir atestados, reapurar e inserir históricos. Disponível apenas se o campo anterior estiver marcado.
- Aprova próprio ponto: permite que o colaborador aprove ou reprove seu espelho de ponto. Disponível apenas se os dois campos anteriores estiverem marcados.
- Clique em Salvar para concluir o lançamento do histórico.
Histórico de escala
O histórico de escala registra as alterações na escala de trabalho dos colaboradores. Ele permite acompanhar mudanças no regime de trabalho ao longo do tempo, garantindo que o sistema utilize a escala correta para cada período.
Como cadastrar um histórico de escala
- Selecione a opção Histórico de escala
- O campo Colaborador será preenchido automaticamente com o colaborador que estiver posicionado na tela.
- Preencha os campos obrigatórios, como Data inicial e Escala, além dos demais campos conforme necessário.
- Clique em Salvar para concluir o lançamento do histórico.
Histórico de afastamento
O histórico de afastamento permite registrar períodos em que o colaborador esteve ausente de suas atividades, como licenças, atestados médicos ou outros tipos de afastamentos. Esse controle contribui para o correto cálculo de jornada, remuneração e demais obrigações legais.
Como cadastrar um histórico de afastamento
- Selecione a opção Histórico de Afastamento.
- O campo Colaborador será preenchido automaticamente com o colaborador que estiver posicionado na tela.
- Se o afastamento abranger dias inteiros, habilite a opção Jornada prevista completa. Isso desabilita os campos de hora inicial e Hora final.
- Preencha a Data inicial e os campos de Hora inicial e Hora final, se aplicável.
- Os campos Data final e Hora final são opcionais. Se o afastamento não tiver um término definido, você pode deixar esses campos em branco.
- Se você habilitou a opção Jornada prevista completa, os campos Hora inicial e Hora final ficarão desabilitados.
- Selecione a Situação relacionada ao afastamento.
- A Situação precisa estar previamente cadastrada para que fique disponível para seleção.
- Se você estiver cadastrando um afastamento com situação de auxílio-doença ou de acidente de trabalho, a tela irá apresentar o painel Informações complementares, com campos adicionais.
- Se o painel de informações complementares for exibido, preencha os códigos CID (Classificação Internacional de Doenças) e a quantidade de dias justificados. Esse painel é apresentado somente se você estiver cadastrando um afastamento com situação de auxílio-doença ou de acidente de trabalho.
- Os códigos CID têm origem no cadastro de CID do Senior Shared.
- Os dias justificados indicam a quantidade de dias que o colaborador esteve afastado por motivos justificáveis e que devem ser abonados por isso, conforme os motivos previstos pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT).
- Opcionalmente, preencha o campo Observação com informações adicionais sobre o afastamento.
- Na guia Documentos, através do botão Anexar arquivos é possível inserir um documento para o afastamento (exceto para o cadastro coletivo).
Importante
Para que seja possível anexar documentos nos históricos de afastamento, o usuário deve ter um papel com a permissão Gestor de Documentos (res://senior.com.br/platform/ecm_ged/manager) associado. Caso não tenha, entre em contato com administrador do tenant.
Os anexos também estarão disponíveis no GED, disponível Senior X> GED > Documentos. Fique de olho na documentação Free Tier, para verificar a quantidade disponível de armazenamento gratuito do GED.
- Clique em Salvar para concluir o lançamento do histórico.
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