Históricos Meu ponto - Gestão do Ponto X

Nesta seção, você pode cadastrar diferentes tipos de históricos que impactam a jornada e a rotina dos colaboradores no sistema. Esses registros ajudam a manter o controle das informações ao longo do tempo, garantindo precisão e rastreabilidade.

Os históricos são acessados por meio do caminho: Gestão de Pessoas | HCM > Gestão do Ponto X> Meu Ponto > Ações > Históricos

Estão disponíveis três tipos de histórico:

Histórico de apuração

O histórico de apuração permite registrar alterações no tipo de apuração da jornada do colaborador, impactando diretamente o cálculo de horas, faltas e extras. Esse controle garante que o sistema considere corretamente as regras vigentes para cada período.

Como cadastrar um histórico de apuração

Gestão de Pessoas | HCM > Gestão do Ponto X> Meu Ponto >

  1. Selecione a opção Histórico de apuração
  2. O campo Colaborador será preenchido automaticamente com o colaborador que estiver posicionado na tela.
  3. Selecione o Tipo de apuração entre as opções disponíveis:
    • Normal: permite marcações de frequência e/ou refeitório.
    • Dispensado do ponto: o sistema calcula as horas com base no horário, mesmo sem marcação. Marcações, se feitas, são consideradas para horas trabalhadas ou extras.
    • Ponto por exceção: considera apenas marcações que diferem da jornada esperada, como faltas ou horas extras.
  4. Se o tipo de apuração selecionado for Dispensado do ponto, o campo Artigo 62 da CLT será exibido. Selecione a opção adequada conforme a atividade exercida pelo colaborador.
  5. No campo Definição de situações, informe como devem ser apuradas as horas, faltas e extras do colaborador.
  6. Marque os checkbox conforme as permissões do colaborador:
    • Participa do processo de acerto: permite gerar pendências de acerto de ponto.
    • Ajusta ponto: autoriza o colaborador a editar marcações, incluir atestados, reapurar e inserir históricos. Disponível apenas se o campo anterior estiver marcado.
    • Aprova próprio ponto: permite que o colaborador aprove ou reprove seu espelho de ponto. Disponível apenas se os dois campos anteriores estiverem marcados.
  7. Clique em Salvar para concluir o lançamento do histórico.

Histórico de escala

O histórico de escala registra as alterações na escala de trabalho dos colaboradores. Ele permite acompanhar mudanças no regime de trabalho ao longo do tempo, garantindo que o sistema utilize a escala correta para cada período.

Como cadastrar um histórico de escala

  1. Selecione a opção Histórico de escala
  2. O campo Colaborador será preenchido automaticamente com o colaborador que estiver posicionado na tela.
  3. Preencha os campos obrigatórios, como Data inicial e Escala, além dos demais campos conforme necessário.
  4. Clique em Salvar para concluir o lançamento do histórico.

Histórico de afastamento

O histórico de afastamento permite registrar períodos em que o colaborador esteve ausente de suas atividades, como licenças, atestados médicos ou outros tipos de afastamentos. Esse controle contribui para o correto cálculo de jornada, remuneração e demais obrigações legais.

Como cadastrar um histórico de afastamento

  1. Selecione a opção Histórico de Afastamento.
  2. O campo Colaborador será preenchido automaticamente com o colaborador que estiver posicionado na tela.
  3. Se o afastamento abranger dias inteiros, habilite a opção Jornada prevista completa. Isso desabilita os campos de hora inicial e Hora final.
  4. Preencha a Data inicial e os campos de Hora inicial e Hora final, se aplicável.
    • Os campos Data final e Hora final são opcionais. Se o afastamento não tiver um término definido, você pode deixar esses campos em branco.
    • Se você habilitou a opção Jornada prevista completa, os campos Hora inicial e Hora final ficarão desabilitados.
  5. Selecione a Situação relacionada ao afastamento.
    • Situação precisa estar previamente cadastrada para que fique disponível para seleção.
    • Se você estiver cadastrando um afastamento com situação de auxílio-doença ou de acidente de trabalho, a tela irá apresentar o painel Informações complementares, com campos adicionais.
  6. Se o painel de informações complementares for exibido, preencha os códigos CID (Classificação Internacional de Doenças) e a quantidade de dias justificados. Esse painel é apresentado somente se você estiver cadastrando um afastamento com situação de auxílio-doença ou de acidente de trabalho.
    • Os códigos CID têm origem no cadastro de CID do Senior Shared.
    • Os dias justificados indicam a quantidade de dias que o colaborador esteve afastado por motivos justificáveis e que devem ser abonados por isso, conforme os motivos previstos pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT).
  7. Opcionalmente, preencha o campo Observação com informações adicionais sobre o afastamento.
  8. Na guia Documentos, através do botão Anexar arquivos é possível inserir um documento para o afastamento (exceto para o cadastro coletivo).

Importante

Para que seja possível anexar documentos nos históricos de afastamento, o usuário deve ter um papel com a permissão Gestor de Documentos (res://senior.com.br/platform/ecm_ged/manager) associado. Caso não tenha, entre em contato com administrador do tenant.

Os anexos também estarão disponíveis no GED, disponível Senior X> GED > Documentos.  Fique de olho na documentação Free Tier, para verificar a quantidade disponível de armazenamento gratuito do GED.

  1. Clique em Salvar para concluir o lançamento do histórico.

Este artigo ajudou você?