Configurações gerais — Moods - Pesquisa contínua de clima
Para as configurações gerais do Moods — que podem ser realizadas a qualquer momento— acesse o menu:
- Moods - Pesquisa de clima > Configurações da pesquisa
Importante
- Para escolher o Analista da pesquisa, acesse Moods - Pesquisa de clima > Empresas e colaboradores > Gerenciar colaboradores;
- O Moods só pode ser usado se o cadastro da empresa possua uma matriz ou matriz e filial. Caso apenas a filial esteja cadastrada, o Moods não funcionará.
Configurações da pesquisa
Essa é a configuração que habilitará o Moods na empresa, permitindo o envio dos pulsos e notificações para os colaboradores.
Ao habilitar o envio dos pulsos de pesquisas após uma interrupção (exemplo: férias coletivas de fim de ano), cada configuração apresenta um funcionamento específico de reabilitação, a depender do tipo de envio configurado:
- Tipo Mensal e Trimestral
- Em uma data específica: ao reabilitar o pulso, o mesmo tentará ser enviado a partir da data especificada.
- Em um dia específico de cada mês: ao reabilitar o pulso, a próxima tentativa de envio será feita no próximo dia da semana que foi configurado (por exemplo, se o pulso foi configurado para ser enviado na primeira quarta-feira do mês, o pulso será enviado na quarta-feira subsequente ao reabilitar a pesquisa, por conta do hiato nos pulsos).
Importante
A pesquisa deve ser reabilitada apenas no mês em que a interrupção se acaba. Caso contrário, independentemente da data configurada, o sistema identificará que a pesquisa não foi enviada no mês vigente e tentará enviar o pulso no momento da reabilitação.
- Tipo Semanal e Quinzenal
- Em um dia específico da semana: ao reabilitar o pulso, a próxima tentativa de envio será feita no próximo dia da semana configurado (por exemplo, se configurado para segunda-feira, ele será enviado apenas na segunda-feira subsequente e, após isso, quinzenal ou semanalmente).
Essa configuração define a quantidade de perguntas que o sistema trará para o pulso gerado, de acordo com o banco de perguntas criado no cadastro de questionário.
A escolha das perguntas é aleatória, mas o sistema priorizará aquelas que ainda não foram feitas ou que foram escolhidas com menor frequência.
Se ativada, a configuração permite que o Gestor visualize o engajamento da equipe — ou seja, o número de pulsos enviados e quantos liderados responderam; através do Cards do Moods - Analytics da equipe.
Quando ativada, essa configuração permite que o Gestor visualize os comentários dos pulsos e quantos liderados comentaram; através do Cards do Moods - Analytics da equipe.
Essa opção define se a sincronização automática do Painel de Gestão será realizada. No entanto, caso deseje fazer o desacoplamento, um chamado de suporte deverá ser realizado.
Essa configuração permite o envio de pulsos para os colaboradores terceirizados da empresa. Por padrão, a configuração sempre virá desabilitada.
Ao habilitá-la, os colaboradores internos e os terceirizados receberão os mesmos pulsos, contendo as mesmas perguntas.
Essa configuração permite configurar em qual momento a pergunta do Net Promoter Score (NPS) sera inserida na pesquisa.
É possível definí-la como Última (padrão) ou Primeira.
Canal padrão e intervalo da pesquisa
Existem quatro opções para envio do pulso:
- e-mail;
- SMS;
- Plataforma Senior X
- Waapi.
É possível escolher qualquer uma dessas opções, um par, ou todas; e a opção (ou combinação) escolhida será considerada o padrão do sistema. Caso deseje alterar esse padrão, é recomendável fazê-lo após a data do envio do pulso corrente.
Observação
- Para utilizar o Waapi como canal de envio de pesquisa, é necessário que o Moods esteja acoplado com o Painel de Gestão;
- Ao habilitar/desabilitar um canal padrão para envio da pesquisa, um prompt será aberto para a confirmação de habilitação/desabilitação do pulso para todos os colaboradores. Caso a resposta seja Sim, o pulso será habilitado/desabilitado para envio pelo canal escolhido para todos os colaboradores da empresa ao salvar as configurações. Caso seja Não, o pulso apenas será habilitado/desabilitado para o canal escolhido após salvar, sem alterar a configuração dos colaboradores.
Essa configuração determina a frequência que a pesquisa de clima deverá ser enviada aos colaboradores da empresa:
- Semanal;
- Quinzenal;
- Mensal;
- Trimestral.
Ao selecionar uma das opções, configurações adicionais aparecerão para a escolha do dia ou data de envio.
Atenção
Caso existam colaboradores transferidos, é imprescindível observar a configuração do envio do pulso e data de transferência do colaborador.
Analise o exemplo abaixo:
- Intervalo da pesquisa mensal é enviado sempre no dia 30, e o pulso de maio é encaminhado para todos os colaboradores no dia 30/05.
- Colaborador com data de transferência para o dia 15/06 - sendo que até o dia 14/06 pertencia a liderança A, e a partir do dia 15/06 passará a fazer parte da liderança B:
- Comportamento 1: Colaborador recebeu o pulso no dia 30/05 e, respondendo a pesquisa até o dia 14/06, o valor será computado para a liderança A;
- Comportamento 2: Colaborador recebeu o pulso no dia 30/05 e, respondendo a pesquisa a partir do dia 15/06, o valor será computado para a liderança B.
Lembrete da pesquisa e texto para os respondentes
Essa configuração opcional, se ativada, enviará um lembrete aos colaboradores que ainda não responderam o pulso vigente do Moods.
É possível mandar um lembrete por pulso, em uma data que antecede o término da pesquisa; e os colaboradores receberão o aviso da pendência pelo mesmo canal padrão para envio do pulso.
Existem duas opções para escolher a periodicidade do envio do lembrete:
- Por fração de período: o período é dividido por frações, possibilitando o envio do lembrete faltando 1/4 (25%), 2/4 (50%) ou 3/4 (75%) do período para o encerramento da pesquisa;
- Por quantidade de dias/semanas: é necessário escolher a quantidade de dias ou semanas que antecedem o término da pesquisa. Por exemplo: 5 dias antes do término da prazo do pulso corrente.
Sempre que o intervalo do envio do Moods for alterado, a data do lembrete será impactada.
Nesse campo é possível editar e personalizar as mensagens que serão enviadas aos colaboradores respondentes da pesquisa.
- Email: Sem limites de caracteres. Além disso, é possível alterar o template da mensagem a ser enviada aos respondentes utilizando HTML;
- SMS: Máximo de 140 caracteres, sendo 82 para a mensagem e 58 para o link. Caso o link ultrapasse o total de 58 caracteres, o total de caracteres para a mensagem do respondente será reduzido;
- Mensagem via Plataforma Senior X: Máximo de 160 caracteres;
- Waapi: Máximo de 160 caracteres.
Observação
Se nenhuma mensagem for configurada, mensagens padrão serão geradas para cada forma de envio (E-mail, SMS, Mensagem via Plataforma Senior X e Waapi) ao salvar as configurações do pulso.