Integrações do Waapi
A integração do Waapi com outros produtos da Senior ampliam o potencial do aplicativo. Os colaboradores ganham acesso a funcionalidades adicionais além das que já são padrão do Waapi.
Ao fazer ações cotidianas com o dispositivo móvel, os colaboradores ganham mais autonomia e descentralizam a gestão da área de Recursos Humanos da empresa.
Esta documentação apresenta as integrações existentes no Waapi, os pré-requisitos das integrações e as funcionalidades disponíveis.
Conteúdo desta página:
Visão geral das integrações do Waapi
Você pode ampliar as funcionalidades do Waapi ao habilitar a integração com outros produtos da Senior.
As soluções da Senior que integram com o Waapi atualmente são:
- Marcação de Ponto| HCM
- Moods
- Painel de Gestão
- Social
Cada produto envia e recebe dados de processos específicos, permitindo que esses dados sejam acessados pelo colaborador tanto no aplicativo Waapi quanto na XPlatform.
Com essas integrações, o uso do aplicativo é impulsionado, oferecendo mais funcionalidades para o colaborador no seu dispositivo móvel.
Integração com Marcação de Ponto| HCM
A integração do Waapi com o Marcação de Ponto permite que colaboradores usem o Waapi para controlarem sua jornada de trabalho.
Colaboradores poderão registrar o ponto de entrada e saída do trabalho, enquanto aproveitam as demais funcionalidades que o Waapi oferece.
Pré-requisitos
- A empresa precisa ter adquirido e implantado a solução Marcação de Ponto.
- O usuário precisa ter alguns recursos de permissão liberados para o seu papel na XPlatform.
Funcionalidades do Marcação de Ponto disponíveis no Waapi
- Marcação e consulta de ponto individual, com o dispositivo do próprio colaborador
- Marcação do ponto por reconhecimento facial
- Comprovante da marcação do ponto para armazenar ou compartilhar
Configurações
O usuário associado ao colaborador precisa ter alguns recursos de permissão liberados na tela de Gestão de Papéis da XPlatform. Os recursos necessários são compartilhados com o Marcação de Ponto, ou seja, servem para liberar o acesso às funcionalidades simultaneamente no Marcação de Ponto e no Waapi.
É preciso liberar os seguintes recursos, pela tela de Gestão de papéis da plataforma senior X:
Permissões necessárias para a função de Ponto - marcação do ponto individual | |
---|---|
Permissões necessárias da XPlatform | Liberar para estes papéis |
Colaborador
(res://senior.com.br/hcm/pontomobile/employee) |
Colaborador |
Marcação de Ponto
(res://senior.com.br/hcm/pontomobile/clockingEvent) |
Colaborador |
Se a função de marcação de ponto estiver disponível, é possível fazer algumas configurações adicionais das marcações. Essas configurações são feitas na Marcação de Ponto | HCM e incluem: liberação do dispositivo onde o ponto será marcado, marcação com foto ou sem, fuso horário das marcações, entre outras.
Para saber quais configurações podem ser feitas, acesse a seguinte documentação:
- Documentação geral do aplicativo Marcação de Ponto | HCM
- Marcação de ponto com reconhecimento facial
- Marcação de ponto com foto
- Administrar o Marcação de Ponto | HCM na senior X Platform
Para ter acesso às telas de Acerto de ponto, Jornada de hoje e Acertos da minha equipe é necessário possuir o módulo Gestão do Ponto ou Solução de Ponto Senior. Acesse a documentação Gestão de ponto via APP para mais informações.
Integração com Moods
O Moods é a solução de pesquisa de clima organizacional que permite acompanhar o clima da empresa de forma contínua.
A pesquisa é feita por meio de pulsos enviados periodicamente aos colaboradores. Em cada pulso, os colaboradores respondem um questionário sobre o clima geral no ambiente de trabalho.
Com a integração do Waapi, os colaboradores da empresa têm mais uma opção para responder os pulsos do Moods, podendo fazê-lo diretamente no dispositivo móvel. A praticidade de usar um smartphone pode ajudar a aumentar o engajamento com a pesquisa, pois é mais fácil e rápido de responder, inclusive quando o colaborador estiver longe da estação de trabalho.
Pré-requisitos
- A empresa precisa ter adquirido e implantado o Moods (solução da Senior de pesquisa de clima organizacional).
Funcionalidades do Moods disponíveis no Waapi
- Responder pulsos do Moods usando o aplicativo
- Receber notificações via push quando houver um pulso novo para responder
Configurações
Faça as configurações do Moods e cadastre os questionários via XPlatform. Isso determina o funcionamento dos pulsos, como a periodicidade, o número de perguntas e a mensagem que aparecerá para os colaboradores quando houver uma nova pesquisa disponível para responder.
Quando há uma nova pesquisa disponível, os colaboradores recebem uma notificação via XPlatform. A mensagem dessa notificação é a mesma que aparecerá na notificação via push recebida pelos colaboradores no Waapi. Para receberem a notificação via push, os colaboradores precisam ter as notificações do Moods habilitadas nas configurações do Waapi.
Integração com Painel de Gestão
O Waapi é uma extensão do Painel de Gestão para dispositivos móveis. Por isso, muitas das funcionalidades do app dependem da integração com o Painel de Gestão para serem utilizadas.
Com essa integração, colaboradores podem fazer várias operações que fariam no Painel de Gestão, mas sem precisar acessar um computador. O Waapi é a verdadeira experiência móvel do Painel de Gestão, garantindo praticidade e autonomia para os colaboradores.
Pré-requisitos
- A empresa precisa ter adquirido e implantado o Painel de Gestão.
Funcionalidades do Painel de Gestão disponíveis no Waapi
- Acesso rápido (hyperlinks corporativos)
- Aniversariantes (idade e tempo de empresa)
- Atualização cadastral
- Busca de pessoas
- Dados financeiros (holerite e Informe de Rendimentos)
- Feedbacks
- Férias
- Perfil individual e perfil público
Nota
O Waapi conta também com a funcionalidade de Diário de Humor. Essa funcionalidade é exclusiva do app, mas depende da contratação do Painel de Gestão para ser habilitada. Apesar dessa dependência, os dados do Diário de Humor não são originados da integração com o Painel de Gestão.
Configurações
O usuário associado ao colaborador precisa ter alguns recursos de permissão liberados na tela de Gestão de Papéis da XPlatform. Os recursos necessários são compartilhados com o Painel de Gestão, ou seja, servem para liberar o acesso às funcionalidades simultaneamente no Painel de Gestão e no Waapi.
- Lista de recursos de permissão que precisam ser liberados: confira na documentação de requisitos técnicos do Waapi.
O Painel de Gestão tem algumas configurações que influenciam diretamente no comportamento das funcionalidades integradas ao Waapi.
Essas configurações ficam na tela de Configurações Gerais do Painel de Gestão, em: XPlatform > Painel de Gestão > Configurações e gerenciamento.
- Itens que precisam ser configurados no Painel de Gestão: confira na documentação de requisitos técnicos do Waapi.
Integração com Social
O Social é a solução de rede social corporativa da Senior. A integração do Social com o Waapi promove uma comunicação interna eficiente ao permitir que colaboradores acompanhem a timeline (linha do tempo) da empresa e façam suas próprias publicações usando um dispositivo móvel.
Pré-requisitos
- A empresa precisa ter adquirido e implantado o Social (solução de rede social corporativa da Senior).
Funcionalidades do Social disponíveis no Waapi
- Acessar a timeline (linha do tempo) do Social, onde estão todas as publicações da empresa e de colegas
- Fazer suas próprias publicações
- Publicar com múltiplos perfis
- Publicar na sua própria timeline ou em grupos dos quais você faz parte
- Agendar publicações
- Restringir comentários nas suas próprias publicações
- Interagir com as publicações por meio de curtidas e comentários
- Compartilhar publicação com outras pessoas
Configurações
O usuário associado ao colaborador precisa ter alguns recursos de permissão liberados na tela de Gestão de Papéis da XPlatform. Os recursos necessários são compartilhados com o Social da XPlatform, ou seja, servem para liberar o acesso às funcionalidades simultaneamente no Social e no Waapi.
O Social permite associar permissões para três níveis de acesso:
- Usuários (permissões básicas)
- Moderadores (permissão relacionada aos espaços/grupos)
- Administradores (permissão total)
Para usar o Social integrado ao Waapi, é preciso liberar os recursos de permissão correspondentes a cada um desses níveis de acesso na XPlatform.
Confira a documentação completa de permissões no checklist de implantação do Social.