Avaliação do contrato de experiência — Painel de Gestão

Além de ser um contrato de trabalho temporário entre uma empresa e um colaborador, um contrato de experiência oferece a ambos a oportunidade de analisar se desejam continuar a relação trabalhista.

Se a empresa está satisfeita com o desempenho do colaborador, pode optar por efetivá-lo: transformando o contrato temporário em prazo indeterminado. Por outro lado, se considerar que o colaborador não atende às suas expectativas, pode decidir por encerrar o contrato ao final do período de experiência.

O Painel de Gestão, que já conta com Insights para notificar vencimentos contratuais, aprimora suas funções ao apresentar a Avaliação do contrato de experiência — um modelo com perguntas para auxiliar gestores nesse momento decisivo — que, ao ser respondido, fica disponível para consulta do RH: que poderá seguir com os procedimentos administrativos necessários.

Ativação

Para ter acesso a todas as telas e funções da avaliação do contrato de experiência, é necessário habilitá-la. Para isso, um usuário administrador deve configurar os papéis de RH e Gestor, acessando:

E, no domínio hcm / employeecontractevaluation, habilite os recursos informados na documentação Papéis e permissões - Painel de Gestão, no item Avaliação do contrato de experiência.

Avaliados e notificações

O processo de avaliação do contrato de experiência envolve colaboradores integrados do HCM XT.

No módulo Administração de Pessoal, na ficha complementar do colaborador, estão disponíveis os campos para especificar a duração do contrato — incluindo seu prazo e eventuais prorrogações. Com base nessa informação e no que for definido na tela de configurações da avaliação do contrato de experiência, será definido o momento do envio das notificações de avaliação pendente.

Essas notificações fazem parte de um processo interno e automático de agendamentos do Painel de Gestão. Por padrão, enquanto a avaliação não for realizada, a notificação será reenviada a cada dois dias — e não é possível alterar essa configuração.

Importante

Formulários de avaliação

Antes de configurar a funcionalidade, é necessário criar o formulário de avaliação. Para isso, acesse:

O Painel de Gestão disponibiliza um modelo padrão, no entanto, é possível criar um formulário personalizado:

Conforme demonstrado na imagem acima, é possível criar tipos de questões diferentes (seleção única, seleção múltipla e texto). Ressaltamos, porém, que a pergunta de parecer final sempre constará nas avaliações, não sendo possível removê-la ou editá-la, para identificar se o colaborador passou na experiência.

Além disso, o processo de configuração de formulários disponibiliza a opção de utilizar o campo Copiar formulário existente, facilitando a criação de um novo questionário com base em qualquer um dos questionários já desenvolvidos, e permitindo editá-lo com as alterações desejadas.

Configuração

Para definir os parâmetros da avaliação do contrato de experiência, acesse:

Nessa tela, os campos abaixo estarão disponíveis:

Caso uma avaliação atinja o prazo limite sem ser respondida pelo avaliador, ela será automaticamente considerada expirada e terá seu status alterado para Não avaliado. Dessa forma, não será mais possível realizar nenhuma ação sobre essa avaliação.

Atenção

Acompanhamento

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