Avaliação do contrato de experiência — Painel de Gestão
Além de ser um contrato de trabalho temporário entre uma empresa e um colaborador, um contrato de experiência oferece a ambos a oportunidade de analisar se desejam continuar a relação trabalhista.
Se a empresa está satisfeita com o desempenho do colaborador, pode optar por efetivá-lo: transformando o contrato temporário em prazo indeterminado. Por outro lado, se considerar que o colaborador não atende às suas expectativas, pode decidir por encerrar o contrato ao final do período de experiência.
O Painel de Gestão, que já conta com Insights para notificar vencimentos contratuais, aprimora suas funções ao apresentar a Avaliação do contrato de experiência — um modelo com perguntas para auxiliar gestores nesse momento decisivo — que, ao ser respondido, fica disponível para consulta do RH: que poderá seguir com os procedimentos administrativos necessários.
Ativação
Para ter acesso a todas as telas e funções da avaliação do contrato de experiência, é necessário habilitá-la. Para isso, um usuário administrador deve configurar os papéis de RH e Gestor, acessando:
- Tecnologia > Administração > Autorização > Gestão dos Papéis
E, no domínio hcm / employeecontractevaluation, habilite os recursos informados na documentação Papéis e permissões - Painel de Gestão, no item Avaliação do contrato de experiência.
Avaliados e notificações
O processo de avaliação do contrato de experiência envolve colaboradores integrados do HCM XT.
No módulo Administração de Pessoal, na ficha complementar do colaborador, estão disponíveis os campos para especificar a duração do contrato — incluindo seu prazo e eventuais prorrogações. Com base nessa informação e no que for definido na tela de configurações da avaliação do contrato de experiência, será definido o momento do envio das notificações de avaliação pendente.
Essas notificações fazem parte de um processo interno e automático de agendamentos do Painel de Gestão. Por padrão, enquanto a avaliação não for realizada, a notificação será reenviada a cada dois dias — e não é possível alterar essa configuração.
Importante
- As avaliações serão geradas apenas para colaboradores que se enquadrem nos seguintes tipos de contrato:
- 1 - Empregado;
- 10 - Professor;
- 12 - Trabalhador Doméstico.
Formulários de avaliação
Antes de configurar a funcionalidade, é necessário criar o formulário de avaliação. Para isso, acesse:
- Painel de Gestão > Configurações e gerenciamento > Configurar avaliação do contrato de experiência > Cadastrar formulário
O Painel de Gestão disponibiliza um modelo padrão, no entanto, é possível criar um formulário personalizado:
Conforme demonstrado na imagem acima, é possível criar tipos de questões diferentes (seleção única, seleção múltipla e texto). Ressaltamos, porém, que a pergunta de parecer final sempre constará nas avaliações, não sendo possível removê-la ou editá-la, para identificar se o colaborador passou na experiência.
Além disso, o processo de configuração de formulários disponibiliza a opção de utilizar o campo Copiar formulário existente, facilitando a criação de um novo questionário com base em qualquer um dos questionários já desenvolvidos, e permitindo editá-lo com as alterações desejadas.
Configuração
Para definir os parâmetros da avaliação do contrato de experiência, acesse:
- Painel de Gestão > Configurações e gerenciamento > Configurar avaliação do contrato de experiência > Avaliação do contrato de experiência
Nessa tela, os campos abaixo estarão disponíveis:
- Avaliações do contrato de experiência: Ao habilitar este campo, o Painel de Gestão automaticamente enviará (via notificação na XPlatform e e-mail) as avaliações para o Gestor ao qual o colaborador em experiência está subordinado, de acordo com os momentos definidos nos campos a seguir;
Importante
Se o posto desse Gestor estiver vago (ou seja, pendente de contratação), a avaliação do contrato de experiência será gerada sem avaliador — sendo, portanto, enviada para todos os usuários analistas de RH, que delegarão o responsável por avaliar o colaborador.
- Momento da geração da avaliação: Esse campo deve ser preenchido com a quantidade de dias de antecedência ao final do contrato de experiência em que a avaliação será gerada;
- Momento de expiração da avaliação: Já nesse campo, é necessário preencher a quantidade de dias antes do final do contrato de experiência em que o Gestor não mais poderá respondê-la;
Exemplo
Considere:
- um contrato de experiência que se encerra no dia 05 de março de 2025;
- os campos preenchidos conforme a imagem de exemplo acima — ou seja: 15 dias para o momento da geração e 3 dias para o momento da expiração da avaliação.
Logo, de acordo com os parâmetros descritos acima:
- no dia 19 de fevereiro de 2025 (momento da geração), a avaliação será gerada e enviada para o avaliador responder;
- no dia 02 de março de 2025 (momento de expiração), a avaliação ficará indisponível para o avaliador e retornará o resultado para o RH, permitindo que os trâmites de contratação ou desligamento sejam realizados pelo setor nos três dias anteriores ao encerramento do contrato de experiência.
Caso uma avaliação atinja o prazo limite sem ser respondida pelo avaliador, ela será automaticamente considerada expirada e terá seu status alterado para Não avaliado. Dessa forma, não será mais possível realizar nenhuma ação sobre essa avaliação.
- Contratos avaliados: Campo para definir quais contratos de experiência gerarão avaliações automáticas para os gestores, podendo ser:
- Primeiro contrato ou contrato único: a avaliação será gerada quando a configuração Duração Contrato estiver preenchida na Ficha Complementar do colaborador;
- Segundo contrato: a avaliação será gerada quando as configurações Duração Contrato e Extensão estiverem preenchidas na Ficha Complementar do colaborador;
- Todos os contratos: a avaliação de experiência será gerada na data do primeiro contrato e, posteriormente, na data do segundo contrato (extensão).
- Formulário da avaliação do contrato de experiência: Campo para escolher o modelo de avaliação a ser utilizado, de acordo com os que foram criados na tela de cadastro de formulário (ou com o modelo padrão disponível).
Atenção
- Diversos modelos de formulário podem ser criados, porém, o selecionado para uso será aplicado em todas as avaliações enviadas. Portanto, não é possível configurar formulários diferentes para abrangências diferentes;
- Uma vez que o formulário é criado, não é possível editá-lo ou excluí-lo;
- O efeito de um novo formulário selecionado nas configurações estará restrito a avaliações geradas após essa data; consequentemente, avaliações pendentes serão concluídas utilizando o formulário anterior;
- Não é possível gerar avaliações retroativas para contratos cuja data de geração de avaliação já tenha passado. Todos os dias, a data de geração das avaliações dos contratos elegíveis é calculada com base na configuração da rotina. Os contratos cuja data de geração de avaliação refletem o dia em questão tem sua avaliação gerada. Por exemplo, se o cálculo da data de geração da avaliação dos contratos foi disparado no dia 14/08, serão geradas avaliações apenas para os contratos cuja a (data de vencimento - dias configurados na rotina) sejam iguais a 14/08.
Acompanhamento
Importante
- Em caso de reprovação no momento da conclusão da avaliação, o colaborador não é desligado automaticamente. O intuito da funcionalidade de avaliação do contrato de experiência é facilitar a comunicação entre gestor e RH e suas rotinas, e não encerrar contratos — isso, se necessário, deve ser feito pelo RH;
- Na tela de acompanhamento das avaliações do contrato de experiência, a coluna Status da avaliação pode apresentar uma das quatro situações: aprovado, reprovado, pendente e não avaliado. Atenção para a diferença entre:
- Pendente: A avaliação ainda não foi realizada pelo avaliador;
- Não avaliado: A avaliação não foi concluída no prazo estabelecido, impossibilitando qualquer ação relacionada a ela.